Seja

Amigo

Linda do Rosário

Linda do Rosário (2004) traz em sua superfície a referência de azulejos comuns, com quadrados de cerâmica branca, recorrentes em ambientes relacionados com assepsia, como banheiros e cozinhas. Vísceras, também pintadas, saem do que seria o interior dessa parede arruinada – uma característica da série Charques, produzida desde os anos 2000. Nestas esculturas, a arquitetura … Continued

Equilíbrio Amarrado; Embrionário

As duas obras têm como ponto central elementos fundamentais para a produção da artista: peso e equilíbrio. Embrionário (2003), ao lado, é a primeira escultura de Elisa Bracher a manter a forma bruta do tronco. A articulação entre as peças, que somam 13 toneladas, se dá por uma dinâmica de apoio e de tensão entre suas … Continued

Gui Tuo Bei

Localizada ao final da alameda que conduz à sede da antiga fazenda que hoje abriga o Instituto Inhotim, a escultura Gui Tuo Bei (2001) parte da tradição da cultura chinesa. A obra faz referência aos monumentos monolíticos carregados por uma tartaruga que são comuns em lugares sagrados e espaços públicos. O texto gravado na escultura … Continued

Escultura para todos os materiais não transparentes

Escultura para todos os materiais não transparentes (1985) se desdobra em uma série de mesmo título que consiste em pares de esferas incompletas em diferentes tamanhos e materiais. Esse sólido, considerado perfeito em sua forma, chama a atenção para os vazios entre as suas partes e para a relação entre a luz natural e os … Continued

Deleite

Uma das primeiras obras da coleção a ser instalada nos jardins do Instituto Inhotim foi Deleite (1999), que reúne objetos e materiais recorrentes no vocabulário de Tunga ao longo de quatro décadas de produção.  De ferro e couro, a obra tem como elemento central uma estrutura simples: um grande tripé articulando hastes em forma de … Continued

The Mahogany Pavilion (Mobile Architecture nº1)

Exibida pela primeira vez na 26ª Bienal de São Paulo (2004), esta obra revela um importante elemento na obra de Simon Starling: o barco. Aqui, essa peça em mogno é posicionada de cabeça para baixo e suspensa pelo próprio mastro. Instalada em meio ao jardim tropical, ao lado de uma espécie de mogno, a obra … Continued

sem título

A escultura criada por Robert Irwin está localizada no ponto mais alto da área de visitação do Instituto Inhotim. O artista baseou-se em uma linguagem arquitetônica presente em construções feitas a partir de moldes pré-fabricados de concreto. As paredes inclinadas formam uma estrutura octogonal que abriga, no topo de cada parede, vidros triangulares amarelos e … Continued

Pinocchio Block Head

Na escultura vemos Pinóquio – boneco de madeira criado em 1883, pelo escritor italiano Carlo Collodi (1826–1890) e popularizado nos anos 1940 por Walt Disney – sentado sobre livros. Originalmente simpático e carismático, o personagem aqui é apresentado de maneira grotesca, com sua cabeça substituída por um imenso cubo. Apesar dessa imagem corresponder à tradução … Continued

sem título

Sem título (2001) é um dos exemplares mais relevantes do fim da trajetória de Amilcar de Castro. Ainda nos anos 1950, o escultor desenvolveu uma técnica regida por operações sem emendas, apenas de corte e dobra em chapas únicas de metal. Aqui, a utilização do aço corten como matéria-prima, que oxida com a ação do … Continued

Abre a porta; Rodoviária de Brumadinho

As obras de John Ahearn & Rigoberto Torres retratam os costumes e as tradições de comunidades próximas ao Instituto Inhotim. Tanto Abre a porta (2006) quanto Rodoviária de Brumadinho (2005) são resultado de um longo processo de imersão da dupla no cotidiano de Brumadinho. No mural ao lado, vemos a representação de um cortejo religioso … Continued

Como chegar

Mapa

Hoje

Busca