Rebeca Carapiá, “Apenas depois da chuva” (2024)
Comissionada pelo Inhotim, Apenas depois da chuva (2024), de Rebeca Carapiá, é uma instalação escultórica composta por 20 peças, com cerca de cinco metros cada. O conjunto será exibido a partir de 19 de outubro no lago próximo à Galeria Mata e à Galeria True Rouge, de Tunga.
A nova obra é fruto de uma imersão da artista na Serra da Capivara, no Piauí. O trabalho expõe a reflexão sobre a relação entre a água e o território, investigando a escrita encontrada nos desenhos e esculturas do local. Durante os dias da viagem de pesquisa, Carapiá desenvolveu desenhos que compõem Apenas depois da chuva. Nascida em Salvador (BA), a artista é reconhecida por suas esculturas em ferro e cobre, que revelam uma linguagem única e poética.
A instalação, com curadoria de Beatriz Lemos e Deri Andrade, é uma continuação da pesquisa de Rebeca Carapiá sobre a interação entre elementos naturais e escultóricos, formas e paisagens.
De forma inédita no processo artístico de Carapiá, as peças foram feitas em colaboração entre ela, o serralheiro Gabriel Silva Santiago e a equipe de Serralharia da instituição. Além disso, a nova escala, mais monumental, foi possível por meio da parceria técnica também com as equipes de Ateliê e Produção.
Apenas depois da chuva conta com a Vale como Mantenedora Master por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Obra externa
Rebeca Carapiá, “Apenas depois da chuva” (2024)
O trabalho inédito, composto por 20 peças, criadas pela artista e produzidas junto a equipe do Inhotim. Foto: Ana Clara Martins
19/10/2024
Rebeca Carapiá, Apenas depois da chuva (2024)
A partir de 19/10
Lago próximo à Galeria Mata e à Galeria True Rouge