Pipilotti Rist, “Homo sapiens sapiens”
A partir do dia 19 de outubro, a artista suíça Pipilotti Rist, uma das principais referências do vídeo no mundo, ocupa a Galeria Fonte com a exposição imersiva Homo sapiens sapiens.
Reconhecida por suas instalações com vídeos e filmes que transformam espaços expositivos em experiências sensoriais e poéticas, a artista oferece ao público uma nova perspectiva sobre a interseção entre gêneros, o corpo humano, a natureza e o cosmos.
Homo sapiens sapiens (2005), filmada nos jardins do Inhotim, foi originalmente apresentada na Bienal de Veneza de 2005 e é exibida agora no museu, adaptada para as características únicas da Galeria Fonte. Nesta montagem, as imagens do vídeo tomam o teto da galeria. As pessoas visitantes podem se acomodar em camas, pufes e tapetes para assistir e participar da obra.
Nos trabalhos de Rist, para além das imagens e dos ambientes, a música é um elemento essencial. Em Homo sapiens sapiens, a trilha musical é assinada por Pipilotti Rist e Anders Guggisberg.

Com curadoria de Douglas de Freitas e Lucas Menezes, a montagem da obra proporciona uma experiência que questiona e celebra a conexão entre o indivíduo e o universo, refletindo sobre temas como fantasia, sonho, humor e desejo.
Homo sapiens sapiens conta com a Vale como Mantenedora Master, com o Patrocínio Ouro do Supernosso, o Patrocínio Prata da C6Bank e o Apoio da Pro Helvetia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Exposição
Pipilotti Rist, “Homo sapiens sapiens”
