Deslocamentos (2021)
Exibida de dezembro de 2021 a abril de 2022, a mostra integrou a programação de Inaugurações Inhotim 2021 – Dezembro e faz parte do programa Território Específico.
Deslocamentos é uma mostra coletiva que reflete sobre a temática do “deslocar-se”, seja de lugares físicos ou imaginados, de perspectivas sensoriais ou ideológicas. A exposição traz obras de Cerith Wyn Evans, Gordon Matta-Clark, Jorge Macchi, Laura Lima, Matheus Rocha Pitta, On Kawara, Raquel Garbelotti, Rivane Neuenschwander, Rodrigo Matheus, Rubens Mano e Sara Ramo.
Permeating the works, issues such as the Permeando os trabalhos, questões como a ocupação do espaço, as contradições do capitalismo global e o desenho geopolítico das desigualdades sociais, a transformação e exploração da natureza, a migração entre diferentes territórios e o consumismo.
Afinal, se na antiguidade os primeiros viajantes (ou primeiros estrangeiros) inauguravam percursos, nas últimas décadas do século XX, as noções de espaço, território e fronteira, no contexto da globalização, alcançam novas definições e produzem novas materialidades e imaterialidades, mediadas pelo intenso fluxo de mercadorias, capitais e indivíduos. Deslocar-se passa a ter outro sentido, a provocar novas formas de registro.
A exposição faz parte do programa Território Específico, eixo de pesquisa que norteia a programação do Inhotim no biênio 2021 e 2022.