Become

a friend

  • 20 metal pieces will be displayed at the lake near Mata Gallery and True Rouge Gallery. Photo: Ana Clara Martins

    20 metal pieces will be displayed at the lake near Mata Gallery and True Rouge Gallery. Photo: Ana Clara Martins
  • Abdias Nascimento and the Black Art Museum

    Abdias Nascimento, "Celebração a Legba", 1996, acrílica sobre tela. Coleção particular Ricardo Motta
  • meliponario inhotim acervo2

    Meliponário

    No Brasil, boa parte da polinização da flora nativa é exercida por abelhas sem ferrão, como a jataí (Tetragonisca angustula). Foto: Bruno Figueiredo/Área de Serviço
  • Abdias Nascimento

    Abdias Nascimento, "O ovo primordial", 1972, acrílica sobre cartolina. Coleção Instituto Inhotim
  • Displacements (2021)

    Jorge Macchi, Rivane Neuenschwander

    Raquel Garbelotti, A clareira, 2000, fotografia, 100 x 150 x 8 cm
  • First Act – Abdias Nascimento, Tunga and the Black Art Museum, 2021

    Abdias Nascimento, Tunga

    inhotim home museu arte negra abdias nascimento ovo dtp
  • inhotim acervo arte obra externa rommulo vieira conceicao o espaco fisico pode ser um lugar complexo abstrato e em construcao

    O espaço físico pode ser um lugar abstrato, complexo e em construção

    Rommulo Vieira Conceição

    inhotim acervo arte obra externa rommulo vieira conceicao Foto ana luiza albuquerque
  • Lucia Koch

    inhotim acervo arte artista lucia koch propaganda
  • Aleksandra Mir

    Mediterranean Iceage-2007-Aleksandra-Mir.-Galeria-Praca-Instituto-Inhotim.-Foto-Leo-Fontes
  • Rommulo Vieira Conceição

    inhotim acervo arte artista romullo vieira conceicao inauguracao obra externa-2
  • inhotim acervos arte aleksandra mir mediterraen foto Ana Luiza Albuquerque

    Mediterranean

    Aleksandra Mir

    Mediterranean-Headache-2007 -Aleksandra-Mir.-Galeria-Praca-Instituto-Inhotim.-Foto-Leo-Fontes
  • inhotim art contemporany botanical garden luca koch home

    PROPAGANDA

    Lucia Koch

    inhotim home lucia koch arte contemporanea ana luiza albuquerque
  • In-between Lands (2021)

    Aleksandra Mir

    Mediterranean Iceage-2007-Aleksandra-Mir.-Galeria-Praca-Instituto-Inhotim.-Foto-Leo-Fontes
  • Comissionamentos Inhotim 2021

    Lucia Koch, Rommulo Vieira Conceição

    inhotim acervo arte exposicao comissionamentos 2021-3
  • Obra sem título, da série Marionettes, 2010, de Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim

    Untitled, from the Marionettes series

    Tunga

    Obra sem título, da série Marionettes, 2010, de Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim
  • Obra Toro Expanded, 2012, de Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim

    Toro Condensed; Toro Expanded

    Tunga

    Obra Tunga, Toro Condensed,1983, de Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim
  • Obra Tereza, 1998, de Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim

    Tereza

    Tunga

    Obra Tereza, 1998, de Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim
  • Obra sem título, 2001, de Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim

    Untitled

    Tunga

    Obra sem título, 2001, de Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim
  • Obra Prole do bebê, 2000, de Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim

    Prole do Bebê

    Tunga

    Obra Prole do bebê, 2000, de Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim
  • Obra Palíndromo Incesto, 1990-1992, de Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim

    Palíndromo Incesto

    Tunga

    Obra Palíndromo Incesto, 1990-1992, de Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim
  • Obra Nociferatu Spectrum, 1999, de Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim

    Nociferatu Spectrum

    Tunga

    Obra Nociferatu Spectrum, 1999, de Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim
  • Obra sem título, 1999, de Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim

    Untitled

    Tunga

    Obra sem título, 1999, de Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim
  • Obra Lezart V, 1989, de Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim

    Lezart V

    Tunga

    Obra Lezart V, 1989, de Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim
  • Obra Laboratório Nociferatu, 1999-2012, de Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim

    Laboratório Nociferatu

    Tunga

    Obra Laboratório Nociferatu, 1999-2012, de Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim
  • Obra Inside Out, Upside Down, 1998 , de Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim

    Inside Out, Upside Down

    Tunga

    Obra Inside Out, Upside Down, 1998 , de Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim
  • Obra Cooking Crystals Expanded, 2009, de Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim.

    Cooking Crystals Expanded

    Tunga

    Obra Cooking Crystal Expanded, 2009, Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim
  • Obra Ão, 1981, de Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim

    Ão

    Tunga

    Obra Ão, 1981, Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim
  • Obra À la Lumière des Deux Mondes, 2005, de Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim

    À la Lumière des Deux Mondes

    Tunga

    Obra À la Lumière des Deux Mondes, 2005, de Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim
  • Obra A bela e a fera, 2001, de Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim

    A Bela e a Fera

    Tunga

    Obra A bela e a fera, 2001, de Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim
  • Obra Cosmococa/CC5 Hendrix-war, 1973, de Hélio Oiticica e Neville D’Almeida. Acervo de arte contemporânea Inhotim

    Cosmococa/CC5 Hendrix-War

    Hélio Oiticica, Neville D’Almeida

    Hélio Oiticica e Neville D’Almeida, Cosmocaca/CC5 Hendrix-war, 1973, 5 projetores, slides, redes, trilha sonora (Jimi Hendrix) e equipamento de áudio, dimensões variáveis. ​Foto: William Gomes
  • Hélio Oiticica e Neville D’Almeida, Cosmococa/CC4 Nocagions, 1973, 2 projetores, slides, piscina iluminada, trilha sonora (John Cage) e equipamento de áudio, dimensões variáveis. Foto: Iwan Baan

    Cosmococa/CC4 Nocagions

    Hélio Oiticica, Neville D’Almeida

    Obra Cosmococa/CC4 Nocagions, 1973, de Hélio Oiticica e Neville D’Almeida. Acervo de arte contemporânea Inhotim
  • Hélio Oiticica e Neville D’Almeida, Cosmococa/CC3 Maileryn, 1973, 5 projetores, slides, areia coberta de vinil transparente, balões, trilha sonora (Yma Sumac) e equipamento de aúdio, dimensões variáveis. Foto: Daniel Mansur

    Cosmococa/CC3 Maileryn

    Hélio Oiticica, Neville D’Almeida

    Obra Cosmococa/CC3 Maileryn, 1973, de Hélio Oiticica e Neville D'Almeida. Acervo de arte contemporânea Inhotim
  • Obra Método para arranque e deslocamento, 1992-93, de José Damasceno na exposição "Visão Geral" (2019). Acervo de arte contemporânea Inhotim

    Exhibition Overview (2019)

    Alexandre da Cunha, "Mix (Boom)", 2017, in detail, Visão Geral Exhibition, at Galeria Mata. Photography: Brendon Campos
  • Vista de exposição do eixo "O conflito", Galeria Claudia Andujar. Foto: Eduardo Eckenfels

    Eixo Curatorial 3

    Claudia Andujar

    Claudia Andujar, série Marcados, 1981-83, gelatina de prata sobre papel Ilford Multigrade, 57x38,5 cm cada
  • Vista de exposição do eixo "O homem", Galeria Claudia Andujar. Foto: Eduardo Eckenfels

    Eixo Curatorial 2

    Claudia Andujar

    Vista de exposição do eixo "O homem", Galeria Claudia Andujar. Foto: Eduardo Eckenfels
  • Vista de exposição do eixo "A terra", Galeria Claudia Andujar. Foto: Eduardo Eckenfels

    Eixo Curatorial 1

    Claudia Andujar

    Claudia Andujar, Urihi-a (da série Catrimani), 1976, impressão colorida sobre papel de algodão baritado, 100x150 cm.
  • Claudia Andujar, Gisela Motta e Leandro Lima, Yano-a, 2005, Videoinstalação, tela suspensa de retroprojeção, projetor de vídeo, retroprojetor, fotolito, filtro de cor, micro ventilador, aquário e água. Foto: William Gomes.

    Yano-a

    Claudia Andujar, Gisela Motta and Leandro Lima

    Claudia Andujar, Gisela Motta e Leandro Lima, Yano-a, 2005, [detalhe]. Foto: Leo Lara/Área de Serviço
  • Hélio Oiticica e Neville D’Almeida, Cosmococa/CC2 Onobject, 1973, 4 projetores, slides, espuma revestida com tecido, trilha sonora (Yoko Ono, som de telefone), e equipamento de áudio, dimensões variáveis. ​Foto: William Gomes

    Cosmococa/CC2 Onobject

    Hélio Oiticica, Neville D’Almeida

    Hélio Oiticica e Neville D’Almeida, Cosmococa/CC2 Onobject, 1973, 4 projetores, slides, espuma revestida com tecido, trilha sonora (Yoko Ono, som de telefone), e equipamento de áudio, dimensões variáveis. ​Foto: William Gomes
  • Hélio Oiticica e Neville D’Almeida, Cosmococa/CC1 Trashiscapes, 1973, 2 projetores, slides, colchões, lixas de unha, trilha sonora (Dominguinhos e Luiz Gonzaga, Pífanos de Caruaru, Stockhausen, Jimi Hendrix, sons da rua) e equipamento de áudio, dimensões variáveis. ​oto: Daniel Mansur

    Cosmococa/CC1 Trashiscapes

    Hélio Oiticica, Neville D’Almeida

    Hélio Oiticica e Neville D’Almeida, Cosmococa/CC1 Trashiscapes, 1973, 2 projetores, slides, colchões, lixas de unha, trilha sonora (Dominguinhos e Luiz Gonzaga, Pífanos de Caruaru, Stockhausen, Jimi Hendrix, sons da rua) e equipamento de áudio, dimensões variáveis. ​Foto: Eugenio Sávio
  • Cildo Meireles, Desvio para o vermelho I: Impregnação, 1967-84, materiais diversos, dimensões variáveis. Foto: Eduardo Eckenfels

    Desvio para o vermelho

    Cildo Meireles

    Cildo Meireles, Desvio para o vermelho II: Entorno, 1967-84, materiais diversos, dimensões variáveis. Foto: Pedro Motta
  • Cildo Meireles, Através, 1983-89, materiais diversos, 600x1500x1500 cm. Foto: Daniela Paoliello

    Através

    Cildo Meireles

    Cildo Meireles, Através, 1983-89, [detalhe],  materiais diversos, 600x1500x1500 cm. ​Foto: Pedro Motta
  • Cildo Meireles, Glove Trotter, 1991,[detalhe],  malha de aço, bolas de vários tamanhos, cores e materiais, 25x520x420 cm.​ Foto: Pedro Motta

    Glove Trotter

    Cildo Meireles

    Cildo Meireles, Glove Trotter, 1991, [detalhe], malha de aço, bolas de vários tamanhos, cores e materiais, 25x520x420 cm.​ Foto: William Gomes
  • Adriana Varejão, Passarinhos – de Inhotim a Demini, 2004-08, pintura sobre azulejo, 100 x 382 cm. Foto: Vicente de Mello

    Passarinhos – de Inhotim a Demini

    Adriana Varejão

    Adriana Varejão, Passarinhos – de Inhotim a Demini, 2004-08, [detalhe],  pintura sobre azulejo, 100 x 382 cm. Foto: Vicente de Mello
  • Adriana Varejão, O colecionador, 2008, óleo sobre tela, 320x750 cm. Foto: Eduardo Eckenfels

    O colecionador

    Adriana Varejão

    Adriana Varejão, O colecionador, 2008, óleo sobre tela, 320x750 cm. Foto: Eduardo Eckenfels
  • Adriana Varejão, Linda do Rosário, 2004, óleo sobre alumínio e poliuretano, 195x800x25 cm. oto: Eduardo Eckenfels

    Linda do Rosário

    Adriana Varejão

    Adriana Varejão, Linda do Rosário, 2004, óleo sobre alumínio e poliuretano, 195x800x25 cm. oto: Eduardo Eckenfels
  • Adriana-Varejao Celacanto-provoca-Maremoto Photo-Eduardo-Eckenfels web

    Celacanto provoca maremoto

    Adriana Varejão

    20080520-Adriana-Varejao-Celacanto-Provoca-Maremoto-2004-2008-Foto-Eduardo-Eckenfels-03 destaque
  • Obra Psicopompo Cooking Crystal, 2010, Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim

    Psicopompo Cooking Crystal

    Tunga

    Obra Psicopompo Cooking Crystal, 2010, Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim
  • Obra Vanguarda Viperina, 1985, Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim

    Vanguarda Viperina

    Tunga

    Obra Vanguarda Viperina, 1985, Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim
  • Obra X-Estudo, 2009, de Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim

    X-estudo

    Tunga

    Obra X-Estudo, 2009, de Tunga. Acervo de arte contemporânea Inhotim
  • Olafur Eliasson, Viewing machine, 2001, aço inoxidável e metal, 190x530 cm. Foto: William Gomes

    Viewing Machine

    Olafur Eliasson

    Olafur Eliasson, Viewing Machine, 2001, Inhotim
  • Olafur Eliasson, By means of a Sudden Intuitive Realization, 1996, iglu de fibra de vidro, água, iluminação estroboscópica, bomba d’água e plástico, 300x510. Foto: William Gomes

    By Means of a Sudden Intuitive Realization

    Olafur Eliasson

    Olafur Eliasson, By means of a Sudden Intuitive Realization, 1996,[detalhe],  iglu de fibra de vidro, água, iluminação estroboscópica, bomba d’água e plástico, 300x510. Foto: William Gomes
  • Yayoi Kusama, Narcissus Garden Inhotim, 2009. Foto: Pedro Motta

    Yayoi Kusama

    ayoi Kusama, Narcissus Garden, 1996/2009, [detalhe]. Foto: Pedro Motta
  • Carlos Garaicoa

    Carlos Garaicoa, Ahora Juguemos a Desaparecer (II), 2002, [detalhe],  mesa de metal, velas, instalação de vídeo, dimensões variáveis. Foto: William Gomes
  • Carroll Dunham

    Carroll Dunham, Garden 2, 2008, [detalhe], técnica mista sobre linho, dimensões variáveis. Foto: Daniel Mansur
  • Chris Burden

    Chris Burden, Beam Drop Inhotim, 2008, [detalhe],  concreto e 71 vigas de aço, 12x12x11 m. Foto: Eduardo Eckenfels
  • Cildo Meireles

    Obra Desvio para o vermelho I: Impregnação, de Cildo Meireles. Acervo de arte contemporânea Inhotim
  • ​Cristina Iglesias, Vegetation Room Inhotim, [detalhe], 2010-12, aço, inox, bronze, resina de poliéster e fibra de vidro, 285x940x940 cm. Foto: Daniela Paoliello

    Galeria Cristina Iglesias

    Cristina Iglesias

    ​Cristina Iglesias, Vegetation Room Inhotim, 2010-12, [detalhe], aço, inox, bronze, resina de poliéster e fibra de vidro, 285x940x940 cm. Foto: William Gomes.
  • Claudia Andujar

    Claudia Andujar, série Marcados, 1981-83, [detalhe]. Foto: Eduardo Eckenfels.
  • Dan Graham

    Dan Graham, Bisected Triangle, Interior Curve, 2002, [vista aérea], vidro espelhado e aço inoxidável, 220x713x504 cm. Foto: Brendon Campos
  • Cristina Iglesias

    ​Cristina Iglesias, Vegetation Room Inhotim, 2010-12, [detalhe], aço, inox, bronze, resina de poliéster e fibra de vidro, 285x940x940 cm. Foto: William Gomes.
  • Doris Salcedo

    ​Doris Salcedo, Neither, 2004, [detalhe],  placas de gesso e aço, 494x740x1500 cm.  Foto: Daniel Mansur
  • Jarbas Lopes

    Jarbas Lopes, Troca-troca, 2002, [detalhe],  3 fuscas com aparelhagem de som, dimensões variáveis.  Foto: William Gomes.
  • Jorge Macchi

    Jorge Macchi, Piscina, 2009, [detalhe]  massa de cimento branco e granito, 12x12x1,8 m. Foto: Pedro Motta
  • Doug Aitken

    Doug Aitken, Sonic Pavilion, 2009,[detalhe], pavilhão de vidro e aço revestido de película plástica, poço tubular de 202 m de profundidade, microfones e equipamentos de amplificação sonora, 335x1400 cm. Foto: William Gomes.
  • Elisa Bracher

    Elisa Bracher, Embrionário, 2003, [detalhe], Madeira de eucalipto, cedro e pinos de ferro, dimensões variáveis.
  • Edgard de Souza

    Sem título, 2000, bronze, 59x86x45cm. Foto: Pedro Motta
  • Matthew Barney

    Matthew Barney, De lama lâmina, 2009,[detalhe],  domos geodésicos em aço e vidro, trator florestal, escultura em polietileno, 8x14x55 m. Foto: William Gomes
  • Giuseppe Penone

    https://www.youtube.com/watch?v=jA8inmHhx8c
  • Marilá Dardot

    Marilá Dardot, A origem da obra de arte, 2002, [detalhe], 150 vasos de cerâmica em forma de letras, terra, sementes e instrumentos de jardinagem, dimensões variáveis. Foto: Pedro Motta
  • Hélio Oiticica

    Hélio Oiticica, Invenção da cor, Penetrável Magic Square #5, De Luxe, 1977, [detalhe], pintura sobre paredes de alvenaria, cobertura de metal e vidro, alambrado, seixo rolado, 15x15x4,5 m. Foto: Rossana Magri
  • Neville D’Almeida

    Hélio Oiticica e Neville D’Almeida, Cosmococa/CC3 Maileryn, 1973, 5 projetores, slides, areia coberta de vinil transparente, balões, trilha sonora (Yma Sumac) e equipamento de aúdio, dimensões variáveis. Foto: Eugenio Sávio
  • Miguel Rio Branco

    Miguel Rio Branco, Entre os olhos o deserto, 1997, [detalhe],  projeção digital em loop, som estéreo, 300x300 cm, cada projeção. Foto: Pedro Motta
  • Janet Cardiff

    Janet Cardiff, Forty Part Motet, 2001, [detalhe], instalação sonora em 40 canais, com duração de 14’7”, cantada pelo coro da catedral de Salisbury, dimensões variáveis. Foto: William Gomes.
  • Olafur Eliasson

    Olafur Eliasson, Viewing Machine, 2001, Inhotim
  • Rirkrit Tiravanija

    Rirkrit Tiravanija, Palm Pavilion, 2006-08, [detalhe], metal, madeira, palmeiras, materiais diversos, dimensões variáveis. Foto: Eugenio Sávio
  • Paul McCarthy

    Paul McCarthy, Pinocchio Block Head, 2001, [detalhe], bronze, 320x167x230 cm. Foto: Rossana Magri
  • Simon Starling

    WhatsApp Image 2021-02-08 at 11.07.28 (7) 1
  • Zhang Huan

    Zhang Huan, Gui Tuo Bei, 2001, pedra, 640x195x250 cm. ​Foto: William Gomes
  • Dominique Gonzalez-Foerster, Desert Park, 2010, concreto, areia, livros diversos, dimensões variáveis. Foto: William Gomes

    Desert Park

    Dominique Gonzalez-Foerster

    Dominique Gonzalez-Foerster, Desert Park, 2010, [detalhe], concreto, areia, livros diversos, dimensões variáveis. Foto: Marcelo Coelho
  • Dan Graham, Bisected Triangle, Interior Curve, 2002, vidro espelhado e aço inoxidável, 220x713x504 cm. Foto: Eduardo Eckenfels

    Bisected Triangle, Interior Curve

    Dan Graham

    Dan Graham, Bisected Triangle, Interior Curve, 2002, vidro espelhado e aço inoxidável, 220x713x504 cm. Foto: Brendon Campos
  • Chris Burden, Beam Drop Inhotim, 2008, [detalhe],  concreto e 71 vigas de aço, 12x12x11 m. Foto: William Gomes

    Beam Drop Inhotim

    Chris Burden

    Chris Burden, Beam Drop Inhotim, 2008, [detalhe],  concreto e 71 vigas de aço, 12x12x11 m. Foto: Carol Lopes
  • Originária do do Pacífico Sul, ela vem sendo introduzida em outras localidades desde o século 18. Foto:João Marcos Rosa/Nitro

    Giant Fern

    Conhecida como a samambaia de maior folha, podendo chegar até 8 m, elas são arqueadas e de coloração verde brilhante. Foto:João Marcos Rosa/Nitro
  • Brumadinho_MG, 19 de fevereiro de 2021Jardim Botanico INHOTIMFOTO: JOAO MARCOS ROSA/NITRO

    Octopus Agave

    Comumente as Populações indígenas usam as fibras das folhas, depois de secas, para fazer sabão devido as altas concentrações de saponina. Foto:João Marcos Rosa/Nitro
  • William Kentridge

    William Kentrigde, I am not me, the horse is not mine, 2008, [detalhe], videoinstalação Foto: Eduardo Eckenfels
  • Dominique Gonzalez-Foerster

    Dominique Gonzalez-Foerster, Desert Park, 2010, [detalhe], concreto, areia, livros diversos, dimensões variáveis. Foto: Daniela Paoliello.
  • Gisela Motta and Leandro Lima

    Claudia Andujar, Gisela Motta e Leandro Lima, Yano-a, 2005, [detalhe], Videoinstalação, tela suspensa de retroprojeção, projetor de vídeo, retroprojetor, fotolito, filtro de cor, micro ventilador, aquário e água. Foto: Leo Lara/Área de Serviço
  • Waltercio Caldas

    Waltercio Caldas, Escultura para todos os materiais não transparentes, 1985,  pedra, dimensões variáveis.​ Foto: William Gomes
  • Victor Grippo

    Victor Grippo, La Intimidad de la Luz en St. Ives, 1997, 6 mesas, gesso, moldes, argila, água, ferramentas e texto, dimensões variáveis. Foto: WilliamGomes
  • Valeska Soares

    Valeska Soares, Folly, 2005, [vista interna], vídeo transferido para DVD, 5’, madeira, vidro, ar-condicionado, trilha sonora The Look of Love, 250x1110 cm. ​Foto: Daniela Paoliello
  • Amilcar de Castro

    Amilcar de Castro, Sem título, 2001, [detalhe], aço corten, 448 x 500 x122 cm. Foto: William Gomes
  • Tunga

    Tunga, True Rouge, 1997, [detalhe] redes, madeira, vidro soprado, pérolas de vidro, tinta vermelha, esponjas do mar, bolas de sinuca, escovas limpa-garrafa, feltro, bolas de cristal, 1315x750x450 cm.  Foto:  Carol Reis
  • Robert Irwin

    Robert Irwin, Sem título, 2019, aço inoxidável, concreto, vidro, 6.3x14,6. Foto: William Gomes
  • Adriana Varejão

    20080520-Adriana-Varejao-Celacanto-Provoca-Maremoto-2004-2008-Foto-Eduardo-Eckenfels-03 destaque
  • Rivane Neuenschwander

    ​Rivane Neuenschwander,  "Continente/Nuvem", 2008-2009, plástico corrugado, alumínio, bolas de isopor, lâmpadas fluorescentes, ventiladores elétricos e timers, dimensões variáveis. Foto: Pedro Motta
  • Lygia Pape

    Lygia Pape, Ttéia 1 C, 2002, fio metalizado, dimensões variáveis. Foto: William Gomes
  • Adriana Varejão, Carnívoras, 2008, óleo e gesso sobre tela, dimensões variáveis. Foto: Eduardo Eckenfels

    Carnívoras

    Adriana Varejão

    Adriana Varejão, Carnívoras, 2008, [detalhe], óleo e gesso sobre tela, dimensões variáveis. Foto: Vicente de Mello
  • 4 JT DTS -visao-geral-3

    Jardim de Todos os Sentidos

    Os insetos são importantes polinizadores, levando os grãos de pólen de uma flor para outra. Foto:João Marcos Rosa/Nitro
  • O jardim tem 2.590m² e mais de 1.000 plantas caracterizadaspor possuir espinhos, folhas pequenas e cerosas, e raízes longas.Foto:João Marcos Rosa/Nitro

    Jardim Desértico

    Os espinhos são folhas modificadas que protegem a planta e evitam a perda de água. Foto:João Marcos Rosa/Nitro
  • Os caminhos nos levam a conhecer a diversidade dos dois biomas. Foto:João Marcos Rosa/Nitro

    Jardim de Transição

    Brumadinho_MG, 19 de fevereiro de 2021Jardim Botanico INHOTIMFOTO: JOAO MARCOS ROSA/NITRO
  • inhotim acervos jardim vandario 1

    Vandário

    Aspersores de água são acionados diariamente para garantir a umidade necessária para as espécies. Foto:João Marcos Rosa/Nitro
  • Nas veredas, a água atua como refúgio, abrigo, fonte de alimento e local de reprodução para fauna. Foto:João Marcos Rosa/Nitro

    Jardim Veredas

    Os bancos, esculturas mobiliárias, são obras do designer Hugo França. Em Inhotim há cerca de 120 peças. Foto:João Marcos Rosa/Nitro
  • Entre as espécies, obras como Inmensa (1982-2002), de Cildo Meireles. Foto:João Marcos Rosa/Nitro

    Jardim Pictórico

    A paisagem criada aqui remete ao próprio nome do jardim: pictórico indica algo semelhante a pintura. Foto: João Marcos Rosa/Nitro.'
  • O jardim é dedicado à conservação das walkerianas, que está ameaçada de extinção. Foto:João Marcos Rosa/Nitro

    Largo das Orquídeas

    As cores, aroma e simetria das flores encantam o mundo inteiro, possuindo grande valor ornamental. Foto:João Marcos Rosa/Nitro
  • O maior jardim do Inhotim é um convite à uma imersão no universo botânico. Foto: João Marcos Rosa/Nitro.

    Jardim Sombra e Água Fresca

    A paisagem conta com um curso d'água que percorre um dos limites do jardim. Foto:João Marcos Rosa/Nitro
  • Em várias parte do país, as folhas dessa espécie são utilizadas na cobertura de casas e no artesanato. Foto: João Marcos Rosa/Nitro.

    Buritirana

    Em várias parte do país, as folhas dessa espécie são utilizadas na cobertura de casas e no artesanato. Foto: João Marcos Rosa/Nitro.
  • Muito ornamental graças à folhagem delicada e à copa ampla. Foto: João Marcos Rosa/Nitro.

    Jacarandá-preto or Brazilian Rosewood

    Muito ornamental graças à folhagem delicada e à copa ampla. Foto: João Marcos Rosa/Nitro.
  • No Inhotim, essa palmeira em forma de candelabro se encontra na área externa do Restaurante Tamboril. Foto: João Marcos Rosa/Nitro.

    Robellini Palm

    Seu caule é moradia para líquens e musgos. Foto: João Marcos Rosa/Nitro.
  • Elegante, ela atrai com seus frutos vários passaros no inverno, quando a floresta possui pouca comida. Foto: João Marcos Rosa/Nitro.

    Juçara Palm

    Elegante, ela atrai com seus frutos vários passaros no inverno, quando a floresta possui pouca comida. Foto: João Marcos Rosa/Nitro.
  • O ipê-amarelo está localizado no eixo rosa, próximo a Galeria Claudia Andujar. Foto: João Marcos Rosa/Nitro.

    Yellow Ipê

    O ipê-amarelo está localizado no eixo rosa, próximo a Galeria Claudia Andujar. Foto: João Marcos Rosa/Nitro.
  • As folhas dispostas em roseta formam um vaso no centro da planta, que acumula água e nutrientes. Foto: João Marcos Rosa/Nitro.

    Imperial Bromeliad

    As folhas dispostas em roseta formam um vaso no centro da planta, que acumula água e nutrientes. Foto: João Marcos Rosa/Nitro.
  • Cipestre presente ao lado da Galeria True Rouge. Foto: João Marcos Rosa/Nitro.

    Swamp Cypress

    Brumadinho_MG, 19 de fevereiro de 2021Jardim Botanico INHOTIMFOTO: JOAO MARCOS ROSA/NITRO
  • A espécie da Indonésia se adaptou muito bem ao clima do Brasil.Foto: João Marcos Rosa/Nitro.

    Pinang Yaki

    Brumadinho_MG, 06 de marco de 2021Jardim Botanico INHOTIMFOTO: JOAO MARCOS ROSA/NITRO
  • Bambus herbáceos são delicados e geralmente muito menores do que os bambus lenhosos.  Foto: João Marcos Rosa/Nitro.

    Bambuzinho

    Bambus herbáceos são delicados e geralmente muito menores do que os bambus lenhosos.  Foto: João Marcos Rosa/Nitro.
  • Na primavera e verão a planta gera frutos e as sementes germinam com bom percentual em seis a oito meses. Foto: João Marcos Rosa/Nitro.

    Coco-de-pedra

    Na primavera e verão a planta gera frutos e as sementes germinam com bom percentual em seis a oito meses. Foto: João Marcos Rosa/Nitro.
  • As raízes apresentam características estruturais adaptadas a ambientes com muita água. Foto: João Marcos Rosa/Nitro.

    Paxiúba

    As raízes apresentam características estruturais adaptadas a ambientes com muita água. Foto: João Marcos Rosa/Nitro.
  • Apesar das folhas serem parecidas com as de bananeira, as duas espécies são de famílias diferentes. Foto: João Marcos Rosa/Nitro.

    Traveler's Palm

    Apesar das folhas serem parecidas com as de bananeira, as duas espécies são de famílias diferentes. Foto: João Marcos Rosa/Nitro.
  • Dos folíolos espinhosos se extrai a fibra “ráfia”, muito utilizada artesanalmente e em tinturas. Foto: João Marcos Rosa/Nitro.

    Raffia Palm

    Dos folíolos espinhosos se extrai a fibra “ráfia”, muito utilizada artesanalmente e em tinturas. Foto: João Marcos Rosa/Nitro.
  • Os frutos alaranjados são outro destaque da planta. Não são tóxicos, mas não tem um sabor agradável. Foto: João Marcos Rosa/Nitro.

    Canary Island Date Palm

    Os frutos alaranjados são outro destaque da planta. Não são tóxicos, mas não tem um sabor agradável. Foto: João Marcos Rosa/Nitro.
  • Folhagens vistosas, verdejantes e com finas bordas avermelhadas que finalizam os detalhes. Foto: João Marcos Rosa/Nitro.

    Philodendron

    Folhagens vistosas, verdejantes e com finas bordas avermelhadas que finalizam os detalhes. Foto: João Marcos Rosa/Nitro.
  • É uma planta de tronco fibroso e espesso, considerada "Em perigo". Foto: João Marcos Rosa/Nitro.

    Xaxim

    É uma planta de tronco fibroso e espesso, considerada "Em perigo". Foto: João Marcos Rosa/Nitro.
  • As Cicas femininas produzem sementes globosas, de cor marrom ou alaranjadas e muito tóxicas.  Foto: João Marcos Rosa/Nitro.

    Cycad or Queen Sage

    No detalhe, sementes de Cycas circinalis no início do desenvolvimento. Foto: João Marcos Rosa/Nitro.
  • O Coité possui uma forma de crescimento torta, baixa e muito ramificada. Foto: João Marcos Rosa/Nitro.

    Coité

    O Coité possui uma forma de crescimento torta, baixa e muito ramificada. Foto: João Marcos Rosa/Nitro.
  • Localizada no eixo laranja, a Corifa integra o paisagismo da Galeria Adriana Varejão. Foto: João Marcos Rosa/Nitro.

    Talipot Palm

    As folhas, bem fibrosas e grandes, têm formato de leque e possuem as margens dobradas para dentro. Foto: João Marcos Rosa/Nitro.
  • A Copaíba pode ser vista próxima a Galeria Psicoativa Tunga. Foto: João Marcos Rosa/Nitro.

    Copaíba

    A casca, de coloração avermelhada (jovem) e marrom (adulta), pode ter até 17 mm de espessura.  Foto:João Marcos Rosa/Nitro.
  • Constraste entre as folhas do Inhame-roxo encantam os visitantes do Inhotim.  Foto:João Marcos Rosa/Nitro.

    Black Magic Taro

    Constraste entre as folhas do Inhame-roxo encantam os visitantes do Inhotim.  Foto:João Marcos Rosa/Nitro.
  • O corante avermelhado, característca marcante da expécie, possui apelo comercial desde os tempos de Brasil Colônia. Foto:João Marcos Rosa/Nitro.

    Brazilwood

    O corante avermelhado, característca marcante da expécie, possui apelo comercial desde os tempos de Brasil Colônia. Foto:João Marcos Rosa/Nitro.
  • Próximas ao Magic Square #5, de Hélio Oiticica, as palmeiras-azuis ressaltam as cores da obra na paisagem. Foto:João Marcos Rosa/Nitro.

    Bismarck Palm

    Cada palmeira possui cerca de 20 folhas, que quando velhas, caem deixando marcas no caule. Foto:João Marcos Rosa/Nitro.
  • As folhas finas dão um aspecto de cabeleira nas extremidades dos ramos. Foto:João Marcos Rosa/Nitro.

    Ponytail Palm

    As folhas finas dão um aspecto de cabeleira nas extremidades dos ramos. Foto:João Marcos Rosa/Nitro.
  • As folhas são empregadas como matéria-prima na obtenção de fibras destinadas à produção de linhas, cordas e redes. Foto:João Marcos Rosa/Nitro

    Macaúba palm

    As folhas são empregadas como matéria-prima na obtenção de fibras destinadas à produção de linhas, cordas e redes. Foto:João Marcos Rosa/Nitro
  • Formado por uma cápsula que abriga as sementes, o fruto é chamado canudo-de-cachimbo. Foto:João Marcos Rosa/Nitro.

    Jequitibá

    Formado por uma cápsula que abriga as sementes, o fruto é chamado canudo-de-cachimbo. Foto:João Marcos Rosa/Nitro.
  • Encontrada com flor em abril, a espécie é polinizada por abelhas e suas sementes são dispersas naturalmente.Foto:João Marcos Rosa/Nitro

    Canela-de-ema or Vellozia compacta

    Encontrada com flor em abril, a espécie é polinizada por abelhas e suas sementes são dispersas naturalmente.Foto:João Marcos Rosa/Nitro
  • A árvore, presente desde quando ali ainda era uma fazenda, é testemunha da história do Instituto Inhotim. Foto:João Marcos Rosa/Nitro

    Tamboril

    A árvore, presente desde quando ali ainda era uma fazenda, é testemunha da história do Instituto Inhotim. Foto:João Marcos Rosa/Nitro
  • Chris Burden, Beehive Bunker, 2006, concreto, barra de aço para concreto armado, arame de aço, tampa de boca de lobo em ferro fundido, dimensões variáveis. Foto: Eduardo Eckenfels

    Beehive Bunker

    Chris Burden

    Chris Burden, Beehive Bunker, 2006, concreto, barra de aço para concreto armado, arame de aço, tampa de boca de lobo em ferro fundido, dimensões variáveis. Foto: Eduardo Eckenfels
  • Cildo Meireles, Inmensa, 1982-2002, aço corten, 400x810x445 cm. Foto: Pedro Motta

    Inmensa

    Cildo Meireles

    Cildo Meireles, Inmensa, 1982-2002, aço corten, 400x810x445 cm. Foto: Pedro Motta
  • Edgard de Souza, Sem título, 2001, bronze, 42x83x36. Foto Daniel Mansur

    untitled (2001)

    Edgard de Souza

    Edgard de Souza, Sem título, 2001, bronze, 42x83x36. Foto Daniel Mansur
  • Sem título, 2000; Sem título, 2002; Sem título, 2005, bronze.  Foto: Pedro Motta.

    untitled (2000); untitled (2002); untitled (2005)

    Edgard de Souza

    Sem título, 2000; Sem título, 2002; Sem título, 2005, [vista aérea], bronze.  Foto: Marcelo Coelho
  • ​Giuseppe Penone, Elevazione, 2000-01, bronze, 1000x600x600. Foto: William Gomes.

    Elevazione

    Giuseppe Penone

    ​Giuseppe Penone, Elevazione, 2000-01, [detalhe],  bronze, 1000x600x600. Foto: William Gomes.
  • Jarbas Lopes, Troca-troca, 2002, 3 fuscas com aparelhagem de som, dimensões variáveis.  Foto: Eduardo Eckenfels

    Troca-troca

    Jarbas Lopes

    Jarbas Lopes, Troca-troca, 2002, [detalhe], 3 fuscas com aparelhagem de som, dimensões variáveis.  Foto: William Gomes.
  • Hélio Oiticica, Invenção da cor, Penetrável Magic Square #5, De Luxe, 1977, [detalhe], pintura sobre paredes de alvenaria, cobertura de metal e vidro, alambrado, seixo rolado, 15x15x4,5 m. Foto: Brendon Campos

    Invenção da Cor, Penetrável Magic Square #5, De Luxe

    Hélio Oiticica

    Hélio Oiticica, Invenção da cor, Penetrável Magic Square #5, De Luxe, 1977, [detalhe], pintura sobre paredes de alvenaria, cobertura de metal e vidro, alambrado, seixo rolado, 15x15x4,5 m. Foto: Brendon Campos
  • John Ahearn & Rigoberto Torres, Rodoviária de Brumadinho, 2005, tinta automotiva sobre fibra de vidro, 530x1500x20 cm. Foto: William Gomes

    Abre a porta (2006); Rodoviária de Brumadinho (2005)

    John Ahearn & Rigoberto Torres

    John Ahearn & Rigoberto Torres, Rodoviária de Brumadinho, 2005, tinta automotiva sobre fibra de vidro, 530x1500x20 cm. Foto: Eduardo Eckenfels
  • John Ahearn & Rigoberto Torres

    John Ahearn & Rigoberto Torres, Abre a porta, 2006; John Ahearn & Rigoberto Torres, Rodoviária de Brumadinho, 2005. Foto: Pedro Motta
  • No Inhotim,  palmeira pode ser vista próxima a obra Inmensa, de Amilcar de Castro.Foto: João Marcos Rosa/Nitro.

    untitled (2001)

    Amilcar de Castro

    Amilcar de Castro, Sem título, 2001, [detalhe], aço corten, 448 x 500 x122 cm. Foto: William Gomes
  • Paul McCarthy, Pinocchio Block Head, 2001, bronze, 320x167x230 cm. Foto: William Gomes

    Pinocchio Block Head

    Paul McCarthy

    Paul McCarthy, Pinocchio Block Head, 2001, [detalhe],  bronze, 320x167x230 cm. Foto: William Gomes
  • Rirkrit Tiravanija, Palm Pavilion, 2006-08, [vista interna], metal, madeira, palmeiras, materiais diversos, dimensões variáveis.  Foto: Pedro Motta

    Palm Pavilion

    Rirkrit Tiravanija

    Rirkrit Tiravanija, Palm Pavilion, 2006-08, [vista externa], metal, madeira, palmeiras, materiais diversos, dimensões variáveis.  Foto: William Gomes
  • Robert Irwin, Sem título, 2019, aço inoxidável, concreto, vidro, 6.3x14,6. Foto: William Gomes

    untitled (2009)

    Robert Irwin

    Robert Irwin, Sem título, 2019, [detalhe],  aço inoxidável, concreto, vidro, 6.3x14,6. Foto: William Gomes
  • The Mahogany Pavilion (Mobile Architecture nº 1), 2004 de Simon Starling. Acervo de arte contemporânea Inhotim

    The Mahogany Pavilion (Mobile Architecture nº 1)

    Simon Starling

    Simon Starling, The Mahogany Pavilion (Mobile Architecture nº 1), 2004, veleiro “loch long” invertido (nº73) construído em 1963 pela Boags Boat Yard em Largs, Escócia, usando mogno sul-americano, 640x600x350 cm​. Foto:  William Gomes
  • Tunga, Deleite, 1999, ferro e couro, 495x520x310. Foto: Tibério França

    Deleite

    Tunga

    Tunga, Deleite, 1999, ferro e couro, 495x520x310. Foto: Tibério França
  • Escultura para todos os materiais não transparentes (1985) de Waltercio Caldas. Acervo de arte contemporânea Inhotim

    Escultura para todos os materiais não transparentes

    Waltercio Caldas

    Waltercio Caldas, Escultura para todos os materiais não transparentes, 1985,  pedra, dimensões variáveis.​ Foto: William Gomes
  • Yayoi Kusama, Narcissus Garden, 1966/2009, esferas de aço inoxidável, dimensões variáveis. Foto: Daniela Paolielo

    Narcissus Garden

    Yayoi Kusama

    Yayoi Kusama, Narcissus Garden, 1966/2009, [detalhe], esferas de aço inoxidável, dimensões variáveis. Foto: Pedro Motta
  • Zhang Huan, Gui Tuo Bei, 2001, pedra, 640x195x250 cm. ​Foto: William Gomes

    Gui Tuo Bei

    Zhang Huan

    Zhang Huan, Gui Tuo Bei, 2001, [detalhe], pedra, 640x195x250 cm. ​Foto: William Gomes
  • Elisa Bracher, Embrionário, 2003, Madeira de eucalipto, cedro e pinos de ferro, dimensões variáveis. Foto: William Gomes

    Equilíbrio Amarrado (2004); Embrionário (2003)

    Elisa Bracher

    Elisa Bracher, Embrionário, 2003, Madeira de eucalipto, cedro e pinos de ferro, dimensões variáveis. Foto: William Gomes
  • Galeria Claudia Andujar, Arquitetos Associados, 2015. Foto: Eduardo Eckenfels.

    Galeria Claudia Andujar

    Claudia Andujar

    Galeria Claudia Andujar, 2015, [vista interna]. Foto: Eduardo Eckenfels.
  • Galeria Cosmococa, Arquitetos Associados, 2010, [vista aérea].Foto: Marcelo Coelho

    Galeria Cosmococa

    Hélio Oiticica, Neville D’Almeida

    Galeria Cosmococa, Arquitetos Associados, 2010, [vista aérea].Foto: Marcelo Coelho
  • Galeria Miguel Rio Branco, Arquitetos Associados, 2010. Foto: Daniel Mansur

    Galeria Miguel Rio Branco

    Miguel Rio Branco

    Miguel Rio Branco, Diálogos com Amaú, 1983, projeções sobre voil de slides 35mm digitalizados, som mono, dimensões variáveis;. Foto: Brendon Campos
  • Galeria Psicoativa, Rizoma Arquitetura, 2012. Foto: Daniel Mansur

    Galeria Psicoativa Tunga

    Tunga

    Galeria Psicoativa, Rizoma Arquitetura, 2012. Foto: Daniel Mansur
  • Galeria Adriana Varejão, Tacoa Arquitetos, 2008. [vista aérea]. Foto: Marcelo Coelho.

    Galeria Adriana Varejão

    Adriana Varejão

    Galeria Adriana Varejão, Tacoa Arquitetos, 2008. Foto: Eduardo Eckenfels.
  • Galeria Cildo Meireles, Paulo Orsini, 2004. Foto: William Gomes

    Galeria Cildo Meireles

    Cildo Meireles

    Cildo Meireles, Através, 1983-89, [detalhe],  materiais diversos, 600x1500x1500 cm. ​Foto: Pedro Motta
  • Galeria Mata, Paulo Orsini, 2002. Foto: Eduardo Eckenfels

    Galeria Mata

    Obra Método para arranque e deslocamento, 1992-93, de José Damasceno na exposição "Visão Geral" (2019). Acervo de arte contemporânea Inhotim
  • Galeria Marcenaria, Arquitetos Associados, 2008. Foto: William Gomes

    Galeria Marcenaria

    Victor Grippo, La Intimidad de la Luz en St. Ives, 1997, 6 mesas, gesso, moldes, argila, água, ferramentas e texto, dimensões variáveis. Foto: William Gomes
  • Galeria Praça, Paulo Orsini, 2004. Foto: William Gomes

    Galeria Praça

    John Ahearn & Rigoberto Torres, Abre a porta, 2006; John Ahearn & Rigoberto Torres, Rodoviária de Brumadinho, 2005. Foto: Pedro Motta
  • Galaeria Lago, Paulo Orsini, 2006. Foto: William Gomes

    Galeria Lago

    Robert Irwin, Black³, 2008, na exposição "Lamelas, Irwin, Kusama: Sobre a Percepção" (2018). Foto: Daniel Mansur
  • Galeria Galpão, Aruitetos Associados, 2009. Foto: William Gomes

    Galeria Galpão

    William Kentrigde, I am not me, the horse is not mine, 2008, videoinstalação Foto: Eduardo Eckenfels
  • Galeria Fonte, 2002, Paulo Orsini. Foto: William Gomes

    Galeria Fonte

    Peter Coffin, Sem título, 2008, na exposição "Para ver o tempo passar" (2018). Foto: Daniel Mansur
  • Carlos Garaicoa, Ahora Juguemos a Desaparecer (II), 2002, mesa de metal, velas, instalação de vídeo, dimensões variáveis. Foto: Eduardo Eckenfels

    Carlos Garaicoa

    Carlos Garaicoa

    Carlos Garaicoa, Ahora Juguemos a Desaparecer (II), 2002, mesa de metal, velas, instalação de vídeo, dimensões variáveis. Foto: Eduardo Eckenfels
  • Galeria Lygia Pape, Rizoma Arquitetura, 2012. Foto: Eduardo Eckenfels.

    Lygia Pape

    Lygia Pape

    Lygia Pape, Ttéia 1 C, 2002, fio metalizado, dimensões variáveis. Foto: William Gomes
  • Doug Aitken, Sonic Pavilion, 2009,[vista externa], pavilhão de vidro e aço revestido de película plástica, poço tubular de 202 m de profundidade, microfones e equipamentos de amplificação sonora, 335x1400 cm. Foto: Marcelo Coelho

    Doug Aitken

    Doug Aitken

    Doug Aitken, Sonic Pavilion, 2009,[vista interna], pavilhão de vidro e aço revestido de película plástica, poço tubular de 202 m de profundidade, microfones e equipamentos de amplificação sonora, 335x1400 cm. Foto: Daniela Paoliello
  • ​Galeria Doris Salcedo, Arquitetos Associados, 2008.  Foto: William Gomes

    Doris Salcedo

    Doris Salcedo

    ​Doris Salcedo, Neither, 2004, [detalhe], placas de gesso e aço, 494x740x1500 cm.  Foto: Daniel Mansur
  • Galeria Carrol Dunham, Rizoma Arquitetura, 2014. Foto: Daniel Mansur

    Carroll Dunham

    Carroll Dunham

    Galeria Carrol Dunham, 2014, [vista interna]. Foto: Daniel Mansur
  • Janet Cardiff, Forty Part Motet, 2001, instalação sonora em 40 canais, com duração de 14’7”, cantada pelo coro da catedral de Salisbury, dimensões variáveis. Foto: Pedro Motta

    Forty Part Motet

    Janet Cardiff

    Janet Cardiff, Forty Part Motet, 2001, [detalhe], instalação sonora em 40 canais, com duração de 14’7”, cantada pelo coro da catedral de Salisbury, dimensões variáveis. Foto: William Gomes.
  • Victor Grippo, La Intimidad de la Luz en St. Ives, 1997, 6 mesas, gesso, moldes, argila, água, ferramentas e texto, dimensões variáveis. Foto: William Gomes

    La Intimidad de la Luz en St. Ives

    Victor Grippo

    Victor Grippo, La Intimidad de la Luz en St. Ives, 1997, 6 mesas, gesso, moldes, argila, água, ferramentas e texto, dimensões variáveis. Foto: Daniela Paoliello
  • Matthew Barney, De lama  lâmina, 2004, vídeo, cor, som, 55' 22'', Still.

    De lama lâmina

    Matthew Barney

    Matthew Barney, De lama  lâmina, 2004, vídeo, cor, som, 55' 22'', Still.
  • William Kentrigde, I am not me, the horse is not mine, 2008, videoinstalação Foto: Eduardo Eckenfels

    I am not me, the horse is not mine

    William Kentridge

    William Kentrigde, I am not me, the horse is not mine, 2008, [detalhe], videoinstalação Foto: William Gomes
  • ​Galeria Rivane Neuenschwander, 2009. Foto: Pedro Motta

    Rivane Neuenschwander

    Rivane Neuenschwander

    ​Rivane Neuenschwander, Continente/Nuvem, 2008, plástico corrugado, alumínio, bolas de isopor, lâmpadas fluorescentes, ventiladores elétricos e timers, dimensões variáveis. Foto: Pedro Motta
  • Adriana Varejão, Panacea Phantastica, 2004-08, serigrafia sobre azulejo, 40 x 202 x 202 cm. Foto: Eduardo Eckenfels

    Panacea Phantastica

    Adriana Varejão

    Adriana Varejão, Panacea Phantastica, 2003-08, [detalhe],serigrafia sobre azulejo, 40 x 202 x 202 cm. Foto: Vicente Mello.
  • Galeria Valeska Soares, 2009. Foto: William Gomes.

    Valeska Soares

    Valeska Soares

    Valeska Soares, Folly, 2005, [vista interna], vídeo transferido para DVD, 5’, madeira, vidro, ar-condicionado, trilha sonora The Look of Love, 250x1110 cm. ​Foto: William Gomes
  • Galeria True Rouge, Paulo Orsini, 2002. Foto: Eduardo Eckenfels.

    True Rouge

    Tunga

    Tunga, True Rouge, 1997, [detalhe], redes, madeira, vidro soprado, pérolas de vidro, tinta vermelha, esponjas do mar, bolas de sinuca, escovas limpa-garrafa, feltro, bolas de cristal, 1315x750x450 cm. Foto: Carol Lopes.
  • Matthew Barney, De lama lâmina, 2009, domos geodésicos em aço e vidro, trator florestal, escultura em polietileno, 8x14x55 m. Foto: William Gomes

    Matthew Barney

    Matthew Barney

    ​Matthew Barney, De lama lâmina, 2009, [vista aérea] domos geodésicos em aço e vidro, trator florestal, escultura em polietileno, 8x14x55 m. Foto: Brendon Campos
  • Galeria Marilá Dardot, Play Arquitetura, 2011. Foto: Pedro Motta.

    Marilá Dardot

    Marilá Dardot

    ​Marilá Dardot, A origem da obra de arte, 2002, [detalhe], 150 vasos de cerâmica em forma de letras, terra, sementes e instrumentos de jardinagem, dimensões variáveis. Foto: Pedro Motta
  • A casca, de coloração avermelhada (jovem) e marrom (adulta), pode ter até 17 mm de espessura.  Foto:João Marcos Rosa/Nitro.

    Copaíba

    A casca, de coloração avermelhada (jovem) e marrom (adulta), pode ter até 17 mm de espessura.  Foto:João Marcos Rosa/Nitro.
Directions

Map

Now on

Search

Filters