Jardim Botânico
Pesquisa e conservação
No Viveiro Educador, sede do Jardim Botânico, pesquisas científicas e o cultivo de espécies contribuem para a construção do conhecimento, a sensibilização ambiental e a popularização da ciência. Nele, está o Laboratório de Botânica, um espaço dedicado à conservação da biodiversidade e que trabalha para que espécies vegetais raras e de difícil cultivo possam ser propagadas.
Banco de sementes
Esse é um espaço dedicado ao armazenamento de sementes em câmaras frias por longos períodos. É um material útil para a manutenção dos jardins do Instituto Inhotim e para ações de restauração ecológica, reintrodução na natureza, projetos públicos de arborização e pesquisas científicas. São mais de 500 mil sementes armazenadas de 74 espécies, a maioria nativa da Mata Atlântica e do Cerrado, disponíveis para troca ou doação para outros jardins botânicos, instituições e pesquisadores.
Conheça mais detalhes no nosso Index Seminum
Cultivo in vitro
O cultivo in vitro é uma ferramenta valiosa para a propagação de espécies ameaçadas e de difícil cultivo. Atualmente, mudas de Cattleya walkeriana Gardner, orquídea nativa do Cerrado e ameaçada de extinção, são produzidas dessa forma no Laboratório de Botânica.
Pesquisa Científica
O Jardim Botânico realiza pesquisas sobre as espécies nativas e ameaçadas da flora brasileira e estuda plantas típicas da região de Brumadinho, buscando desenvolver protocolos de cultivo e planejar ações de conservação a médio e longo prazo. Atualmente, os estudos se concentram em espécies como a Melanoxylon brauna, popularmente conhecida como braúna, espécies do gênero Syagrus, e em orquídeas do gênero Cattleya.
Conheça aqui nossas publicações
Fundo Clima
Em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, o projeto “Criação de Protótipo para Sequestro de Carbono para Recuperação de Área Degradada e Desenvolvimento Comunitário” foi realizado em Brumadinho, de 2012 a 2017, com a participação da comunidade do Córrego do Feijão. O projeto resultou em diversas pesquisas e na aquisição de um expressivo acervo de publicações especializadas nas temáticas de recuperação de áreas degradadas e sequestro de carbono, disponível para pesquisa.