Seja

Amigo

Elevazione

Em Elevazione (2001), Giuseppe Penone reafirma seu interesse pela natureza, não só na utilização de elementos orgânicos e perecíveis, mas especialmente pela incorporação da passagem do tempo como material de trabalho. Aqui, uma castanheira centenária encontrada caída nos jardins do Palácio de Versalhes (França), foi moldada e depois fundida em bronze. Ela está suspensa a … Continued

Desert Park

Ao contrário de muitas obras do Instituto Inhotim, que se integram à paisagem, Desert Park (2010) foi idealizada para ser, intencionalmente, um elemento destoante. Ela reúne uma pequena coleção de diferentes tipologias de abrigos de ônibus, feitos de concreto e em tamanho real, pré-fabricados localmente. A artista se apropria de uma referência importante do mobiliário … Continued

Beehive Bunker

Instalada em um dos pontos mais altos do Instituto Inhotim, Beehive Bunker (2006) simula uma estrutura bélica de proteção, espécie de posto de vigilância, que só pode ser ocupada por uma pessoa. A utilização deste tipo de fortim solitário, estrutura militar que se popularizou com a Segunda Guerra Mundial (1939 -1945), reflete a preocupação de … Continued

Beam Drop Inhotim

Beam Drop Inhotim (2008) é a recriação de uma obra realizada em 1984, no Art Park, um parque de esculturas no Estado de Nova York, nos Estados Unidos da América, destruída 3 anos depois. Na versão realizada para o Instituto Inhotim, ao longo de 12 horas, 71 vigas coletadas em ferros-velhos próximos de Belo Horizonte … Continued

Yayoi Kusama

No início da sua formação artística, Yayoi Kusama estudou pintura Nihonga (uma técnica tradicional japonesa), em Kyoto. Insatisfeita com as limitações tanto técnicas quanto sociais em que estava inserida, mudou-se para os Estados Unidos da América, na década de 1950. A influência do Expressionismo Abstrato, Surrealismo, Minimalismo, Pop Art e movimentos Zero e Nul é … Continued

Robert Irwin

Robert Irwin iniciou sua carreira como pintor abstrato, expondo pela primeira vez na Felix Landau Gallery, em Los Angeles (1957). Foi nesse período que passou a questionar os limites do campo tradicional da arte. Desde os anos 1960, Irwin explora a relação da percepção na arte, por meio de ambientes imersivos em instalações e intervenções, … Continued

Como chegar

Mapa

Hoje

Busca