Educação
Resultado da convocatória para a Residência Editorial Descentralizando o Acesso
Anunciamos a seleção de 10 professores(as) para participação na Residência Editorial Descentralizando o Acesso.
A seleção se deu com base no envio de projetos pedagógicos elaborados a partir dos encontros de formação realizados nas edições 2023 e 2024 do projeto. Na ocasião, convidados(as) pautaram temas como educação antirracista e “O que é criar?”. Os projetos selecionados foram escolhidos a partir de critérios como originalidade e relação com o território-escola e com os temas das imersões.
Agradecemos a todos(as) que se candidataram e parabenizamos os(as) professores(as) escolhidos(as):
Adelaide da Silva Carvalho, Escola Municipal Vila Ideal, (Ibirité, MG)
Adriano Breguncci Pontello, Escola Estadual Professora Elza Cardoso Rangel, (Ibirité, MG)
Andreza Mara da Fonseca, EMEI Belmonte e Escola Municipal Professora Consuelita Cândida (Belo Horizonte, MG)
Cibelle Crísley de Fátima Magalhães, Escola Municipal Machado de Assis, (Contagem, MG)
Flaviana Lopes Cruz Maia, Escola Infantil Elza Rodrigues da Silva, (Ibirité, MG)
Hamilton Gonçalves Barbosa, Escola Municipal do Bairro Duval de Barros, (Ibirité, MG)
Josiene Gomes do Santos, Escola Municipal Senador José Alencar (Contagem, MG)
Kelslane dos Santos Lopes, Escola Estadual Professora Elza Cardoso Rangel (Sarzedo, MG)
Monica Ribeiro da Silva Soares, Escola Estadual Doutor José do Patrocínio da Silva Pontes (Belo Horizonte, MG)
Sabrina Evangelista de Castro, Escola Municipal Machado de Assis, (Sarzedo, MG)
Sobre a Residência Editorial
A Residência Editorial Descentralizando o Acesso tem como objetivo proporcionar um ciclo de formações e oficinas de escrita que coloca professores(as) no centro da reflexão, prática e produção de conhecimento sobre educação contemporânea.
Durante a residência, os(as) participantes terão a oportunidade de participar de cinco encontros de formação presencial no Inhotim, que abordarão projetos editoriais de forma ampla, explorando modos de fazer, exemplos inspiradores e diferentes materialidades e formatos.
A partir destes encontros, o grupo trabalhará no projeto editorial que dá visibilidade aos repertórios, contextos e pesquisas de cada professor(a)-autor(a).
Próximos Passos
Os(as) selecionados(as) serão contatados(as) diretamente para os próximos passos da residência, que incluem as imersões com convidados(as) e o desenvolvimento coletivo do projeto editorial a partir do cronograma* de encontros:
14 de setembro de 2024, das 10h às 16h
Tema: O que pode ser uma publicação?
com Clarice Lacerda (MG)
21 de setembro de 2024, das 10h às 16h
Oficina de escrita criativa 1
com Renato Negrão (MG)
28 de setembro de 2024, das 10h às 16h
Tema: Publicações educativas
com Valquíria Prates (SP)
19 de outubro de 2024, das 10h às 16h
Oficina de escrita criativa 2
com Renato Negrão
26 de outubro de 2024, das 10h às 16h
Tema: Formatos e materialidades
com Francisca Caporali (MG), Gabriel Figueiredo (MG), Daniel Toledo (MG) e Natália Nichols (RJ)
*Posteriormente e de forma acordada com o coletivo de professores(as), poderão ser agendados encontros virtuais individuais e/ou coletivos com a equipe editorial para acompanhamento da produção da publicação.
Para mais informações, por favor, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail descentralizandoacesso@inhotim.org.br
O Descentralizando o Acesso tem a Vale como Mantenedora Master, o Patrocínio Ouro do Supernosso por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e o Patrocínio Bronze do Fundo Museu Escola.