Primeiro Ato: Abdias Nascimento, Tunga e o Museu de Arte Negra (2021)
Pela primeira vez, o Inhotim recebe um museu dentro de si com a mostra Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra, Um projeto em curadoria com o IPEAFRO (MAN), constituída por 4 Atos ao longo de 2021-2022.


Em uma curadoria conjunta com o IPEAFRO – Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros, o Instituto Inhotim sedia um museu dentro do museu, com a mostra Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra. Uma exposição de quatro atos, que ocupam, a cada seis meses, a Galeria Mata, primeira galeria do Inhotim.
Em Primeiro Ato: Abdias Nascimento, Tunga e o Museu de Arte Negra, um recorte da coleção com pinturas, desenhos, fotografias e instalações, que revelam o diálogo entre o acervo do MAN-IPEAFRO, o legado de Abdias Nascimento e de Tunga—um dos artistas mais emblemáticos da coleção e da história do Inhotim –, que cresceu convivendo com Abdias, amigo de sua família e inspiração para seu trabalho. Uma relação de longa data, afeto e conexão artística que dão o tom da exposição.

Abdias foi poeta, escritor, dramaturgo, curador, artista plástico, professor universitário, pan-africanista, parlamentar e fundador do Teatro Experimental do Negro, projeto que idealizou o Museu de Arte Negra
A exposição faz parte do programa Território Específico, eixo de pesquisa que norteia a programação do Inhotim no biênio 2021 e 2022.