Quarto Ato – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista
A partir de 11 de novembro, o Inhotim, em curadoria conjunta com o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro), apresenta na Galeria Mata a exposição Quarto Ato – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista, de Abdias Nascimento.
A mostra, que trata da obra e trajetória de Abdias Nascimento, traz, em seu ciclo final, um panorama da vida do artista tendo como eixo central Xangô, Orixá da justiça e presença constante no discurso e trabalho de Abdias.
Em oito núcleos, o Quarto Ato percorre a multiplicidade de Abdias Nascimento como poeta, dramaturgo, ator, escritor, artista e político sob a perspectiva de resistência e criatividade do quilombismo, conceito que permeia as práticas ao longo de sua vida.
Além dos trabalhos de Abdias em diversas fases de sua produção artística, a exposição também conta com obras de LeRoi Caldwell Johson, Heitor dos Prazeres, Tunga, Yêdamaria, Sebastião Januário, Iberê Camargo, Diego Rivera, Emanoel Araújo, Regina Vater, Anna Bella Geiger, Fayga Ostrower, Flávio de Carvalho, José Heitor, Agnaldo Manuel dos Santos, Babatunde Folayemi, Melvin Edwards, Dayse Gomis e Marcel Diogo. Integra também a exposição o filme documentário de Antônio Olavo: Abdias Nascimento Memória Negra.
A exposição tem o Patrocínio Master do Itaú e o Patrocínio Prata da Petrobras por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Pela Petrobras, o projeto foi contemplado na Chamada Petrobras Cultural Múltiplas Expressões 2022.
Exposição
Quarto Ato – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista
Panorama da trajetória multidisciplinar de Abdias Nascimento chega ao ato final na Galeria Mata. Foto: Elisa Larkin Nascimento, Acervo Ipeafro.
11/11/2023
Quarto Ato - O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista
A partir de 11/11
Galeria Mata