Nome popular: Lobeira
Espécie: Solanum lycocarpum
Família: Solanaceae
Bioma(s) de ocorrência: Cerrado, Mata Atlântica
Grau de ameaça: Pouco preocupante (LC)
![Detalhe das folhas verde-escuro da lobeira.](https://www.inhotim.org.br/wp-content/uploads/2022/12/capa_lobeira_v1.jpg.webp)
A anatomia das folhas dessa espécie mostra estruturas tipicamente xeromórficas, que auxiliam o estabelecimento em seu ambiente natural, o Cerrado.
![Lobeira em um dos jardins do Inhotim. As folhas são finas, verde-claro, e alongadas.](https://www.inhotim.org.br/wp-content/uploads/2022/12/lobeira_1-1.jpg.webp)
Possui flores de coloração azul, lilás ou azul-violácea, em formato de estrela, e apresentam a parte central amarelada, muito vistosa.
![Flor da lobeira: suas pétalas são violeta e têm formato de estrela. O miolo interior é amarelo, tem formato de caule e estende-se para fora das pétalas.](https://www.inhotim.org.br/wp-content/uploads/2022/12/lobeira_2-1.jpg.webp)
Os frutos dessa espécie fazem parte da alimentação do lobo-guará. Podem também ser utilizados na fabricação de doces e geleias que compõem a alimentação humana.
![Fruto da lobeira. Tem casca lisa, com tons de verde, e lembra uma melancia.](https://www.inhotim.org.br/wp-content/uploads/2022/12/lobeira_3-1.jpg.webp)