Segundo Ato: Dramas para negros e prólogo para brancos
Durante dois anos, a Galeria Mata recebe um museu dentro de si, com a exposição Abdias Nascimento e Museu de Arte Negra (MAN). O projeto, que teve início em dezembro de 2021, com a abertura da exposição Primeiro Ato: Abdias Nascimento, Tunga e o Museu de Arte Negra, agora se desenvolve para o Segundo Ato: Dramas para negros e prólogo para brancos.
Desta vez, sob o signo de Oxóssi, guardião das matas e Orixá do trono do conhecimento, a exposição abarca a trajetória do Teatro Experimental do Negro (TEN) e a concepção inicial da coleção do MAN de 1941 até 1968, ano em que Abdias iniciou seu exílio nos Estados Unidos e na Nigéria.
A mostra traz pinturas de Abdias e trabalhos de artistas como Anna Bella Geiger, Heitor dos Prazeres, Iara Rosa, José Heitor da Silva, Sebastião Januário, Octávio Araújo e Yêdamaria, que integram a coleção do MAN e do IPEAFRO, que assina a curadoria com o Inhotim.
A exposição faz parte do programa Território Específico, eixo de pesquisa que norteia a programação do Inhotim no biênio 2021 e 2022.
Exposição
Segundo Ato: Dramas para negros e prólogo para brancos
28/05/2022
Segundo Ato: Dramas para negros e prólogo para brancos
Mostra Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra
Até 22 de fevereiro de 2023