Jardim Botânico
Paisagismo e Gestão de Coleções
Os jardins do Instituto Inhotim são únicos. Com grupos de alto valor paisagístico e grande representatividade filogenética, são cerca de 4.300 espécies de plantas vasculares, parte delas organizadas em nove Jardins Temáticos para exposição ao público. Toda essa diversidade faz do Jardim Botânico Inhotim (JBI) uma excelente plataforma para estudos científicos, educação ambiental e ações de conservação in situ e ex situ – dentro e fora do seu ambiente natural – que favorece a replicação de muitas espécies, algumas delas já sob risco de extinção em seu habitat.
- Grupos botânicos mais representativos:
- Palmeiras
- Aráceas
- Árvores
- Bromélias
- Orquídeas
Explore o acervo nas exposições virtuais.
No Inhotim, as plantas são consideradas também como acervo museológico, que demanda processos curatoriais de documentação, monitoramento, pesquisa e propagação. Esse é o campo de atuação da Curadoria Botânica, que trabalha de forma constante para monitorar, ampliar, divulgar e criar novas formas de experimentação dessas coleções.
Desde 2019, Inhotim conta com sua própria Política de Coleções Botânicas, que orienta processos de organização, registro, vias de aquisição e de biossegurança em relação às plantas no Instituto.
Acervo botânico: patrimônio do mundo
As coleções botânicas do Inhotim, tanto de plantas vivas quanto de sementes, estão inseridas no PlantSearch, ferramenta do BGCI (Botanic Gardens Conservation International). O PlantSearch é uma plataforma global de acesso e compartilhamento de informação sobre coleções vivas mantidas em jardins botânicos e instituições similares. Nessa base de dados, há cerca de 1.000 espécies das coleções do Instituto Inhotim inseridas e disponíveis para consulta pública.