Yano-a
2005
Video installation, back-projection suspended screen, video projector, overhead projector, transparency film, color filter, micro-fan, aquarium and water


Yano-a (2005) foi desenvolvida a partir da fotografia, “Wakata-ú, Tiy” (1974) em preto e branco, de autoria de Claudia Andujar, que registra o incêndio de uma shabono (casa comunitária) Yanomami, na região do rio Catrimani. Com a proposta de voltar ao instante em que essa imagem foi captada, a dupla Gisela Motta e Leandro Lima recriou o movimento do fogo de maneira analógica. O efeito é provocado a partir de um maquinário que projeta essa fotografia por meio de um filtro vermelho, sobre ele há um recipiente com água conectado a uma ventoinha, responsável por dar movimento ao trabalho.
Em outra composição, um projetor adiciona, sobre a shabono, uma animação das labaredas extraídas de todos os fotogramas realizados por Andujar durante a queima. Na cosmogonia Yanonami, o fogo simboliza renovação, tempo de mudança. Assim, a destruição da shabono não é apenas física, mas também, transcendental.
