Maio no Inhotim
Arte, natureza, música, educação. Tudo isso e muito mais você encontra no Instituto Inhotim na programação de maio.
As novas exposições O Barco (2021), de Grada Kilomba, Esconjuro, de Paulo Nazareth, e Ensaios sobre paisagem podem ser visitadas nas galerias Galpão, Praça e Lago, respectivamente. Você também pode conhecer as novas exposições na companhia dos educadores do Inhotim em Visitas Mediadas.
Outras mostras temporárias que também estão em cartaz são Direito à forma, na Galeria Fonte, e Giro (2023), de Luana Vitra, na Galeria Marcenaria.
As obras de Paulo Nazareth, em que o artista retrata a sua mãe Dona Ana, são a inspiração da Visita temática Desenho de Mãe. No fim de semana do Dia das Mães, pessoas visitantes vão poder retratar suas figuras maternas, sejam elas mães biológicas ou adotivas, avós, madrinhas etc. Já na Visita panorâmica, realizada diariamente, é possível conhecer um pouco sobre a história do Inhotim.
A cada dia em um espaço diferente, o Ateliê Circulante traz propostas variadas, convidando pessoas de todas as idades a refletir sobre a importância do descanso na obra Piscina (2009), a investigar os bancos de Hugo França, a dar vida a sons do fundo da terra no Sonic Pavilion (2009) e a imaginar o mundo das pedras ao lado das esculturas de Elisa Bracher.
“O que é…?” é uma programação em que os visitantes transitam pelos caminhos do parque tendo como ponto de partida uma pergunta que propõe novos pontos de vista. Em maio, “O que é um rio?” traz uma conversa com Davi Nascimento e davi de jesus nascimento, pai e filho, uma apresentação de Pape Babou Seck (Senegal) e um show de Ava Rocha.
Para quem gosta de música, vale programar-se para assistir à série de concertos que a Orquestra Inhotim e o Quarteto Inhotim realizam em Brumadinho e Belo Horizonte, dentro do programa Rotas Musicais.
A Semana de Museus 2024 conta com eventos diversos, que vão desde a observação da rainha-do-cerrado — orquídea em período de floração —, até a primeira imersão da 12ª edição do projeto Descentralizando o Acesso.
Outras atividades da Semana são o IV Encontro Regional da Federação de Arte Educadores do Brasil e uma parceria com o Memorial Minas Gerais Vale para discutir pesquisa e educação nas instituições culturais.
O Instituto Inhotim está aberto ao público de quarta-feira a domingo. Para fazer a sua visita gratuitamente, retire seu ingresso para as quartas ou para o último domingo do mês, 26 de maio. Saiba mais no Guia Inhotim Gratuito.
Programação mensal
Maio no Inhotim
Novas exposições, visitas mediadas, Ateliê Circunlante, programações especiais o mês todo. Foto: Daniella Paolielo
01/05/2024
Maio no Inhotim
Maio no Inhotim
01 a 31/05