Seja

Amigo

[DES25 DIG] PremioANE Fotos Site PAGINA Guiga Guimaraes

Convocatória Prêmio Arte e Natureza nas Escolas 

Escolas são lugares repletos de desafios, que convidam professoras e professores a inventar soluções. Recorrendo a saberes das mais diversas áreas e trabalhando a partir de estratégias inovadoras, docentes são autores e autoras de processos de pesquisa que respondem, frequentemente, a questões que se colocam em contextos desafiadores, mas repletos de possibilidades.  

Com o objetivo de reconhecer boas práticas na relação entre educação, arte e natureza e produzir conhecimentos a partir da relação entre o museu e a escola, o Prêmio Arte e Natureza nas Escolas recebe inscrições entre os dias 1º e 30 de abril de 2025

É uma premiação para quatro ideias ainda não realizadas, e que possam lançar mão dos conhecimentos e acervos educacional, artístico e botânico do Inhotim, desenvolvidas por professores e professoras que se atentam para as relações entre a escola e seu território, os saberes tradicionais e o diálogo entre arte e natureza. Os quatro projetos selecionados serão mentorados por especialistas do campo da educação em encontros de acompanhamento e receberão o valor de R$8.000,00. Serão premiadas até 3 escolas públicas e 1 escola particular. 

1. O que é o Prêmio Arte e Natureza nas Escolas? 

É um prêmio organizado pelo Instituto Inhotim com o objetivo de reconhecer e estimular a criação e o desenvolvimento de projetos inéditos com autoria de professores e professoras das escolas públicas (municipal, estadual e federal) e privadas, localizadas em municípios que ficam a até 120 km de Brumadinho.  

Os principais objetivos do prêmio são: 

  • Inspirar professores e professoras a investigar em suas práticas pedagógicas as múltiplas relações entre arte e natureza, utilizando o território escolar e o museu como espaço de aprendizagem; 
  • Incentivar a criação de projetos que abordem questões socioambientais relevantes, como a importância do território para os povos originários e quilombolas, a valorização dos saberes tradicionais, o diálogo com a arte contemporânea e a fabulação de modos de vida em conexão e inter-relação com o planeta; 
  • Fortalecer o papel de professores e professoras como agentes transformadores na promoção da inclusão, da diversidade e da justiça social por meio de práticas educativas; 
  • Ampliar o diálogo entre escolas, comunidades e o Instituto Inhotim, criando uma rede que fomenta a troca de experiências e a construção coletiva de metodologias em educação. 

2. Quem pode se inscrever? 

  • Escolas e institutos de ensino municipais, estaduais ou federais, e escolas privadas mineiras, com distância de até 120 km do Instituto Inhotim; 
  • Os projetos podem ser destinados a qualquer segmento de ensino: infantil, fundamental, médio, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnico;  
  • Professores e professoras e/ou coletivos que envolvem docentes e demais agentes da comunidade escolar. 

Atenção: cada escola poderá submeter apenas um projeto. 

3. Como serão realizadas as inscrições? 

3.1. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas on-line, mediante o preenchimento do formulário de inscrição e envio do projeto por meio deste link. 

3.2. Quando o preenchimento do formulário for concluído, você receberá um e-mail de confirmação da primeira etapa de seleção, que deverá ser respondido com o material de apresentação de seu projeto. 

Atenção! Ao receber este e-mail, não altere o assunto ou envie seu material para outro e-mail. Sua inscrição será totalmente concluída e apta a participar da seleção somente após o envio do material e de sua inscrição. 

4. Quais são os temas que inspiram o Prêmio Arte e Natureza em 2025?  

Cada eixo tem os parâmetros de avaliação detalhados abaixo:  

4.1. Terra comum: como podemos olhar para o planeta de forma coletiva? 

– Projetos que promovem a reflexão sobre a importância da Terra como patrimônio comum dos diferentes seres que nela habitam, incentivando a criação de práticas de cuidado e respeito à natureza;  

–   Iniciativas que abordam desafios ambientais como as mudanças climáticas, a diminuição da biodiversidade e a crise hídrica, buscando soluções criativas e colaborativas para a construção de um futuro sustentável; 

–   Ações que estimulam a participação da comunidade escolar na defesa da natureza, fortalecendo o protagonismo de crianças e jovens. 

4.2. Saberes tradicionais: o que mestres e mestras têm a ensinar para as escolas? 

– Projetos que valorizam os saberes tradicionais de mestras e mestres, estabelecendo pontes entre as gerações e fortalecendo a identidade cultural da comunidade escolar;  

–   Iniciativas que promovem o diálogo entre os conhecimentos tradicionais e as diferentes áreas do conhecimento, como a ciência, a arte e a tecnologia, explorando a riqueza da diversidade cultural brasileira; 

– Ações que estimulam o reconhecimento e a valorização dos saberes tradicionais como patrimônio cultural, contribuindo para a preservação da memória e da identidade do país. 

4.3. Arte e Natureza: como podemos aprender com a relação entre arte e natureza? 

–  Projetos que abordam a relação entre arte e natureza como tema para invenção e criação, utilizando diferentes linguagens artísticas como a música, a dança, o teatro, as artes visuais e a literatura;  

– Iniciativas que constroem experiências a partir da observação e investigação da natureza por meio de metodologias que incentivem sua compreensão a partir de uma convivência entre diferentes formas de vida; 

– Ações que articulam a arte e a natureza como ferramentas para a educação ambiental, despertando a consciência crítica e o engajamento dos estudantes na construção de um futuro mais sustentável. 

4.4. Território: como as escolas aprendem ao valorizar ações com o território em que estão inseridas? 

– Projetos que valorizam o território como lugar de construção de conhecimentos, explorando as potencialidades da escola e da comunidade para o desenvolvimento de atividades educativas em colaboração; 

– Iniciativas que promovem a integração da escola com o território, estabelecendo parcerias com outras instituições e lideranças locais, como associações de moradores, centros culturais, universidades e órgãos públicos; 

– Ações que contribuem para a construção de uma escola mais viva e conectada com a realidade local, fortalecendo o sentimento de pertencimento e a participação da comunidade na gestão escolar. 

5. Como apresentar meu projeto? 

Envie-nos um material de apresentação de seu projeto respondendo ao e-mail de confirmação do preenchimento do formulário. Descreva seu projeto apresentando as questões que inspiraram sua criação. Apresente sua pesquisa, referências e como você percebe a aderência de seu projeto ao contexto de sua escola. Conte sobre como você entende que este projeto impacta nos processos de integração entre alunos e conteúdo do currículo escolar, mas não se restrinja a isso. Faça a sua inscrição imaginando a importância da autoria e da inovação sempre em relação aos eixos temáticos apresentados no item 4 desta convocatória. 

Para que sua inscrição seja válida, você precisa nos enviar dois materiais:  

5.1. Documentos de identificação do professor ou professora propositora.  comprovantes de seu vínculo com a instituição escolar e comprovantes de endereço da escola na qual o projeto será realizado. 
 

5.2. Material de apresentação do projeto: material em PDF que precisa ter, no máximo, 10 páginas e deve incluir os seguintes itens: 

  • Título do projeto, nome(s) do(s) proponentes, nome da escola, cidade. 
  • Resumo: Apresentação concisa do projeto, com, no máximo, 200 palavras. 
  • Justificativa: Explica a relevância do projeto, sua relação com os desafios da educação e sua importância para a comunidade escolar. 
  • Objetivos: Descreve os objetivos do projeto de forma clara e específica. 
  • Público-alvo: Indica as faixas-etárias dos estudantes e demais pessoas que serão beneficiadas pelo projeto. 
  • Metodologia: Detalha as atividades que serão desenvolvidas, os recursos que serão utilizados e a forma de avaliação do projeto. Ou seja: como poderemos, a longo prazo, olhar para o projeto já executado e compreender as transformações que ele realizou no contexto da escola?Descreva também os resultados que se espera alcançar tanto em termos de aprendizagem dos alunos quanto de impacto na comunidade escolar. 
  • Divisão do recurso: como o valor do prêmio será utilizado na produção do projeto? Além das despesas previstas, esperamos que parte da verba seja destinada para o comissionamento do autor ou autora da proposta. 
  • Cronograma: Apresenta um cronograma das atividades, com as datas de início e término de cada etapa, considerando o período entre agosto e novembro de 2025. 
  • Referências: Adicione no mesmo arquivo em PDF referências que inspiram a construção e o desenvolvimento do projeto. Você pode incluir links, imagens e todo tipo de mídia cujo acesso esteja autorizado. 
  • Considerações finais: Apresente outras informações relevantes sobre o projeto, como parcerias com outras instituições, recursos adicionais necessários etc. 

6. Como será o processo de seleção? 

Os projetos inscritos serão acompanhados por uma comissão de seleção composta por três especialistas do campo da educação, escolhidos pelo Instituto Inhotim.  

A equipe de educação do Instituto Inhotim se reserva o direito de não dar devolutivas personalizadas para os projetos inscritos não selecionados em todas as etapas de seleção. 

7. Como os projetos serão avaliados? 

Os projetos serão avaliados com base nos seguintes critérios: 

  • Originalidade e Inovação: Capacidade de apresentar soluções criativas e inovadoras para os desafios propostos. 
  • Relevância: Importância do tema abordado e sua conexão com os desafios contemporâneos. 
  • Impacto: Potencial de transformação na comunidade escolar. 
  • Viabilidade: Viabilidade de execução do projeto, considerando os recursos e cronograma de execução em 2025. 
  • Clareza e Coerência: Qualidade da apresentação do projeto, incluindo objetivos, metodologia, resultados esperados e cronograma. 
  • Alinhamento com as questões centrais do prêmio: Enquadramento do projeto em uma ou mais questões centrais propostas pelo prêmio. 

8. O que são os Encontros de Acompanhamento? 

São encontros em que a equipe do Instituto Inhotim vai até as escolas selecionadas. Um espaço de troca de conhecimentos e experiências entre os participantes e a equipe de educação e demais áreas do museu. Serão dois encontros por escola, realizados entre os meses de agosto e novembro de 2025. Ocasionalmente, estes encontros podem mobilizar profissionais de diversas áreas de Inhotim como consultoras de seu projeto: jardim botânico, comunicação, operações, manutenção.  

É importante ressaltar que o calendário de encontros de acompanhamento será construído diretamente com as escolas premiadas.  

9. Quais são as ações de premiação? 

  • Premiação: Apoio Financeiro de R$ 8.000,00 para cada proposta selecionada. O valor será repassado diretamente, por meio de depósito, para o professor ou professora propositora, que ficará responsável pela gestão do recurso a partir da planilha orçamentária informada no momento de inscrição; 
  • Professores amigos do Inhotim: entrada gratuita ao Inhotim para professoras e professores durante o ano de 2025; 
  • Acesso: dois ônibus gratuitos para cada escola premiada para visitas ao Inhotim, como parte da pesquisa prevista no plano de trabalho do projeto; 
  • Publicação “Prêmio Arte e Natureza nas Escolas”: publicação da experiência em projeto editorial que reúne as iniciativas premiadas e demais relatos sobre os impactos dos projetos. 

10. Sobre o uso de imagem e direitos autorais 

10.1. A fim de evitar problemas com direitos autorais, as pessoas premiadas e finalistas devem garantir o uso adequado de expressões, textos, trechos de texto e outras reproduções de obras, creditando os autores das citações. O descumprimento pode resultar em responsabilidade civil e criminal por infrações de propriedade intelectual e uso indevido de imagens. 

10.2. Ao submeterem seus projetos, os professores e professoras premiadas confirmam a autoria dos projetos e concordam com o uso, publicação e reprodução dos projetos em qualquer meio, como edição, divulgação em cartazes, filmes, spots, jingles, mídias e peças promocionais (TV, rádio, jornal, internet etc.), sempre respeitando os direitos morais dos autores. 

11. Cronograma: 

Inscrições: 01 a 30 de abril; 

Período de seleção: 05 a 30 de maio; 

Divulgação dos projetos selecionados: 13 de junho; 

Encontro de abertura: 2 de agosto; 

Encontros de acompanhamento dos projetos: entre agosto e novembro (datas a definir a partir dos calendários das escolas selecionadas); 

Encontro de conclusão do projeto: 6 de dezembro. 

12. Li a convocatória, mas ainda tenho dúvidas. Quem devo procurar? 

Envie um e-mail para educativo@inhotim.org.br com o assunto “Dúvidas Convocatória Prêmio Arte e Natureza”, ou entre em contato pelos telefones (31) 3571-9735 e (31) 99935-8943 (também WhatsApp). 

O Prêmio Arte e Natureza nas Escolas tem a Vale como Mantenedora Master e conta com o Patrocínio Prata do C6 Bank por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura

Como chegar

Mapa

Hoje

Busca