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Convocatória Experiência Brumadinho 2025
1. Qual é o objetivo desta convocatória?
O credenciamento de até 60 artesãos, artistas, associações, coletivos, produtores(as) de Brumadinho no segmento alimentício artesanal e outras entidades representativas no segmento artístico local para participação do projeto Experiência Brumadinho. Os indivíduos e grupos selecionados estarão aptos a comercializar seus produtos no Instituto Inhotim, desde que sigam os princípios e diretrizes que constam nessa convocatória. As inscrições ocorrerão de forma virtual entre os dias 17 de março e 4 de abril de 2025.
2. O que é o Experiência Brumadinho?
Uma feira voltada para valorização das culturas, tradições e gastronomia local. O projeto Experiência Brumadinho reunirá produtores(as), artistas e lideranças culturais, em um espaço destinado à venda, divulgação de produtos, trocas de saberes e formação, criando diálogos entre a rede de produtos locais e o público do Inhotim. Os(as) produtores(as) locais poderão se inscrever em duas categorias: Experiência Artística e Mercado Brumadinho.
3. Quando vão acontecer as edições do Experiência Brumadinho?
O Experiência Brumadinho terá seis edições, que acontecerão nas seguintes datas:
- 1ª Edição – 26/04/2025
- 2ª Edição – 25/05/2025
- 3ª Edição – 12/07/2025
- 4ª Edição – 13/07/2025
- 5° Edição – 25/10/2025
- 6ª Edição – 07/12/2025
4. Quem fará a seleção?
A seleção será realizada por uma Comissão de Seleção composta por:
- Um(a) representante da Loja de Design do Instituto Inhotim;
- Um(a) representante do ramo de Alimentos e Bebidas externo ao Inhotim;
- Um(a) representante de Brumadinho;
- Um(a) representante da Diretoria de Educação do Instituto Inhotim.
5. Quem pode se inscrever no Experiência Brumadinho?
5.1. Produtores(as) maiores de 18 anos e residentes em Brumadinho.
5.2. Para a categoria Experiência Artística poderão se inscrever: artesãos individuais e/ou mestres artesãos, microempreendedores(as) individuais, entidades representativas (associação, cooperativa ou grupo produtivo).
5.3 Para a categoria Mercado Brumadinho poderão se inscrever: produtores(as) locais do ramo de alimentos e bebidas artesanais de origem:
Vegetal: alimentos e bebidas que utilizam predominantemente matérias-primas vegetais no processo de fabricação e que apresentam as características descritas no Parágrafo único da Lei n. 14.963/2024.
Animal: alimentos e bebidas que utilizam matérias-primas de origem animal no processo de fabricação, conforme características descritas no Art. 4°, incisos I, II, III do Decreto n. 11.099/2022.
5.4. Todos os produtos e alimentos a serem comercializados na feira deverão ser produzidos, processados e comercializados exclusivamente pelas(os) participantes selecionadas(os) nesta convocatória.
6. Como funciona a inscrição no Experiência Brumadinho?
Os(as) produtores(as) interessados(as) devem preencher um formulário de inscrições para em seguida receberem um e-mail de confirmação que deverá ser respondido com os documentos de identificação e material que comprova a atuação no território e que apresentam os produtos a serem expostos, conforme constam nos itens 7 e 8 desta convocatória.
Se sua modalidade de inscrição é Pessoa Física, preencha o formulário neste link.
Se sua modalidade de inscrição é Pessoa Jurídica, preencha o formulário neste link.
7. Quais documentos de identificação preciso para me inscrever?
7.1. Se você é Pessoa Física, precisa apresentar obrigatoriamente os seguintes documentos:
– Documento oficial com foto;
– Comprovante de endereço em Brumadinho/MG com no mínimo um ano;
– Alvará de funcionamento (para inscrição no Mercado Brumadinho);
– Manual de Boas Práticas de Fabricação (para inscrição no Mercado Brumadinho).
7.2. Se você é Pessoa Jurídica, precisa apresentar obrigatoriamente os seguintes documentos:
– Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ, emitida no site da Secretaria da Receita Federal do Brasil;
– Atos constitutivos, qual seja o contrato social, nos casos de pessoas jurídicas com fins lucrativos, ou estatuto, nos casos de organizações da sociedade civil;
– Comprovante de endereço de Brumadinho/MG com no mínimo 1 ano de residência;
– Alvará de funcionamento (para inscrição no Mercado Brumadinho);
– Manual de Boas Práticas de Fabricação (para inscrição no Mercado Brumadinho).
8. Reuni os documentos de identificação. E agora? Como mostrar os produtos que quero vender no Experiência Brumadinho?
A comissão de seleção precisa receber, do(a) candidato(a), documentos que comprovem a sua atuação como produtor(a) em Brumadinho. Você poderá apresentar clipping, fotografias, certificados, peças gráficas, materiais em jornais e demais veículos de comunicação impressos ou virtuais. Caso prefira, pode enviar um vídeo em que você se apresenta e mostra os produtos que quer expor.
Serão recebidos materiais de até 10 (dez) páginas. Em caso de vídeo, no máximo 5 (cinco) minutos. Tenha em mente que este material precisa nos dar uma visão de como é seu trabalho e de como ele se conecta com a produção cultural de Brumadinho.
9. Serão desclassificadas as inscrições:
9.1. De produtores(as) que não residam em Brumadinho (MG) ou que não sejam maiores de 18 anos;
9.2. Que não apresentem os documentos de identificação, conforme item 6 desta convocatória;
9.3. Que não apresentem os materiais que comprovem a atuação como produtor(a) de Brumadinho, ou que apresentem documentações fora do formato exigido no item 7 desta convocatória.
9.4. De produtos ou alimentos a serem comercializados na feira que não sejam produzidos, processados e comercializados exclusivamente pelas(os) participantes selecionadas(os) nessa convocatória.
10. Que critérios a comissão de seleção vai observar para escolher os(as) produtores(as) selecionados(as)?
10.1. Será considerada a entrega dos documentos descritos no item 6 desta convocatória.
10.2. Além dos documentos serão observados os seguintes critérios:
– Histórico de atuação artística/cultural em Brumadinho;
– Utilização de material reciclável e/ou aproveitamento de resíduos que valorizam o modo de vida sustentável;
– Referência à cultura popular (inspiração nos elementos da cultural local, com utilização de técnicas e materiais).
– Linguagem própria e criatividade e autenticidade dos produtos;
10.3. Serão considerados critérios de desempate: marcadores de Gênero, Raça e Alcance Territorial (populações rurais, quilombolas e assentamentos de povos originários).
10.4. Caso a demanda das vagas não seja preenchida, a comissão de seleção realizará convites direcionados para artistas, artesãos e/ou entidades representativas locais, ficando esta escolha a critério da comissão.
11. Fui selecionado(a)! Como será feita a distribuição dos(as) produtores(as) locais?
Cada selecionado(a) estará apto(a) a participar de até duas edições do Experiência Brumadinho. Caberá aos membros da Diretoria de Educação do Instituto Inhotim definir esta frequência, tendo como base dois tipos de participação na feira:
- Expositores(as) Sazonais: participam de pelo menos, uma edição do Experiência Brumadinho.
- Expositores(as) Fixos: participam de até duas edições do Experiência Brumadinho.
Os(as) produtores(as) selecionados(as) serão distribuídos(as) nas datas de realização conforme item 3 desta convocatória.
12. Cronograma da Convocatória
Cronograma – Convocatória Experiência Brumadinho | ||
Atividade | Local | Período |
Publicação da Convocatória | Site oficial do Inhotim (www.inhotim.org.br); Redes sociais (@inhotim); | 17 de março de 2025 |
Período de Inscrições | Formulários on-line disponíveis nos links indicados no item 6 desta convocatória | 17 de março a 4 de abril de 2025 |
Divulgação dos(as) participantes selecionados(as) | Site oficial do Inhotim (www.inhotim.org.br); Redes sociais (@inhotim); | 07 de abril de 2025 |
Reunião com os(as) produtores(as) selecionados(as) para o Experiência Brumadinho | Instituto Inhotim | 14 de abril de 2025 |
1º Edição Experiência Brumadinho | Instituto Inhotim | 26 de abril de 2025 |
13. Disposições Finais
13.1. Os(as) participantes selecionados(as) assinarão um termo de compromisso que prevê direitos, deveres e alinhamentos gerais sobre a participação nos eventos.
13.2. Cada participante poderá trazer um(a) acompanhante para ajudá-lo(a) durante o período da feira cultural que acontecerá entre 9h e 16h30 no espaço Igrejinha, no Instituto Inhotim.
13.3. Para participação e permanência no projeto Experiência Brumadinho é obrigatória a presença nas reuniões de pré-produção de cada edição da feira. As datas destes encontros serão informadas posteriormente.
13.4. Todos os gastos inerentes à participação nas feiras, da produção ao comércio, alimentação no dia do evento e deslocamento serão de responsabilidade dos grupos culturais credenciados.
13.5. Casos omissos serão analisados pela Diretoria de Educação do Instituto Inhotim.
14. Li o documento, mas ainda tenho dúvidas. Quem devo procurar?
Leu a convocatória, mas ainda tem dúvidas sobre o Experiência Brumadinho? Envie um e-mail para educativo@inhotim.org.br, com o assunto “Dúvidas Inscrição EXPERIÊNCIA BRUMADINHO”, ou entre em contato pelo telefone (31) 3571-9735.
Experiência Brumadinho tem a Vale como mantenedora master, apresentação e parceria estratégica de Nubank, apresentação e patrocínio master da Shell e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal.