Escola de Música
Orquestra Inhotim: Chamada Pública para Audições 2024/1
O Instituto Inhotim comunica que entre os dias 17 a 31 de janeiro de 2024 estarão abertas as inscrições para a seleção de instrumentistas, a compor o quadro de bolsistas da Orquestra Inhotim.
A Orquestra Inhotim é apresentada pela Vale e pelo Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
RESULTADO DA CHAMADA PÚBLICA PARA AUDIÇÕES 2024
Perfil dos Candidatos
Para o ingresso na Orquestra Inhotim serão aceitos músicos de notório potencial artístico com idade entre 15 e 30 anos (completos até o ato da inscrição) e residentes no Estado de Minas Gerais.
Vagas
Serão oferecidas 12 (doze) vagas para os naipe de Violinos, 05 (cinco) vagas para o de Violas, 05 (cinco) vagas para de Violoncelos, 01 (uma) vaga para o de Contrabaixos, 01 (uma) vaga para Regente Assistente, e 01 (uma) vaga para Arquivista.
Bolsa
O candidato selecionado para a Orquestra Inhotim receberá bolsa de estudo no valor de R$ 1.200,00 (hum mil e duzentos reais) mensais por dez meses contínuos, como incentivo à sua formação profissional e dedicação à programação da orquestra.
Para os candidatos aprovados, o mês de fevereiro de 2024 contará como o de início das atividades.
Como as bolsas se destinam ao fomento de atividades acadêmicas e não se configuram como remuneração por prestação de serviços, os pagamentos são isentos de Imposto de Renda.
A participação na Orquestra Inhotim será renovada em processos de audição anuais, limitadas ao período máximo de três renovações.
Realização
Ensaios, aulas e workshops serão realizados de forma presencial em Belo Horizonte e/ou Brumadinho, alguns deles em feriados e finais de semana. A agenda de atividades da temporada 2024 é pública e está disponível para consulta junto ao Termo de Compromisso.
As apresentações da temporada 2024 acontecem em Belo Horizonte, Brumadinho e outras cidades da federação. Ao realizar sua inscrição, o candidato atesta sua disponibilidade para participação das atividades nos locais e dias determinados.
Inscrições
As inscrições deverão ser realizadas até as 23h59 do dia 31 de janeiro de 2024 exclusivamente por meio de formulário digital disponibilizado aqui.
Seleção
- > Músicos instrumentistas
A seleção dos músicos instrumentistas ocorrerá em duas fases.
Na primeira fase, de caráter eliminatório, haverá a análise de currículo e de vídeo. Os candidatos selecionados nesta fase serão comunicados via e-mail com informação sobre o local de realização para comparecimento à segunda fase, presencial.
O vídeo deve ser disponibilizado por meio de um link, que deverá incluir somente e obrigatoriamente duas obras de livre escolha somando cerca de 10 minutos de duração; um excerto selecionado do repertório listado no link de Excertos e repertório de cada instrumento, além de um depoimento de cerca de três minutos, onde o candidato se apresente comentando seus interesses gerais e expresse o que espera de sua participação na Orquestra Inhotim.
O vídeo poderá conter edição entre as peças, excertos e depoimentos, mas não serão aceitas edições durante as execuções. O link com a gravação do vídeo deverá ser nomeado com a ordem “nome do candidato/instrumento”.
Serão aceitos apenas vídeos postados na plataforma YouTube e marcados com o status de visibilidade “não listado” ou “público”.
A segunda fase, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá em prova prática presencial, em Belo Horizonte ou Brumadinho, à escolha do candidato, entre os dias 19 e 23 de fevereiro.
Nessa fase, o candidato deverá preparar dois excertos (excluindo aquele já apresentado em vídeo), uma obra de câmara obrigatória, uma obra de livre escolha de até cinco minutos (diferente daquela apresentada em vídeo). Ao término das apresentações o candidato poderá ser convidado para uma entrevista.
Nesta fase, estimulamos os candidatos a privilegiarem, entre as obras de livre escolha, peças do século XX e XXI. Obras autorais, inéditas e improvisações também são permitidas.
A apresentação presencial dos excertos será realizada sob a proteção de um biombo, a fim de garantir a anonimidade do candidato. Os excertos orquestrais de cada instrumento exigidos na presente Chamda Pública se encontram disponíveis para download aqui.
- > Regente assistente
A seleção do regente assistente ocorrerá em duas fases.
Na primeira fase, de caráter eliminatório, haverá a análise de currículo e de um vídeo disponibilizado pelo(a) candidato(a) no ato da inscrição. Os candidatos selecionados nesta fase serão comunicados via e-mail com informação sobre o local de realização para comparecimento à fase presencial.
O vídeo deve ser disponibilizado por meio de um link, que deverá incluir somente e obrigatoriamente uma apresentação pública de até 15 (quinze) minutos, como regente de um grupo orquestra; além de um depoimento de cerca de 3 (três) minutos, onde se apresente e comente seus interesses gerais, e a justificativa para participar da Orquestra Inhotim.
Serão aceitos apenas vídeos postados na plataforma YouTube e marcados com o status de visibilidade “não listado” ou “público”, e em que o regente apareça por todo o período da filmagem.
A segunda fase, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá em prova prática presencial, em Belo Horizonte, entre os dias 19 e 23 de fevereiro. Nessa fase, o candidato terá 15 (quinze) minutos para ensaiar uma obra de câmara, seguida de uma entrevista. A grade da obra de câmara se encontra disponível para download aqui.
- > Arquivista
A seleção do arquivista aprendiz ocorrerá em duas fases.
Na primeira fase, de caráter eliminatório, haverá a análise de currículo onde serão avaliados perfil e experiência prévia em música, projetos culturais e projetos associados à música clássica. Os candidatos selecionados nesta fase serão comunicados via e-mail com informação sobre o local de realização da segunda fase. A segunda fase, de caráter classificatório, consistirá em uma entrevista, em Brumadinho, entre os dias 19 e 23 de fevereiro
Excepcionalmente para a vaga de arquivista serão considerados preferenciais candidatos residentes em Brumadinho, de 18 a 30 anos, com comprovados conhecimentos musicais.
Banca Examinadora
A banca será constituída por uma Comissão de Seleção incluindo a Curadoria Musical do Instituto Inhotim e profissionais convidados. A decisão será soberana e irrecorrível.
Resultado
A lista dos aprovados na 1a fase será publicada no dia 06 de fevereiro de 2024 e estará disponível nesta mesma página. A lista com aprovação final referente à 2a fase será publicada no mesmo local no dia 26 de fevereiro de 2024.
A lista dos aprovados na 2a fase será publicada no mesmo local no dia 26 de fevereiro de 2024.
É possível que o candidato obtenha uma “aprovação sob condições”, que exigirá a participação de nova audição ao longo do semestre, em data a ser oportunamente agendada, para certificar sua permanência no corpo de bolsistas.
Considerações Finais
O Instituto Inhotim torna público que até 05 (cinco) vagas ficam reservadas para alunos de música residentes em Brumadinho, sendo este um critério de desempate em relação à candidatos de outras cidades. O critério não exime o candidato de Brumadinho à aprovação nas audições.
O candidato classificado no processo seletivo de que trata esta Chamada Pública será contatado por meio dos dados informados no formulário de inscrição e se comprometerá a frequentar regularmente os ensaios, executar as atividades programadas pela Orquestra e autorizar o uso/registro da sua imagem durante as atividades artísticas, tal como previsto no Termo de Compromisso dos bolsista
Ao longo do período de bolsas, o bolsista se compromete a seguir todas as condições determinadas no Termo de Compromisso dos bolsistas , também disponível para download, para que possa manter suas condições de membro participante da Orquestra.
Menores de 18 anos deverão ser assistidos por seus representantes legais, inclusive em relação à assinatura dos documentos para ingresso na Orquestra Inhotim.
O Instituto Inhotim observará o disposto na Lei 13.709/18 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e os dados pessoais coletados serão tratados com base no art. 7º, incisos II e V e art. 14 da referida Lei. Os dados coletados (nome, CPF, RG, e-mail, telefone, endereço, nível de escolaridade e área de formação) serão utilizados para o cumprimento de obrigações legais pelo Instituto, bem como para execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a contrato do qual seja parte o titular, incluindo as finalidades de gerenciamento de processo seletivo, envio de comunicações por quaisquer meios, como e-mail, telefone, aplicativo de mensagens como WhatsApp, prestação de contas, realizar avaliações estatísticas, cumprir ordem legal, judicial, administrativa ou exercer direitos em juízo, responder a perguntas e solicitações do titular, avaliar eventuais problemas e apurar condutas que violem o presente documento, além de guarda para utilização em processos seletivos futuros, no interesse do Titular dos dados, sempre respeitando a sua liberdade e privacidade.
O Instituto Inhotim é reconhecido como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Governo de Minas Gerais e constitui-se uma entidade privada, sem fins lucrativos. A presente Chamada Pública não configura licitação e nem concurso público.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail orquestra@inhotim.org.br
Exceções e casos omissos serão analisados pela Comissão de Seleção do Instituto Inhotim.
Belo Horizonte, 12 de janeiro de 2024.
Curadoria Musical Instituto Inhotim
Leandro Oliveira
Diretoria de Educação Instituto Inhotim
Gleyce Heitor