Seja

Amigo

Paulo Nazareth

Série Casa de pássaros, 2024 
Compensado naval e aço 

As casas foram construídas a partir de projetos “modernosos”, ou seja, que se inspiram em determinadas características do repertório visual da arquitetura moderna brasileira.  

O conjunto Casas de pássaros foi produzido por Paulo Nazareth no contexto da exposição ESCONJURO, como parte da reforma inaugurada em novembro de 2024 e que adotou a primavera como ponto de partida. A obra foi totalmente produzida em Inhotim pela equipe de marcenaria e instalada por nossa equipe de ateliê. As casas são resultado das mediações entre o artista, os curadores e diferentes pesquisadores do Jardim Botânico da instituição.  

Os processos migratórios e seus desdobramentos se estabeleceram como assunto de interesse na produção de Paulo Nazareth. Ao tratar da experiência colonial, os trânsitos desde África e Américas, a circulação de mercadorias, pessoas e, portanto, de culturas esteve na base de suas investigações. Nesse processo, também interessam ao artista os diferentes projetos de nação que foram sendo construídos e como eram mobilizadas as noções de barbárie e civilização, atraso e progresso. A noção de um “Brasil moderno”, contraponto a um Brasil do passado, foi antes anunciada pelo poder público através da arquitetura; criar uma Capital Federal no interior do Brasil pode ser lido como o gesto mais radical do propósito de modernização do país. Contudo, na prática, o progresso anunciado nunca chegou para todos. Para a construção de Brasília, por exemplo, a remoção de grandes áreas de vegetação do Cerrado resultou em graves alterações dos hábitats naturais, impactando a flora e a fauna da região. As obras teriam também impactado outros biomas mais distantes, como a Mata Atlântica, por conta da grande demanda de madeira para as construções em concreto armado. Além disso, os trabalhadores que migravam para Brasília, a maioria vinda do Nordeste do Brasil, tinham péssimas condições de trabalho e de vida, sendo a maioria obrigada a residir nos arredores da cidade, em casas de construção precária e improvisada, reutilizando alguns dos materiais que sobravam das obras.  

Os pássaros migram em busca de melhores condições de vida, ou seja, maior oferta de alimento, abrigo e cenários mais favoráveis para reprodução. Inhotim tem feito parte da rota de diferentes espécies, e o conjunto Casas de pássaros tem como objetivo acolher bem esses animais viajantes. As casas foram construídas a partir de projetos “modernosos”, ou seja, que se inspiram em determinadas características do repertório visual da arquitetura moderna brasileira.  

Como chegar

Mapa

Hoje

Busca

Filtros