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Convocatória Experiência Brumadinho 2025

1. Qual é o objetivo desta convocatória? 

O credenciamento de até 60 artesãos, artistas, associações, coletivos, produtores(as) de Brumadinho no segmento alimentício artesanal e outras entidades representativas no segmento artístico local para participação do projeto Experiência Brumadinho. Os indivíduos e grupos selecionados estarão aptos a comercializar seus produtos no Instituto Inhotim, desde que sigam os princípios e diretrizes que constam nessa convocatória. As inscrições ocorrerão de forma virtual entre os dias 17 de março e 4 de abril de 2025. 

2. O que é o Experiência Brumadinho? 

Uma feira voltada para valorização das culturas, tradições e gastronomia local. O projeto Experiência Brumadinho reunirá produtores(as), artistas e lideranças culturais, em um espaço destinado à venda, divulgação de produtos, trocas de saberes e formação, criando diálogos entre a rede de produtos locais e o público do Inhotim. Os(as) produtores(as) locais poderão se inscrever em duas categorias: Experiência Artística e Mercado Brumadinho. 

3. Quando vão acontecer as edições do Experiência Brumadinho? 

O Experiência Brumadinho terá seis edições, que acontecerão nas seguintes datas: 

  • 1ª Edição – 26/04/2025 
  • 2ª Edição – 25/05/2025 
  • 3ª Edição – 12/07/2025 
  • 4ª Edição – 13/07/2025 
  • 5° Edição – 25/10/2025 
  • 6ª Edição – 07/12/2025 

4. Quem fará a seleção? 

A seleção será realizada por uma Comissão de Seleção composta por: 

  • Um(a) representante da Loja de Design do Instituto Inhotim; 
  • Um(a) representante do ramo de Alimentos e Bebidas externo ao Inhotim;  
  • Um(a) representante de Brumadinho; 
  • Um(a) representante da Diretoria de Educação do Instituto Inhotim. 

5. Quem pode se inscrever no Experiência Brumadinho? 

5.1. Produtores(as) maiores de 18 anos e residentes em Brumadinho. 

5.2. Para a categoria Experiência Artística poderão se inscrever: artesãos individuais e/ou mestres artesãos, microempreendedores(as) individuais, entidades representativas (associação, cooperativa ou grupo produtivo). 

5.3 Para a categoria Mercado Brumadinho poderão se inscrever: produtores(as) locais do ramo de alimentos e bebidas artesanais de origem: 

Vegetal: alimentos e bebidas que utilizam predominantemente matérias-primas vegetais no processo de fabricação e que apresentam as características descritas no Parágrafo único da Lei n. 14.963/2024. 

Animal: alimentos e bebidas que utilizam matérias-primas de origem animal no processo de fabricação, conforme características descritas no Art. 4°, incisos I, II, III do Decreto n. 11.099/2022. 

5.4. Todos os produtos e alimentos a serem comercializados na feira deverão ser produzidos, processados e comercializados exclusivamente pelas(os) participantes selecionadas(os) nesta convocatória. 

6. Como funciona a inscrição no Experiência Brumadinho? 

Os(as) produtores(as) interessados(as) devem preencher um formulário de inscrições para em seguida receberem um e-mail de confirmação que deverá ser respondido com os documentos de identificação e material que comprova a atuação no território e que apresentam os produtos a serem expostos, conforme constam nos itens 7 e 8 desta convocatória. 

Se sua modalidade de inscrição é Pessoa Física, preencha o formulário neste link. 

Se sua modalidade de inscrição é Pessoa Jurídica, preencha o formulário neste link. 

7. Quais documentos de identificação preciso para me inscrever? 

7.1. Se você é Pessoa Física, precisa apresentar obrigatoriamente os seguintes documentos: 

– Documento oficial com foto; 

– Comprovante de endereço em Brumadinho/MG com no mínimo um ano; 

– Alvará de funcionamento (para inscrição no Mercado Brumadinho); 

– Manual de Boas Práticas de Fabricação (para inscrição no Mercado Brumadinho). 

7.2. Se você é Pessoa Jurídica, precisa apresentar obrigatoriamente os seguintes documentos: 

 – Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ, emitida no site da Secretaria da Receita Federal do Brasil; 

– Atos constitutivos, qual seja o contrato social, nos casos de pessoas jurídicas com fins lucrativos, ou estatuto, nos casos de organizações da sociedade civil; 

– Comprovante de endereço de Brumadinho/MG com no mínimo 1 ano de residência; 

– Alvará de funcionamento (para inscrição no Mercado Brumadinho); 

– Manual de Boas Práticas de Fabricação (para inscrição no Mercado Brumadinho). 

8. Reuni os documentos de identificação. E agora? Como mostrar os produtos que quero vender no Experiência Brumadinho? 

A comissão de seleção precisa receber, do(a) candidato(a), documentos que comprovem a sua atuação como produtor(a) em Brumadinho. Você poderá apresentar clipping, fotografias, certificados, peças gráficas, materiais em jornais e demais veículos de comunicação impressos ou virtuais. Caso prefira, pode enviar um vídeo em que você se apresenta e mostra os produtos que quer expor. 

 
Serão recebidos materiais de até 10 (dez) páginas. Em caso de vídeo, no máximo 5 (cinco) minutos. Tenha em mente que este material precisa nos dar uma visão de como é seu trabalho e de como ele se conecta com a produção cultural de Brumadinho. 

9. Serão desclassificadas as inscrições: 

9.1. De produtores(as) que não residam em Brumadinho (MG) ou que não sejam maiores de 18 anos; 

9.2. Que não apresentem os documentos de identificação, conforme item 6 desta convocatória; 

9.3. Que não apresentem os materiais que comprovem a atuação como produtor(a) de Brumadinho, ou que apresentem documentações fora do formato exigido no item 7 desta convocatória. 

9.4. De produtos ou alimentos a serem comercializados na feira que não sejam produzidos, processados e comercializados exclusivamente pelas(os) participantes selecionadas(os) nessa convocatória. 

10. Que critérios a comissão de seleção vai observar para escolher os(as) produtores(as) selecionados(as)? 

10.1. Será considerada a entrega dos documentos descritos no item 6 desta convocatória. 

10.2. Além dos documentos serão observados os seguintes critérios: 

– Histórico de atuação artística/cultural em Brumadinho;  

– Utilização de material reciclável e/ou aproveitamento de resíduos que valorizam o modo de vida sustentável; 

– Referência à cultura popular (inspiração nos elementos da cultural local, com utilização de técnicas e materiais). 

– Linguagem própria e criatividade e autenticidade dos produtos; 

10.3. Serão considerados critérios de desempate: marcadores de Gênero, Raça e Alcance Territorial (populações rurais, quilombolas e assentamentos de povos originários). 

10.4. Caso a demanda das vagas não seja preenchida, a comissão de seleção realizará convites direcionados para artistas, artesãos e/ou entidades representativas locais, ficando esta escolha a critério da comissão. 

11. Fui selecionado(a)! Como será feita a distribuição dos(as) produtores(as) locais? 

Cada selecionado(a) estará apto(a) a participar de até duas edições do Experiência Brumadinho. Caberá aos membros da Diretoria de Educação do Instituto Inhotim definir esta frequência, tendo como base dois tipos de participação na feira

  • Expositores(as) Sazonais: participam de pelo menos, uma edição do Experiência Brumadinho. 
  • Expositores(as) Fixos: participam de até duas edições do Experiência Brumadinho. 

Os(as) produtores(as) selecionados(as) serão distribuídos(as) nas datas de realização conforme item 3 desta convocatória. 
 

12. Cronograma da Convocatória 

Cronograma – Convocatória Experiência Brumadinho 
Atividade Local Período 
Publicação da Convocatória Site oficial do Inhotim (www.inhotim.org.br); Redes sociais (@inhotim); 17 de março de 2025 
Período de Inscrições Formulários on-line disponíveis nos links indicados no item 6 desta convocatória 17 de março a 4 de abril de 2025 
Divulgação dos(as) participantes selecionados(as) Site oficial do Inhotim (www.inhotim.org.br); Redes sociais (@inhotim);  07 de abril de 2025 
Reunião com os(as) produtores(as) selecionados(as) para o Experiência Brumadinho Instituto Inhotim 14 de abril de 2025 
1º Edição Experiência Brumadinho Instituto Inhotim 26 de abril de 2025 

13. Disposições Finais 

13.1. Os(as) participantes selecionados(as) assinarão um termo de compromisso que prevê direitos, deveres e alinhamentos gerais sobre a participação nos eventos. 

13.2. Cada participante poderá trazer um(a) acompanhante para ajudá-lo(a) durante o período da feira cultural que acontecerá entre 9h e 16h30 no espaço Igrejinha, no Instituto Inhotim. 

13.3. Para participação e permanência no projeto Experiência Brumadinho é obrigatória a presença nas reuniões de pré-produção de cada edição da feira. As datas destes encontros serão informadas posteriormente. 

13.4. Todos os gastos inerentes à participação nas feiras, da produção ao comércio, alimentação no dia do evento e deslocamento serão de responsabilidade dos grupos culturais credenciados. 

13.5. Casos omissos serão analisados pela Diretoria de Educação do Instituto Inhotim. 

14. Li o documento, mas ainda tenho dúvidas. Quem devo procurar?  

Leu a convocatória, mas ainda tem dúvidas sobre o Experiência Brumadinho? Envie um e-mail para educativo@inhotim.org.br, com o assunto “Dúvidas Inscrição EXPERIÊNCIA BRUMADINHO”, ou entre em contato pelo telefone (31) 3571-9735. 

Experiência Brumadinho tem a Vale como mantenedora master, apresentação e parceria estratégica de Nubank, apresentação e patrocínio master da Shell e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal. 

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