Brumadinho
Brumadinho é o município que acolhe o Inhotim. Localizado no Vale do Paraopeba, a 60 km de Belo Horizonte, entre as brumas que cobrem as montanhas – e que dão nome à cidade – estão belezas naturais e uma história intimamente ligada à mineração. Desde sua inauguração, em 2006, o Inhotim faz parte de Brumadinho, e a cidade faz parte do Inhotim, que vê no turismo uma oportunidade de geração de renda e de empregos indiretos, cultivando diversas vivências que possibilitam um mergulho pela história da região.
Para conhecer projetos de turismo rural e de base comunitária que integram o programa de fomento do turismo sustentável em Brumadinho, visite o site do Céu de Montanhas, iniciativa que reúne 37 empreendimentos, comunidades e associações que oferecem experiências ligadas à gastronomia, design têxtil, artesanato, cerâmica e música em diálogo com a diversidade de Brumadinho.
O Instituto vem se estabelecendo como agente de geração de empregos, desenvolvimento social, conservação ambiental e incentivo turístico e cultural na região, sobretudo, após o rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em 2019. Cerca de 80% dos colaboradores do Inhotim são moradores do município e, muitos deles, têm no Instituto a oportunidade de primeiro emprego e espaço para perspectivas de futuro.
As ações artísticas e educativas promovidas pelo Inhotim têm no relacionamento com a comunidade um dos focos de atuação, seja na promoção do acesso junto aos moradores da cidade, na atuação junto aos professores e alunos das escolas da região ou na interação com projetos sociais e iniciativas locais. Conheça alguns dos projetos realizados.