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  • 24 de maio de 2016

    Jéssica Cruz

    Mediadora de projeto


    brumadinhocomunidadeinhotimprogramação cultural

    Leitura: 5 min

    O efeito da dança em outros corpos

    O efeito da dança em outros corpos

    Uma das mágicas que fazem do mundo um lugar interessante é aquela que o “efeito bocejo” produz. Uma pessoa espreme os olhos, contrai as costas, abre os braços, a boca, vocaliza algo. Outro observa e sem perceber está bocejando também. Esse contágio se apresenta em diversas formas, e numa das minhas últimas experiências consegui identificá-la na dança. Observar o corpo do outro dançar traz para o nosso corpo uma espécie de resposta/vontade de movimentá-lo, de usá-lo como suporte para outra função que não seja cotidiana, mas sim expressiva.

    No dia 4 de maio, os jovens do Laboratório Inhotim sabiam que veriam um espetáculo de dança. Eles chegaram ao Instituto em Março deste ano e, desde então, estão sendo provocados a testar e questionar antigas certezas. Dentre essas provocações, eles já vêm fazendo algumas experimentações corporais propostas pelos educadores, na tentativa de se livrarem do bichinho da estranheza. Caminharam pelos jardins e galerias de formas improváveis. O que eu posso ver agora que caminho de lado? De costas? O que as pessoas vão pensar ao me ver agindo desse modo inesperado? Tirar o corpo do lugar comum foi o primeiro passo para uma série de descobertas.

    No espetáculo “Passagem”, do Grupo de Dança Primeiro Ato, os estímulos encontraram terreno fértil na cabeça e nos corpos dos meninos e meninas. Os movimentos de passagem e desvio dos bailarinos, representando os modos de circulação pelas ruas das grandes cidades, aos poucos deram lugar a olhares sensíveis, movimentos mais orgânicos e encontros. Ao final, a caminhada dos jovens para o Centro Educativo Burle Marx foi tudo, menos convencional. Contagiados, eles aguardavam ansiosos o momento em que iam se encontrar com os bailarinos para uma oficina, dias depois.

    Na oficina, dividida em um módulo teórico e o outro prático, os jovens puderam entrar em contato com a concepção de um espetáculo de dança contemporânea. Nesse primeiro momento, Suely Machado e Alex Dias falaram de forma muito generosa e acessível sobre suas formações, trajetos e os diversos espetáculos que já criaram com o grupo. Alguns dos jovens que já estão a mais tempo no projeto, pesquisando sobre o universo da dança e da performance, se sentiram muito à vontade em conversar sobre suas percepções, além de fazerem perguntas sobre as referências conceituais de cada espetáculo e sobre como se dá a colaboração com outros artistas.

    Após apresentação, integrantes do Grupo 1º Ato deram uma oficina para os jovens do Laboratório Inhotim. Foto: William Gomes.

    Após apresentação, integrantes do Grupo Primeiro Ato deram uma oficina para os jovens do Laboratório Inhotim. Foto: William Gomes.

    Em campo, a antiga Estação Ferroviária de Brumadinho e hoje Arquivo Público, se tornou palco para a criação de várias pequenas improvisações. Não por acaso, saímos do Instituto para ocupar esse espaço da cidade, que é sempre entendida como importante objeto de estudo e retorno para o projeto. Lá eles foram incentivados a se dividir em equipes e, ao som de uma música, pôr a prova movimentos, alturas, velocidades, ritmos e comandos.

    A experiência com o grupo foi de fato transformadora e tem contribuído muito para o diálogo e amadurecimento dos jovens em suas próprias proposições. A reflexão também parece se deixar reger pelo “efeito bocejo”.

    Depois de uma troca de experiência com os jovens do Laboratório Inhotim, Suely Machado, fundadora do Grupo 1º Ato, e o coreógrafo Alex Dias fizeram um exercício de reflexão com o grupo. Foto: William Gomes.

    Depois de uma troca de experiência com os jovens do Laboratório Inhotim, Suely Machado, fundadora do Grupo Primeiro Ato, e o coreógrafo Alex Dias fizeram um exercício de reflexão com o grupo. Foto: William Gomes.

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    24 de maio de 2016

    Redação Inhotim


    Leitura: 4 min

    Amigos têm desconto para se hospedar

    Os membros do Programa Amigos do Inhotim têm desconto em hospedagens de Belo Horizonte (MG) e Brumadinho (MG). Para usufruir deste benefício, nos hotéis e pousadas parceiros, basta apresentar seu cartão do programa no momento do check-in. Caso você tenha feito a adesão on-line e ainda não tenha recebido o seu cartão, solicite uma declaração através do e-mail amigos@inhotim.org.br.

    Belo Horizonte

    Mercure BH Lourdes
    Av. do Contorno, 7.315, Lourdes
    Belo Horizonte – MG
    +55 31 3298-4100
    www.mercure.com

    Brumadinho

    Estalagem do Mirante
    Av. Nair Martins Drumond, 1000,
    Retiro do Chalé
    Brumadinho – MG
    +55 31 3575-5061
    +55 31 3575-5660
    www.estalagemdomirante.com.br

    Estalagem da Villa
    Av. Casa Branca, 524, Casa Branca
    Brumadinho – MG
    +55 31 3575-3220
    +55 31 99237-1818
    pousadaestalagemdavilla.com.br

    Hotel Fazenda Igarapés
    Estrada do retiro, 1000
    Igarapé-MG
    +55 31 3522-1918
    +55 31 99192-0961
    hotelfazendaigarapes.com.br

    Hotel Recanto Santo Agostinho
    Rua Diamantes, 400
    Mário Campos – MG
    +55 31 3577-227
    +55 31 99823-6542
    Oferta o jantar
    www.recantosantoagostinho.com.br

    Pousada Choro D’água
    Canela de Ema,175 – Casa Branca
    Brumadinho – MG
    +55 31 3575-3209
    +55 31 99981-3714
    pousadachorodagua.com.br

    Pousada Dona Carmita
    MG-040, Km 49, 1.508
    Brumadinho – MG
    +55 31 3571-3862
    pousadadonacarmita.com.br

    Pousada Estalagem do Vale
    Rua dos Camarás,109, Jardim
    Casa Branca, Casa Branca
    Brumadinho – MG
    +55 31 99983-2160
    +55 31 99342-1340
    www.estalagemdovale.com.br

    Pousada Fazenda Nova Estância
    Córrego do Feijão
    Brumadinho – MG
    +55 31 3643-0914
    +55 31 99984-2923
    www.pousadafazendanovaestancia.com.br

    Pousada Lafeli
    Rua Padre Antônio Guilherme Pires Costa, 179, Lourdes
    Brumadinho – MG
    +55 31 3571-1375
    +55 31 99895-7888

    Pousada Ranchico
    Estrada Piedade, Brumadinho, Km 03 s/n
    Marques – MG
    +55 31 99786-8312
    +55 31 99141-2279
    www.pousadaranchico.com.br

    Pousada Saumar
    Rua José Sampaio, 108, Santa Cruz
    Brumadinho – MG
    +55 31 3571-1210
    +55 31 98855-0704

    Pousada Verde Folhas
    Rua Onze, 110, Recanto da Aldeia
    Casa Branca
    Brumadinho – MG
    +55 31 99104-7524
    verdefolhas.com.br

    Pousada Vista da Serra
    Av. Casa Branca, 348, Casa Branca
    Brumadinho – MG
    +55 31 3484-1602
    +55 31 98778-3264
    www.vistadaserra.com.br

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    13 de maio de 2016

    Redação Inhotim


    Leitura: 4 min

    Instituto Inhotim e PNUD assinam acordo para alinhar ações de sustentabilidade

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    Como importante passo para o processo de internacionalização do Inhotim, o Instituto assinou hoje o Memorando de Entendimento em parceria com o Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD). O documento busca formular e implementar uma estratégia de sustentabilidade do Instituto, em alinhamento com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos Globais. Estiveram presentes o coordenador-residente do Sistema ONU no Brasil, Niky Fabiancic, o presidente do Conselho de Administração do Instituto Inhotim, Bernardo Paz e o assessor sênior do PNUD, Haroldo Machado Filho.

    Em setembro de 2015, o PNUD aprovou a Agenda 2030 para Desenvolvimento Sustentável. O documento lista 17 objetivos a serem alcançados nos próximos 15 anos que reúnem três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, ambiental e social. O foco é atingir objetivos em escala global, envolvendo também países já desenvolvidos, em busca de novos padrões de produção de consumo que eles já adotam.

    Para o Inhotim, a parceria significa o reconhecimento do trabalho que o Instituto desenvolve ao longo desses 10 anos com seus visitantes, funcionários e comunidade ao redor. Isso acontece por meio das atividades educativas, como o Laboratório Inhotim e Descentralizando o Acesso; atividades ambientais, como o processo de compostagem realizado diariamente; além de parcerias que contemplam estratégias de sensibilização global para os problemas da mudança climática, como a firmada com o BID em 2015.

    Durante a cerimônia, Haroldo diz ter visto no Inhotim uma aderência do que é feito no Instituto “de forma prática e concreta” a tudo que a agenda contempla. “ Tenho certeza que essas duas instituições, quando se aproximam, têm muito a contribuir mostrando exemplos concretos de desenvolvimento humano e sustentável”, afirmou.

    Nick também falou das ótimas expectativas dessa parceria para o alcance de resultados positivos. “Temos a intenção de promover um debate qualificado acerca dos desafios para o alcance do desenvolvimento sustentável, erradicação da pobreza sobretudo no entorno do Instituto, com possibilidade inclusiva de realizar conjuntamente eventos que estimulem a reflexão e produção de conhecimento sobre esses temas listados na Agenda”, completou. Para Bernardo Paz, o memorando significa a oportunidade de se criar uma nova era. “Nós começamos a viver esta era há 10 anos atrás: com a beleza, com os jardins, com a arte e com a educação”, disse.

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    (da esq. para dir.) Raquel Novais, Diretora Executiva Adjunta do Inhotim, Bernardo Paz, Presidente do Conselho de Administração do Inhotim, Niky Fabiancic, Coordenador-residente do Sistema ONU no Brasil e representante-residente do PNUD, Antonio Grassi, Diretor Executivo do Inhotim e Haroldo Machado Filho, Assessor Sênior do PNUD.

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    03 de maio de 2016

    Redação Inhotim


    Leitura: 2 min

    Mudanças nos pontos de alimentação do Inhotim

    Mudanças nos pontos de alimentação do Inhotim

    A partir deste sábado (30 de abril), o Restaurante Oiticica abre todos os dias de visitação. Além dessa alteração, a abertura das lanchonetes também varia de acordo com dias de funcionamento normal e dias com fluxos maiores, como feriados e férias escolares.

    Seguem os horários e dias de abertura:
    Restaurante Tamboril
    Funcionamento todos os dias de abertura do Parque.

    Terça a Sexta
    12 ás 16h
    Sábados, Domingos e Feriados
    12h ás 17h

    Restaurante Oiticica
    Aos fins de semana, feriados e quartas-feiras, bufê a R$ 22,00 por pessoa, permitindo o cliente se servir somente uma vez. Às terças, quintas e sextas, é servido o prato do dia.

    Terças, quintas e sextas – (Prato do dia – R$ 22,00 por pessoa – bebidas não inclusas)
    12h às 16h
    Quartas, Sábados, domingos e feriados (Bufê R$ 22 por pessoa – bebidas não inclusas)
    Quarta – 12h às 16h
    Sábado, Domingo e Feriado – 12h às 17h

    Lanchonetes (a partir de terça-feira, 3 de Maio)
    De terça a sexta: Café do Teatro, Estacionamento e Recepção
    Sábado e domingo: Café do Teatro,  Miguel Rio Branco, Palm Pavilion, Recepção e True Ruge.

    Feriados e férias escolares: Além dos pontos citados acima, ficam abertos Fonte, Galpão, Igrejinha e Rivane.

    Horários das lanchonetes:
    Dias úteis: 9h30 às 16h
    Fins de semana e feriados:
    Café do Teatro, True Ruge: 9h30 às 17h
    Miguel Rio Branco e Palm Pavilion: 10h às 16h
    Estacionamento e Recepção: 9h30 às 17h30

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    26 de abril de 2016

    Thaís da Cruz Araujo

    Educator


    Leitura: 4 min

    A arte cômica de William Kentridge

    A arte cômica de William Kentridge

    I’m not me, the horse is not mine, obra do artista sul-africano William Kentridge, é destaque nas exposições temporárias do Inhotim. Exposta desde outubro de 2015 no Galpão, espaço preparado para receber obras de grandes dimensões no Instituto, o título da instalação em vídeo faz referência a uma expressão utilizada pelos camponeses russos para negar a responsabilidade de algo. As projeções são um fragmento do que o artista produziu enquanto preparava a sua versão da ópera O Nariz, de Dmitri Shostakovich para o New York’s Metropolitan Opera exibida em março de 2010.

    A obra de Kentridge é composta por oito projeções com cerca de seis minutos de duração que ficam em loop constante. O público pôde conferir a vídeoinstalação pela primeira vez na Bienal de Sidnei em 2008, posteriormente no MoMA de Nova York em 2010 e no Tate Modern de Londres entre os anos de 2012 e 2013, até a chegada ao Inhotim em 2015.

    O Nariz é um conto clássico da literatura russa. Escrito entre 1835 e 1836 por Nikolai Gogol, inspirou Shostakovich a compor a ópera homônima em 1927. A sátira narra um homem que acorda de manhã e percebe que seu nariz desapareceu, ele sai à sua procura e quando o encontra, nota que o nariz é hierarquicamente superior ao seu dono. Depois de vários encontros, eles acabam reunificados.

    William Kentridge, por meio da arte e do humor, faz intervenções sobrepondo um nariz nas imagens de arquivo e registros históricos. Ele ainda utiliza linguagens como performance, colagens, desenhos em carvão e principalmente stop motion, para falar da vanguarda russa, como o cinema de Vertov, a arquitetura da torre de Tatlin ou o movimento suprematista de Malevich. É possível identificar alguns nomes históricos como o de Stalin, líder da União Soviética e o da bailarina Anna Pavlova, ícone do balé russo.  As referências utilizadas pelo artista são muitas. A cada novo loop das projeções é possível relacionar a obra a fatos históricos do regime totalitário russo.

    As projeções espalhadas pelo Galpão contam a história do conto "O Nariz" de maneira tragicômica, traço frequente nas obras de Kentridge. Foto: William Gomes.

    As projeções espalhadas pelo Galpão contam a história do conto “O Nariz” de maneira cômica, traço frequente nas obras de Kentridge. Foto: William Gomes.

    A trilha sonora original, parte importante da instalação, foi composta por Phillip Miller, parceiro de Kentridge em diversos projetos desde Felix in Exile de 1994. Miller gravou trechos do coro da Igreja em Johannesburg e usou o ritmo como base, mesclando as gravações com a música de Shostakovich de forma indireta, como se fosse uma colagem.

    William Kentridge apresenta uma montagem única do seu olhar, na qual a arte é capaz de se apropriar de forma cômica da história e das linguagens, mesclando o interesse pela Rússia com suas próprias referências de seu país de origem.

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