• EN
  • Pesquisadores

    Os acervos de arte e de botânica e o território de Brumadinho, em várias dimensões, são objetos de investigação em diversas áreas de conhecimento e linhas de pesquisa. Entre os funcionários do Instituto Inhotim, muitos se dedicam a pesquisas científicas. Pesquisadores externos também têm desenvolvido, após submissão à Comissão de Ética do Instituto, investigações que agregam novos conhecimentos às atividades desenvolvidas no Instituto.

    Interessados em desenvolver pesquisas sobre o Inhotim devem seguir as instruções do Manual da Comissão de Ética do Instituto.

    baixar o manual

    Para envio de projeto de pesquisa e documentos, envie sua mensagem.



    Conheça as pesquisas já desenvolvidas por pesquisadores internos e externos sobre o Instituto Inhotim

    escolha o tema de pesquisa encontre um pesquisador
    A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
    Adriana Furtado Adriana Souto Adriane Kirst Adriano C. Gomide Alda Sant’Ana Alexandre Zubaran Aline Pereira Amanda Cotta Ana Flavia Machado Ana Paula Amaral André Luiz de Assis Moura André Roberto Melo Silva Ângela Campos Anna Thereza do V. B. de Menezes Antonio Afonso Camila de Lira Camilla Vieira Carla Ribeiro Machado e Portugal Carlos Vitor Silveira de Souza Carolina Vieira do Nascimento Daniela Ribeiro Elisa Vignolo Silva Érica Cremonin Ulbricht Eugenia Carolina Santos Evandro Gama de Oliveira Felipe Costa Salvador Fernanda Chalita Fernanda Chaves Ferreira Fernanda Lira Santiago Gabriela Franco Henrique Santiago Ianne Carolina Iany Ramalho Ilson Prata Inês de Oliveira Noronha Isabela Welter Janaína Melo José Antonio de Morais Júlia Pinto Rodrigues de Paula Júlia Torres Juliana Barga Juliana da Silva Sardinha Pinto Juliana Seregatti Antunes Juliana Veloso Sá Juliano Ricardo de Oliveira Julie Cleaver Malzoni Júlio Alves dos Santos Lara Ceres Larissa de Menezes Alvanhan Laura Silva Ratto Lauren S. Weingarden Lidiane Maria Arantes Liliana Sousa e Silva Lisete Hanna Rached Livia Dias Lopes Ludmila Steckeberg de Santana Luiz Antônio Botelho Andrade Mailine Bahia Manfred Wartinger Maria Eugênia Salcedo Mariana Rosa Marília Rosa Dolce Mário Cleber M. Lanna Jr. Melissa Turci Miriam Ariane Machado Patrícia Oliveira Patrícia Vargas Pedro Coutinho Pedro Gonzalez Priscila Lima Rafaela Jardim Pinto Raquel Moura Rita de Cássia Gioz Prado Rita de Cássia Marques Robson Xavier da Costa Rodrigo Portugal Rogério Pedersolli Rosalba Lopes Roseni Sena Sarah Reis Sayuri Borges Stanley Philippe Antunes Franco Suelen Cristina Thaís Weick Thalita Barros Thiago Malveira Valentina Tong Vinícius Parreiras Virginia Maria Ribeiro Silveira Walter Antônio Basanin
    carregando dados...

    Adriana Furtado

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Desenvolvimento Humano

    Mercados Inclusivos no desenvolvimento sustentável dos territórios: uma análise comparativa de experiências em Minas Gerais
    A pesquisa busca analisar como atores do mercado, sociedade civil e governo visualizam a influência dos Negócios Inclusivos no contexto da Responsabilidade Social Empresarial como estratégia de combate à pobreza na perspectiva do desenvolvimento local. A intenção final é propor estratégias consistentes para que os Negócios Inclusivos tenham uma influência mais decisiva no combate à pobreza.  

    Adriana Souto

    Centro Universitário Newton Paiva | Botânica e Meio Ambiente

    Instituto Inhotim: de Museu a Jardim Botânico

    A pesquisa pretende analisar o processo de transformação do Instituto Inhotim em Jardim Botânico. O estudo busca verificar a estrutura já existente no Instituto para a criação do Jardim Botânico e o que foi necessário ser alterado e/ou acrescentado, analisar o impacto turístico local após a criação do Jardim Botânico e o papel da Prefeitura de Brumadinho nesse processo.


    Adriane Kirst

    Universidade do Estado de Santa Catarina | educação

    Projeto Novos Talentos - Caderno: Arte Contemporânea na Educação

    A pesquisa visa à elaboração do Caderno Didático para atingir o professor, como ser que reflete suas práticas pedagógicas, vasculha os muitos nichos da arte, relaciona com o contexto daqueles para quem ensina, media os conhecimentos, as experiências, as vivências. A Arte Contemporânea na Educação possibilita diversos pensares, transita por outras áreas e é transdisciplinar. No caderno, a arte é abordada com toda sua proximidade com a vida e com o cotidiano. 


    Adriano C. Gomide

    Universidade Federal de Minas Gerais | arte

    Moços à procura da beleza V- Museu Inhotim e Saatchi Collection: um estudo comparado de duas coleções de arte contemporânea

    A pesquisa busca desenvolver um estudo comparativo de duas importantes coleções de arte contemporânea – a Coleção do Museu Inhotim, em Brumadinho, Brasil, e a Saatchi Collection, exposta na Saatchi Gallery, em Londres, Inglaterra. O estudo levará em consideração os aspectos da formação da coleção, sua evolução, sua legitimação perante o sistema de arte, a decisão de se constituir um espaço próprio para exposição das obras e as facilidades e dificuldades próprias de cada local para se constituir e manter uma coleção de arte.  


    Alda Sant’Ana

    Socioambiental Projetos | Botânica e Meio Ambiente

    Pesquisa de Percepção Socioambiental desenvolvida para o empreendimento da Ferrous Mineradora

    Trata-se de pesquisa de Percepção Socioambiental desenvolvida para o empreendimento da Ferrous Mineradora para realizar um diagnóstico socioambiental nos municípios em que se localiza a mina Esperança da Mineradora Ferrous. Esse diagnóstico subsidiará o planejamento, por parte da Ferrous, acerca dos encaminhamentos para essa área. 


    Alexandre Zubaran

    Chias Marketing | Turismo

    Pesquisa de demanda nacional e internacional e posicionamento da marca turística

    A pesquisa visa conhecer a avaliação de turistas sobre os destinos que visitam, incluindo-se  o Inhotim. Vários fatores são abordados: interesse, atração e motivação da demanda; identificar o comportamento e os hábitos de viagem; conhecer a imagem percebida pelo turista; conhecer o nível de satisfação em relação ao destino; identificar o nível de conhecimento da marca turística; identificar o posicionamento da marca turística de Belo Horizonte e coletar informações para atualizar o Plano Horizonte.


    Aline Pereira

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Comunicação

    Inhotim em Cena: um olhar sobre a comunicação estratégica no processo de formação da imagem institucional do Inhotim

    O principal objetivo desta pesquisa foi investigar o processo de construção da imagem institucional do Instituto Inhotim por meio da identificação das estratégias de comunicação utilizadas. A justificativa acadêmica foi a contribuição para os estudos de formação da imagem institucional nas empresas. O recorte utilizado foram as duas edições do projeto Inhotim em Cena, em 2010 e 2011. A pesquisa permitirá também identificar a percepção da Instituição pelo público.


    Amanda Cotta

    Instituto Inhotim | Botânica e Meio Ambiente

    Gestão em Jardins Botânicos: critérios para tombamento de plantas

    O trabalho propõe pesquisa sobre os critérios para tombamento de plantas utilizados nos diversos jardins botânicos associados à RBJB (Rede Brasileira de Jardim Botânico). A pesquisa se insere em um projeto de Iniciação Científica desenvolvido pelo Jardim Botânico Inhotim, em parceria com a Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), para gerar subsídios para a gestão das coleções do Jardim Botânico Inhotim. 


    Ana Flavia Machado

    Universidade Federal de Minas Gerais | Desenvolvimento Humano

    Cluster criativo: Inhotim como centralidade

    A pesquisa visa um diagnóstico sobre o papel do Instituto Inhotim no desenvolvimento de um cluster criativo que abrangeria os municípios de Brumadinho e seu entorno, tendo como referências regionais de polarização Belo Horizonte e Ouro Preto. A pesquisa contribuirá para preencher uma importante lacuna nos estudos sobre experiências recentes de áreas afetadas por grandes empreendimentos, em particular mineração e metalurgia, e os desafios que se colocam para a sustentabilidade nessas regiões. 


    Universidade Federal de Minas Gerais | educação

    Efeitos da participação no programa Laboratório Inhotim sobre formação de hábitos culturais, aprendizado e inserção no mercado de trabalho de egressos do programa

    A pesquisa busca avaliar os efeitos do Laboratório Inhotim sobre a proficiência escolar, a inserção no mercado de trabalho, a percepção social e a autoestima de egressos do programa. 


    Ana Paula Amaral

    Faculdade ASA de Brumadinho | Administração

    Liderança e motivação: principais aspectos internos da empresa que influenciam diretamente na mão de obra dos funcionários: um estudo de caso

    O objetivo geral é identificar e analisar os estilos de liderança e motivação que influenciam diretamente na qualidade da MOD de uma empresa, realizando um estudo de caso focado no Inhotim.


    André Luiz de Assis Moura

    Instituto Inhotim | Botânica e Meio Ambiente

    Levantamento de anfíbios anuros na área de visitação do Instituto Inhotim, Brumadinho, Minas Gerais

    A pesquisa tem como objetivo o levantamento de espécies de anfíbios anuros na área de visitação do Instituto Inhotim por meio da metodologia de armadilhas de queda (pitfall trap). Busca-se verificar a distribuição temporal das espécies e demonstrar a importância da anurofauna para o equilíbrio do ecossistema.


    André Roberto Melo Silva

    Instituto Inhotim | Botânica e Meio Ambiente

    Comunidade de borboletas frugívoras e nectarívoras (Lepidoptera: Hesperioidea e Papilionoidea) da área de visitação do Instituto Inhotim, Brumadinho - MG

    A pesquisa visa conhecer a assembleia de borboletas (Lepidoptera: Hesperioidea e Papilionoidea) da área de visitação do Instituto Inhotim. No estudo, destacam-se os seguintes interesses: analisar a mudança da comunidade de borboletas ao longo do ano, identificando se ela sofre influência da sazonalidade; criar uma lista das espécies de borboletas que ocorrem na área de visitação do Instituto Inhotim; montar uma coleção didática com alguns indivíduos capturados.


    Ângela Campos

    Una | arte

    Perfil estético e proposta estética

    O trabalho tem por objetivo fazer uma análise das ações desenvolvidas pela equipe de Arte e Educação do Instituto Inhotim, que é responsável pelo desenvolvimento das atividades do programa Laboratório Inhotim.


    Anna Thereza do V. B. de Menezes

    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro | arte

    O museu como casa da arte: a construção do espaço no Inhotim

    Aprofundar o estudo das relações entre museu e arte contemporânea, tendo como objeto de análise o Museu Inhotim. Estudar a construção do lugar pela criação artística contemporânea; analisar o espaço do Museu de Arte Contemporânea, tendo como base o espaço do Inhotim, e relacionar a teoria museológica ao tema da arte contemporânea. 


    Antonio Afonso

    Universidade Federal de Minas Gerais | Comunicação

    O impacto do Twitter no cotidiano do Instituto Inhotim

    O objetivo geral deste trabalho é estudar o possível impacto provocado pelo uso da internet, no Inhotim, e analisar as transformações ocorridas na relação entre o museu e o público depois da criação desse aparato tecnológico de redes de informação. Os objetivos específicos são: detalhar os interesses dos museus ao buscar as redes sociais; analisar a utilização dessa tecnologia pelos museus e levantar as mudanças de processos cotidianos dos museus provocadas pelo uso das redes sociais.


    Camila de Lira

    USP | arte

    Curadores contemporâneos

    A pesquisa tem como objetivo a elaboração do livro-reportagem. O livro pretende dar voz aos curadores que atuam no mercado de artes, por meio de entrevistas que visam dimensionar o cotidiano desse profissional, seu trabalho, o processo de aquisição de obras, de montagem de exposições e sua opinião sobre arte contemporânea.


    Camilla Vieira

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Comunicação

    Inhotim em Cena: um olhar sobre a comunicação estratégica no processo de formação da imagem institucional do Inhotim

    O principal objetivo desta pesquisa foi investigar o processo de construção da imagem institucional do Instituto Inhotim por meio da identificação das estratégias de comunicação utilizadas. A justificativa acadêmica foi a contribuição para os estudos de formação da imagem institucional nas empresas. O recorte utilizado foram as duas edições do projeto Inhotim em Cena, em 2010 e 2011. A pesquisa permitirá também identificar a percepção da Instituição pelo público.


    Carla Ribeiro Machado e Portugal

    Universidade do Estado de Santa Catarina | Botânica e Meio Ambiente

    Avaliação qualitativa de impactos ambientais no Jardim Botânico

    A pesquisa objetiva definir requisitos para o processo de avaliação de impacto ambiental para subsidiar estudos de Licenciamento Ambiental de empreendimento do tipo Jardim Botânico. Propor adequação de uma metodologia de avaliação qualitativa dos impactos ambientais decorrentes da fase de operação do referido empreendimento.


    Carlos Vitor Silveira de Souza

    Universidade Federal de Ouro Preto | Administração

    Impacto socioeconômico dos museus: uma análise sobre a relação do município de Brumadinho com o Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico (Inhotim)

    A pesquisa busca entender como os museus focam as suas atividades, explicitando o caráter econômico e social das instituições museológicas. Em relação ao Instituto Inhotim, um dos casos a ser analisado, busca-se compreender a relação do Instituto com a cidade de Brumadinho. Por fim, em sentido mais amplo, busca-se traçar um panorama das políticas públicas na área. 


    Carolina Vieira do Nascimento

    Universidade Federal de Minas Gerais | arte

    A invenção de Morel e o Museu de Arte Contemporânea (Inhotim)

    A pesquisa tem por objetivo discutir, analisar, refletir e desdobrar as possibilidades de leitura do livro A Invenção de Morel e suas relações com o Museu de Arte Contemporânea. O desenvolvimento da pesquisa permitirá a discussão sobre os museus contemporâneos e sobre o termo cubo branco e seus desdobramentos no Brasil. Busca-se contribuir com uma reflexão crítica envolvendo tanto o museu como a  arte contemporânea.


    Daniela Ribeiro

    Una | Turismo

    As estratégias do Instituto Inhotim para envolver seus clientes no turismo ecológico e cultural

    O objetivo da pesquisa é identificar a percepção dos clientes por meio das experiências e estratégias do Instituto Inhotim para envolvê-los no turismo ecológico e cultural. 


    Elisa Vignolo Silva

    Fundação Dom Cabral | Administração

    Entendendo os campos da gestão empresarial

    O principal objetivo da pesquisa  é a compreensão da importância da análise sistêmica e a visão integrada da gestão no Instituto Inhotim. 


    Universidade Federal de Juiz de Fora | arte

    O Museu de Arte Contemporânea. O espaço do museu, hoje, a partir da visão de Hans Belting e Arthur Danto

    A pesquisa busca analisar o papel do museu e a inacessibilidade do público às obras. Após a leitura de Hans Belting e Arthur Danto e suas reflexões sobre as modificações sofridas pela arte e pela história da arte, pretende-se analisar o impacto causado nos museus de arte contemporânea e a aproximação arte-vida questionada pelos teóricos mencionados. O estudo do Inhotim busca analisar como a modificação sofrida pela arte, já citada, impacta também na forma como a arte é apresentada ao público.


    Érica Cremonin Ulbricht

    Universidade Presbiteriana Mackenzie | Comunicação

    Estudo de potencialização de propaganda do Instituto Inhotim com base em dados mercadológicos

    O projeto tem por objetivo estudar o Instituto Inhotim com ênfase em macro e microambiente, concomitantes diretos e indiretos, segmentação de mercado e público-alvo, fazer a análise SWTO para montar uma pesquisa de marketing para propor uma campanha publicitária baseada em um plano de comunicação, pautado em um planejamento de mídia eficaz e que explore o potencial de visitação do Instituto, tornando-o ainda mais conhecido nas principais capitais brasileiras. 


    Eugenia Carolina Santos

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Comunicação

    Inhotim em Cena: um olhar sobre a comunicação estratégica no processo de formação da imagem institucional do Inhotim

    O principal objetivo desta pesquisa foi investigar o processo de construção da imagem institucional do Instituto Inhotim por meio da identificação das estratégias de comunicação utilizadas. A justificativa acadêmica foi a contribuição para os estudos de formação da imagem institucional nas empresas. O recorte utilizado foram as duas edições do projeto Inhotim em Cena, em 2010 e 2011. A pesquisa permitirá também identificar a percepção da Instituição pelo público.


    Evandro Gama de Oliveira

    Instituto Inhotim | Botânica e Meio Ambiente

    Comunidade de borboletas frugívoras e nectarívoras (Lepidoptera: Hesperioidea e Papilionoidea) da área de visitação do Instituto Inhotim, Brumadinho - MG

    A pesquisa visa conhecer a assembleia de borboletas (Lepidoptera: Hesperioidea e Papilionoidea) da área de visitação do Instituto Inhotim. No estudo, destacam-se os seguintes interesses: analisar a mudança da comunidade de borboletas ao longo do ano, identificando se ela sofre influência da sazonalidade; criar uma lista das espécies de borboletas que ocorrem na área de visitação do Instituto Inhotim; montar uma coleção didática com alguns indivíduos capturados.


    Felipe Costa Salvador

    Universidade Presbiteriana Mackenzie | Comunicação

    Estudo de potencialização de propaganda do Instituto Inhotim com base em dados mercadológicos

    O projeto tem por objetivo estudar o Instituto Inhotim com ênfase em macro e microambiente, concomitantes diretos e indiretos, segmentação de mercado e público-alvo, fazer a análise SWTO para montar uma pesquisa de marketing para propor uma campanha publicitária baseada em um plano de comunicação, pautado em um planejamento de mídia eficaz e que explore o potencial de visitação do Instituto, tornando-o ainda mais conhecido nas principais capitais brasileiras. 


    Fernanda Chalita

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Comunicação

    Inhotim em Cena: um olhar sobre a comunicação estratégica no processo de formação da imagem institucional do Inhotim

    O principal objetivo desta pesquisa foi investigar o processo de construção da imagem institucional do Instituto Inhotim por meio da identificação das estratégias de comunicação utilizadas. A justificativa acadêmica foi a contribuição para os estudos de formação da imagem institucional nas empresas. O recorte utilizado foram as duas edições do projeto Inhotim em Cena, em 2010 e 2011. A pesquisa permitirá também identificar a percepção da Instituição pelo público.


    Fernanda Chaves Ferreira

    Universidade Presbiteriana Mackenzie | Comunicação

    Estudo de potencialização de propaganda do Instituto Inhotim com base em dados mercadológicos

    O projeto tem por objetivo estudar o Instituto Inhotim com ênfase em macro e microambiente, concomitantes diretos e indiretos, segmentação de mercado e público-alvo, fazer a análise SWTO para montar uma pesquisa de marketing para propor uma campanha publicitária baseada em um plano de comunicação, pautado em um planejamento de mídia eficaz e que explore o potencial de visitação do Instituto, tornando-o ainda mais conhecido nas principais capitais brasileiras. 


    Fernanda Lira Santiago

    Nicho Engenheiros e consultores Ltda | Botânica e Meio Ambiente

    Monitoramento da fauna Mina Esperança/Ferrous

    A pesquisa propõe o monitoramento da avifauna e mastofauna da Mina Esperança, em Brumadinho/MG, com vistas à complementação de inventário da fauna nas áreas que sofrem interferência da mineração. Destaca-se o monitoramento específico de Sicalis flaveola (canário-da-terra-verdadeiro), Penelope obscura (jacuaçu) e Chrysocyon brachyurus (lobo-guará) e a verificação da ocorrência de Priodontes maximus (tatu-canastra) na área. O estudo permitirá o dimensionamento dos impactos da mineração sobre as comunidades faunísticas locais. 


    Gabriela Franco

    Instituto Inhotim | educação

    Avaliação sobre o jogo Viveiro na Memória

    A pesquisa tem por objetivo avaliar o jogo Viveiro na Memória, que fica no Viveiro Educador do Instituto Inhotim, como ferramenta de ensino sobre a fauna, a flora e a educação ambiental. 


    Instituto Inhotim | educação

    Programa de formação com temáticas ambientais para professores no Inhotim

    A pesquisa propõe reflexão sobre as práticas educativas desenvolvidas no NEA no que tange às possibilidades de resgatar e reutilizar materiais pedagógicos utilizados nas mediações desenvolvidas na área. Os objetivos são o enriquecimento e o aprimoramento das ações de formação de professores desenvolvidas no Inhotim e a sedimentação da importância do ideal de sustentabilidade que vigora no Instituto. 


    Henrique Santiago

    Universidade Fumec | Turismo

    Hotel em Inhotim

    O objetivo da pesquisa é levantar dados sobre as necessidades reais de um projeto de construção de hotel nos arredores do Inhotim, como localização adequada do projeto, porte e categoria apropriados do hotel para suprir à demanda de visitantes. A pesquisa também busca apontar quais serviços deverão conter no programa de necessidades, de acordo com o que já é oferecido atualmente e o que está previsto.


    Ianne Carolina

    Socioambiental Projetos | Botânica e Meio Ambiente

    Pesquisa de Percepção Socioambiental desenvolvida para o empreendimento da Ferrous Mineradora

    Trata-se de pesquisa de Percepção Socioambiental desenvolvida para o empreendimento da Ferrous Mineradora para realizar um diagnóstico socioambiental nos municípios em que se localiza a mina Esperança da Mineradora Ferrous. Esse diagnóstico subsidiará o planejamento, por parte da Ferrous, acerca dos encaminhamentos para essa área. 


    Iany Ramalho

    Una | Botânica e Meio Ambiente

    Visita técnica - Estação de Tratamento de Efluentes

    Trata-se de Estudo de Caso a ser desenvolvido na Estação de Tratamento de Efluentes Biológica Tamboril, localizada no Instituto Inhotim, para compreender a proposta da ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) e descrever seu funcionamento técnico.


    Ilson Prata

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | arte

    Inhotim: Atos de Arte e Comunicação

    Inhotim: Atos de Arte e Comunicação é um estudo de caso que tem como foco a recepção e como técnica compreensiva a análise de discurso. O objetivo geral do projeto é compreender o processo de constituição da identidade organizacional do Centro de Arte Contemporânea Inhotim por meio da análise da interação do visitante com a proposta museográfica da Instituição.


    Inês de Oliveira Noronha

    Socioambiental Projetos | Botânica e Meio Ambiente

    Pesquisa de Percepção Socioambiental desenvolvida para o empreendimento da Ferrous Mineradora

    Trata-se de pesquisa de Percepção Socioambiental desenvolvida para o empreendimento da Ferrous Mineradora para realizar um diagnóstico socioambiental nos municípios em que se localiza a mina Esperança da Mineradora Ferrous. Esse diagnóstico subsidiará o planejamento, por parte da Ferrous, acerca dos encaminhamentos para essa área. 


    Isabela Welter

    Socioambiental Projetos | Botânica e Meio Ambiente

    Pesquisa de Percepção Socioambiental desenvolvida para o empreendimento da Ferrous Mineradora

    Trata-se de pesquisa de Percepção Socioambiental desenvolvida para o empreendimento da Ferrous Mineradora para realizar um diagnóstico socioambiental nos municípios em que se localiza a mina Esperança da Mineradora Ferrous. Esse diagnóstico subsidiará o planejamento, por parte da Ferrous, acerca dos encaminhamentos para essa área. 


    Janaína Melo

    Instituto Inhotim | arte

    Projeto Cine Grupo Inhotim

    A pesquisa objetiva mapear o território de ações em vídeo na cidade de Brumadinho e região; explorar em campo as comunidades e as pessoas associadas a essa plataforma; contribuir na curadoria dos vídeos a serem exibidos no âmbito do projeto Cinema em Inhotim e produzir crítica acerca dos vídeos. Em termos mais amplos, busca-se apoiar, conceitual e estruturalmente, o projeto Cine Grupo Inhotim.


    José Antonio de Morais

    Universidade Federal de Minas Gerais | Turismo

    A popularização da arte contemporânea no contexto turístico de Minas Gerais: uma visão interpretativa do Instituto Inhotim/Brumadinho-MG

    A pesquisa tem por objetivo compreender o papel do Inhotim como promotor cultural no processo de acessibilidade de todos à arte no contexto turístico de Minas Gerais; investigar que tipos de estratégias são desenvolvidas pelo Inhotim para atrair o interesse dos turistas de classes sociais menos elitizadas; conhecer os motivos que levam as pessoas oriundas das camadas sociais menos elitizadas a buscarem conhecer a arte contemporânea desenvolvida pelo Inhotim.


    Júlia Pinto Rodrigues de Paula

    Universidade do Estado de Minas Gerais | Arquitetura e Design

    Inhotim

    A pesquisa visa levantar elementos que permitam criar e produzir uma coleção de produtos que explorará o design de superfície para serem comercializados na loja do Museu de Arte Contemporânea Inhotim. As estampas irão permear a vasta flora do museu. Expor graficamente a relação espacial entre arte e paisagem e todo o complexo de sensações a que o espectador é convidado quando percorre jardins, perdendo-se entre lagos, trilhas, montanhas e vales, estabelecendo uma vivência ativa do espaço.


    Júlia Torres

    Fundação Getulio Vargas | Botânica e Meio Ambiente

    Avaliação de Indicadores de Desempenho Ambiental da GRI no Instituto Inhotim

    A pesquisa tem por objetivo a realização de um levantamento dos Indicadores de Desempenho Ambiental, propostos pela GRI, no Jardim Botânico Inhotim. Trata-se do desenvolvimento de um estudo de caso, contemplando as atividades já desenvolvidas pela Instituição, demonstrando qual a situação da mesma em relação a atitudes desejadas nessa área.


    Juliana Barga

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Comunicação

    Inhotim em Cena: um olhar sobre a comunicação estratégica no processo de formação da imagem institucional do Inhotim

    O principal objetivo desta pesquisa foi investigar o processo de construção da imagem institucional do Instituto Inhotim por meio da identificação das estratégias de comunicação utilizadas. A justificativa acadêmica foi a contribuição para os estudos de formação da imagem institucional nas empresas. O recorte utilizado foram as duas edições do projeto Inhotim em Cena, em 2010 e 2011. A pesquisa permitirá também identificar a percepção da Instituição pelo público.


    Juliana da Silva Sardinha Pinto

    Universidade Federal de Minas Gerais | educação

    Encontro marcado entre sujeitos, ofícios e olhares

    O trabalho visa discutir a proposta de formação continuada e formação de público interno, tendo como ponto de partida a discussão sobre a função social dos museus e a formação de público, reafirmando, sobretudo, seu caráter diferenciado dentro do cenário museológico com foco na apropriação do espaço e nos conceitos e saberes que devem permear todas as equipes do Instituto Inhotim. 


    Juliana Seregatti Antunes

    Universidade Federal de Ouro Preto | arte

    Os desafios da gestão, conservação e restauro nas obras de arte contemporâneas

    A pesquisa visa refletir sobre os processos de gestão, salvaguarda, intervenções de conservação e restauro, documentação e registro desenvolvidos por uma Instituição Museológica: o Instituto Inhotim. Pretende-se ainda identificar como os aspectos conceituais e estéticos são preservados nessas obras e como é realizada a documentação e o registro dessas obras. E identificar qual a linha teórica utilizada como parâmetro da conservação/restauração dessas obras.


    Juliana Veloso Sá

    Universidade de Brasília | arte

    Sobre os usos do Inhotim

    A pesquisa se orienta em torno do seguinte problema: Em que medida os usos do espaço e das obras artísticas do Inhotim elucidam a conformação da balança de poder entre usuários e produtores de arte, considerando a especificidade dessa figuração no contexto da arte contemporânea? Categorias estruturantes da análise da arte, como mimésis, mediação e recepção, são empregadas para melhor compreender essa relação entre produtores e usuários de arte e os usos que se configuram a partir dela.


    Juliano Ricardo de Oliveira

    Formatar Consultoria Empresarial | Desenvolvimento Humano

    Vocação econômica do Vale do Paraopeba: Brumadinho/Igarapé/São Joaquim de Bicas: “Uma visão interna e externa das oportunidades”

    A pesquisa visa à produção de diagnóstico para avaliar a vocação econômica dos municípios de Igarapé, Brumadinho e São Joaquim de Bicas. Busca-se embasar um projeto que criará diretrizes de estímulo ao empreendedorismo nas comunidades para fomentar atividades econômicas que não estejam relacionadas àquelas ligadas direta e indiretamente ao setor de mineração para que o desenvolvimento econômico dos municípios possa ter continuidade pós-período de lavra dos recursos minerais na região. 


    Julie Cleaver Malzoni

    University of Central Lancashire | Botânica e Meio Ambiente

    An assessment of Brazilian Botanic Gardens: conservation, research and education

    O objetivo deste estudo é avaliar a situação dos 50 jardins botânicos no Brasil, além de seus esforços em relação à educação, pesquisa e conservação de plantas, e comparar com as diretrizes apresentadas pela atual literatura sobre a gestão e organização de jardins botânicos. Além disso, examinar atentamente a coleção de plantas dos jardins em relação à preservação da flora nativa.


    Júlio Alves dos Santos

    Universidade Federal de Minas Gerais | Patrimônio

    A construção das tradições na história, testemunho, oralidades das corporações musicais da cidade de Brumadinho

    A pesquisa propõe a análise sobre a aplicabilidade das diretrizes de práticas de pesquisas em museus por meio de pesquisa histórica das bandas musicais da cidade de Brumadinho. Busca-se abordar as questões de tratamento da história, testemunho e oralidade a partir do acervo do Cimp (Centro Inhotim de Memória e Patrimônio) no que se refere às tradições culturais da cidade de Brumadinho.


    Lara Ceres

    Instituto Inhotim | arte

    Projeto Cine Grupo Inhotim

    A pesquisa objetiva mapear o território de ações em vídeo na cidade de Brumadinho e região; explorar em campo as comunidades e as pessoas associadas a essa plataforma; contribuir na curadoria dos vídeos a serem exibidos no âmbito do projeto Cinema em Inhotim e produzir crítica acerca dos vídeos. Em termos mais amplos, busca-se apoiar, conceitual e estruturalmente, o projeto Cine Grupo Inhotim.


    Larissa de Menezes Alvanhan

    USP | arte

    A arte das instalações de Cildo Meireles enquanto elemento gerador de performances

    A pesquisa pretende, por meio de um levantamento bibliográfico e iconográfico a respeito das instalações “Babel”, “Desvio para o vermelho” e “Missão/Missões: como construir catedrais”, de Cildo Meireles, estudar cada uma dessas obras para identificar elementos e procedimentos empregados pelo artista para criar uma performance cênica para cada obra estudada.


    Laura Silva Ratto

    Universidade Presbiteriana Mackenzie | Comunicação

    Estudo de potencialização de propaganda do Instituto Inhotim com base em dados mercadológicos

    O projeto tem por objetivo estudar o Instituto Inhotim com ênfase em macro e microambiente, concomitantes diretos e indiretos, segmentação de mercado e público-alvo, fazer a análise SWTO para montar uma pesquisa de marketing para propor uma campanha publicitária baseada em um plano de comunicação, pautado em um planejamento de mídia eficaz e que explore o potencial de visitação do Instituto, tornando-o ainda mais conhecido nas principais capitais brasileiras. 


    Lauren S. Weingarden

    Florida State University | arte

    Trajectories of Baudelairean Modernity: Brazil’s Inhotim in Context

    A pesquisa objetiva explorar a virada participativa em instalação de artes como parte de uma trajetória da modernidade Baudelairiana à pós-modernidade do século XXI, conforme representado no Inhotim (Brumadinho, MG) por meio do museu ao ar livre.


    Lidiane Maria Arantes

    Una | educação

    A atuação de educadores ambientais do Instituto Inhotim na formação de professores de escolas municipais de Belo Horizonte/MG no programa Escola Integrada Inhotim: uma parceria que vale a pena

    O objetivo do trabalho foi analisar, por meio de estudo de caso, de que forma a formação de professores do programa Escola Integrada Inhotim pode contribuir para mudanças satisfatórias sobre a educação ambiental no ensino fundamental do ensino regular e possivelmente modificar os comportamentos nessa esfera em nossa sociedade. Os resultados apontam que a formação promovida no programa Escola Integrada Inhotim funciona como base propulsora para desenvolvimento de projetos que incentivam a Educação Ambiental nos espaços formais e não formais de ensino.


    Liliana Sousa e Silva

    Senac | Administração

    Pesquisa que visa subsidiar as atividades acadêmicas da pesquisadora

    A pesquisa tem como finalidade aprofundar a compreensão dos mecanismos de financiamento da cultura e levantar subsídios para a abordagem do tema da sustentabilidade de instituições culturais no Brasil, por meio de estudo de caso do Inhotim, que utiliza diversificadas fontes de recursos para manutenção e ampliação de suas ações nas áreas de arte contemporânea e meio ambiente. 


    Lisete Hanna Rached

    Universidade de São Paulo | arte

    Um olhar crítico sobre o projeto e a função do ICI (Instituto Cultural Inhotim) como espaço para receber a arte contemporânea

    A pesquisa visa conhecer as possibilidades de formas e os conceitos de espaços para receber a arte contemporânea para enriquecer a classificação dos museus. Discutir as potencialidades do espaço de arte contemporânea como fomentador de experiências sociais. Em sentido mais geral, busca-se a criação de parâmetros para elaboração de projeto de museu para arte contemporânea, identificando-se a importância do curador para seu sucesso.


    Livia Dias Lopes

    Una | Administração

    A cultura organizacional como mediadora das relações sociais no ambiente de trabalho

    A pesquisa busca analisar a cultura organizacional e o significado do trabalho para os funcionários do Instituto Inhotim, observando o papel dessa cultura nas relações entre empresa e empregado.


    Ludmila Steckeberg de Santana

    Universidade de Montreal | arte

    Milagres econômicos e a criação de museus privados a partir de coleções particulares de arte

    A pesquisa tem como objetivo a compreensão do contexto de nascimento de duas coleções e de dois museus, em dois momentos históricos diferentes: a Revolução Industrial nos Estados Unidos, tendo como exemplo o museu The Frick Collection, e o crescimento econômico brasileiro contemporâneo, tendo como exemplo o Instituto Inhotim. Busca-se pontos em comum entre esses dois colecionadores, coleções e instituições que vieram ao mundo durante dois períodos de intenso crescimento econômico. 


    Luiz Antônio Botelho Andrade

    Universidade Federal Fluminense | educação

    Quem foi que disse: sobre o conhecer e o conhecimento

    Trata-se do presente projeto de preparação de material didático - filme educativo - sobre o conhecer e o conhecimento. O teor epistemológico de nossa proposta vai ao encontro da necessidade dos professores e estudantes de compreender melhor o fenômeno cognitivo, importante para a práxis educativa e para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem de ciências, foco principal desse projeto. 


    Mailine Bahia

    Una | educação

    Os programas educativos de museus e centros culturais de Belo Horizonte e região metropolitana

    A pesquisa tem como objetivo investigar as estruturas das equipes dos programas educativos de museus e centros culturais localizados na Região Metropolitana de Belo Horizonte, totalizando 17 instituições pesquisadas. As questões trabalhadas giram em torno da multidisciplinaridade da equipe, fonte de pagamento do educativo, média de atendimentos, processo de formação e dificuldades encontradas na atuação do profissional. 


    Manfred Wartinger

    University of Vienna | Desenvolvimento Humano

    Centro de Art Contemporeana – an agent for social/regional development

    A pesquisa objetiva verificar como e se o Inhotim tornou-se um agente de desenvolvimento social/regional; se mudou seus objetivos originais (de ser um centro de arte contemporânea) para objetivos interdisciplinares (social, ambiental e educacional); como e se o desenvolvimento sustentável tem sido feito pelo Inhotim em Brumadinho e se são percebidos pela população; como e se as instituições públicas estão interligadas com o Instituto e se os objetivos do Inhotim estão estruturalmente organizados.


    Maria Eugênia Salcedo

    Instituto Inhotim | arte

    Projeto Cine Grupo Inhotim

    A pesquisa objetiva mapear o território de ações em vídeo na cidade de Brumadinho e região; explorar em campo as comunidades e as pessoas associadas a essa plataforma; contribuir na curadoria dos vídeos a serem exibidos no âmbito do projeto Cinema em Inhotim e produzir crítica acerca dos vídeos. Em termos mais amplos, busca-se apoiar, conceitual e estruturalmente, o projeto Cine Grupo Inhotim.


    Mariana Rosa

    Ferrous | Desenvolvimento Humano

    Turismo de base comunitária: Vale das Conquistas

    Pesquisa prospectiva para identificar grupos e indivíduos que expressem o interesse real em investir seu tempo livre no turismo de base comunitária do Vale das Conquistas. Entre os objetivos específicos, destacam-se a intenção de definir indicadores capazes de expressarem o perfil do público potencialmente interessado em TBC e a criação de instrumentos de pesquisa qualitativa e quantitativa para ser aplicada com o público identificado in loco e em ambiente controlado (focus group).


    Marília Rosa Dolce

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | arte

    Instituto Inhotim e Arte Contemporânea Brasileira

    O objetivo da pesquisa é investigar e mostrar o que é o Museu Inhotim, que se localiza na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, para as pessoas que não o conhecem. Busca-se discutir o papel do Instituto no mundo da arte contemporânea nacional e internacional e verificar sua história.


    Mário Cleber M. Lanna Jr.

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Desenvolvimento Humano

    O museu na cidade: Inhotim na história local de Brumadinho: arte contemporânea, memórias e tradições

    O objetivo é apreender as relações estabelecidas entre o Inhotim e a cidade de Brumadinho. Em específico, o conhecimento adquirido, a cultura política e a consciência histórica local. Trata-se de compreender as representações, identificações e compreensões da sociedade construídas pelo Inhotim. Identificar a política social e cultural para a cidade, sua pauta de ação e os projetos voltados para os moradores de Brumadinho. Espera-se encontrar nessas intervenções evidências sobre a identidade do Instituto e da cidade e como elas se interagem no presente.


    Melissa Turci

    Una | Botânica e Meio Ambiente

    Interação da espécie Caxinguelê (Guerlinguetus ingrami) com a Palmeira Jerivá (Syagrus romanzoffiana)

    A pesquisa propõe a avaliação da predação dos frutos de Jerivá (Syagrus romanzoffiana) pelo Caxinguelê (Guerlinguetus ingrami) no Instituto Inhotim. Busca-se observar a frequência da predação dos frutos nas diferentes estações do ano, a intensidade do consumo em relação a outros itens alimentícios, o comportamento do Caxinguelê durante a remoção das sementes, a germinação das sementes de Jerivá após a dispersão pelo Caxinguelê e o grau de dispersão da população de Jerivá no Inhotim.


    Miriam Ariane Machado

    FEAD | Turismo

    Teoria geral do turismo

    O objetivo da pesquisa é identificar os diferenciais dos profissionais e do empreendimento consolidado no Instituto Inhotim que levaram ao sucesso dos mesmos.


    Patrícia Oliveira

    Universidade Presbiteriana Mackenzie | Comunicação

    Estudo de potencialização de propaganda do Instituto Inhotim com base em dados mercadológicos

    O projeto tem por objetivo estudar o Instituto Inhotim com ênfase em macro e microambiente, concomitantes diretos e indiretos, segmentação de mercado e público-alvo, fazer a análise SWTO para montar uma pesquisa de marketing para propor uma campanha publicitária baseada em um plano de comunicação, pautado em um planejamento de mídia eficaz e que explore o potencial de visitação do Instituto, tornando-o ainda mais conhecido nas principais capitais brasileiras. 


    Patrícia Vargas

    Centro Universitário de Belo Horizonte | educação

    Jardim dos Sentidos no Instituto Inhotim: contribuições com a educação ambiental

    A pesquisa busca identificar as contribuições da vivência no Jardim dos Sentidos com a educação ambiental em espaços não formais, bem como analisar as possibilidades para Educação Ambiental no Jardim dos Sentidos no Instituto Inhotim.


    Pedro Coutinho

    Socioambiental Projetos | Botânica e Meio Ambiente

    Pesquisa de Percepção Socioambiental desenvolvida para o empreendimento da Ferrous Mineradora

    Trata-se de pesquisa de Percepção Socioambiental desenvolvida para o empreendimento da Ferrous Mineradora para realizar um diagnóstico socioambiental nos municípios em que se localiza a mina Esperança da Mineradora Ferrous. Esse diagnóstico subsidiará o planejamento, por parte da Ferrous, acerca dos encaminhamentos para essa área. 


    Pedro Gonzalez

    Universidade Positivo | Comunicação

    Branding e cultura: o papel do branding em museus contemporâneos

    O objetivo principal desta pesquisa é destacar a importância do branding no processo de revitalização ou implantação da identidade desses espaços culturais e comparar os resultados para chegar aos objetivos de segundo plano. Os objetivos secundários são análises das consequências, em médio e longo prazo, após o uso do branding. 


    Priscila Lima

    Universidade Federal de Minas Gerais | Administração

    Trabalho final da disciplina Estratégia e Planejamento II

    O objetivo deste estudo é analisar, sob a ótica estratégica, o negócio cultural, sendo a estratégia pensada enquanto prática social. O estudo de caso centrado em Inhotim busca compreender a estratégia diferenciada da instituição e sua dinâmica no mercado, no que tange à captação de clientes; estrutura interna; além dos relacionamentos básicos com fornecedores, empregados e clientes.


    Rafaela Jardim Pinto

    Instituto Metodista Izabela Hendrix | Patrimônio

    O mundo de significados do espaço arquitetônico - inserção do Inhotim no município de Brumadinho

    O objetivo geral da monografia é catalogar e apresentar ao município de Brumadinho todo o patrimônio histórico, artístico e cultural nele existente, tombados e passíveis de tombamento, elegendo uma obra de valor característico para ser objeto de análise. A obra em questão será a fazenda que abrigará o Cimp (Centro Inhotim de Memória e Patrimônio), denominada Fazenda Antônio Du’duca. Buscar-se-á ainda analisar as transformações ocorridas no cenário desses bens patrimoniais no município. 


    Raquel Moura

    Universidade Federal de Minas Gerais | Patrimônio

    A construção das tradições na história, testemunho, oralidades das corporações musicais da cidade de Brumadinho

    A pesquisa propõe a análise sobre a aplicabilidade das diretrizes de práticas de pesquisas em museus por meio de pesquisa histórica das bandas musicais da cidade de Brumadinho. Busca-se abordar as questões de tratamento da história, testemunho e oralidade a partir do acervo do Cimp (Centro Inhotim de Memória e Patrimônio) no que se refere às tradições culturais da cidade de Brumadinho.


    Rita de Cássia Gioz Prado

    Universidade Presbiteriana Mackenzie | Comunicação

    Estudo de potencialização de propaganda do Instituto Inhotim com base em dados mercadológicos

    O projeto tem por objetivo estudar o Instituto Inhotim com ênfase em macro e microambiente, concomitantes diretos e indiretos, segmentação de mercado e público-alvo, fazer a análise SWTO para montar uma pesquisa de marketing para propor uma campanha publicitária baseada em um plano de comunicação, pautado em um planejamento de mídia eficaz e que explore o potencial de visitação do Instituto, tornando-o ainda mais conhecido nas principais capitais brasileiras. 


    Rita de Cássia Marques

    Instituto Inhotim | Patrimônio

    As Guardas de Congado de Brumadinho: desvendando as raízes afrodescendentes do município

    Este projeto visa constituir acervo do Centro de Memória a partir do conhecimento sobre a história e as manifestações culturais tradicionais das guardas de Moçambique e de Congado do município de Brumadinho, sistematizando e guardando o patrimônio material e imaterial dessas manifestações para disponibilizar para a comunidade e pesquisadores em geral.


    Robson Xavier da Costa

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte | Arquitetura e Design

    Arquiteturas da arte: relação pessoa-ambiente em museus de arte contemporânea no contexto Brasil/Portugal

    A pesquisa busca analisar a relação entre a arquitetura de museus de arte contemporânea, propostas de expografia da arte contemporânea para esses espaços e a relação pessoa-ambiente em museus-paisagem. O foco central se direciona para a compreensão das soluções arquitetônicas e/ou expográficas utilizadas em museus de arte que permitiram a exposição de propostas de arte contemporânea integradas ao espaço expositivo, favorecendo a relação público-obra. 


    Rodrigo Portugal

    Instituto Inhotim | Botânica e Meio Ambiente

    Criação de protótipo para sequestro de carbono por meio de recuperação de área degradada e desenvolvimento comunitário

    A pesquisa visa à criação de um protótipo de recuperação de área degradada por mineração, na região de Brumadinho - MG, por meio do desenvolvimento e adaptação de tecnologias ambientais, integrados à mobilização, formação e capacitação da comunidade local, visando o sequestro de carbono da atmosfera e a mitigação da emissão de gases de efeito estufa.


    Rogério Pedersolli

    Una | Botânica e Meio Ambiente

    Visita técnica - Estação de Tratamento de Efluentes

    Trata-se de Estudo de Caso a ser desenvolvido na Estação de Tratamento de Efluentes Biológica Tamboril, localizada no Instituto Inhotim, para compreender a proposta da ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) e descrever seu funcionamento técnico.


    Rosalba Lopes

    Instituto Inhotim | Patrimônio

    Nos trilhos do Paraopeba: a chegada da linha férrea e o surgimento do município de Brumadinho (1914-1938)

    O objetivo da pesquisa é analisar os impactos causados pela chegada da Estrada de Ferro Central do Brasil a Brumadinho. Tratava-se da introdução de um elemento novo na paisagem local que provocaria a mudança da sede do município e um processo de significativas transformações no ambiente que vai se tornando cada vez mais urbano. Transformações essas nos padrões da vida cotidiana, no mundo do trabalho, na circulação de pessoas e mercadorias e no universo de hábitos e costumes que caracterizavam a localidade. 


    Roseni Sena

    Instituto Inhotim | Desenvolvimento Humano

    Acesso à comunicação digital: contribuições com o Protagonismo Juvenil em Brumadinho

    O objetivo da pesquisa é analisar o acesso do jovem brumadinhense aos meios de comunicação digital e sua utilização na construção de seu protagonismo. Além de conhecer as ferramentas de comunicação digital que as instituições disponibilizam para os jovens nos espaços que eles frequentam, busca-se disseminar as informações obtidas por meio da criação de um Banco de Dados informatizado que possa fornecer subsídios para as instituições que desenvolvem ações com a juventude local. 


    Sarah Reis

    Universidade Federal de Minas Gerais | Botânica e Meio Ambiente

    Desenvolvimento de estruturas reprodutivas na subtribo Mauritiinae (Calamoideae – Arecaceae)

    A pesquisa tem por objetivo geral relatar a morfologia e o desenvolvimento dos órgãos reprodutivos na subtribo Mauritiinae (Calamoideae – Arecaceae), procurando traçar um padrão para a subtribo, descrever a ontogênese da inflorescência; caracterizar, morfológica e anatomicamente, a estrutura floral das espécies selecionadas e o desenvolvimento do óvulo e da antera, incluindo esporogênese e gametogênese e acompanhar o desenvolvimento do fruto e da semente.


    Sayuri Borges

    Universidade Federal de Minas Gerais | Patrimônio

    A construção das tradições na história, testemunho, oralidades das corporações musicais da cidade de Brumadinho

    A pesquisa propõe a análise sobre a aplicabilidade das diretrizes de práticas de pesquisas em museus por meio de pesquisa histórica das bandas musicais da cidade de Brumadinho. Busca-se abordar as questões de tratamento da história, testemunho e oralidade a partir do acervo do Cimp (Centro Inhotim de Memória e Patrimônio) no que se refere às tradições culturais da cidade de Brumadinho.


    Stanley Philippe Antunes Franco

    Instituto Inhotim | Botânica e Meio Ambiente

    Comunidade de borboletas frugívoras e nectarívoras (Lepidoptera: Hesperioidea e Papilionoidea) da área de visitação do Instituto Inhotim, Brumadinho - MG

    A pesquisa visa conhecer a assembleia de borboletas (Lepidoptera: Hesperioidea e Papilionoidea) da área de visitação do Instituto Inhotim. No estudo, destacam-se os seguintes interesses: analisar a mudança da comunidade de borboletas ao longo do ano, identificando se ela sofre influência da sazonalidade; criar uma lista das espécies de borboletas que ocorrem na área de visitação do Instituto Inhotim; montar uma coleção didática com alguns indivíduos capturados.


    Suelen Cristina

    Una | Botânica e Meio Ambiente

    Interação da espécie Caxinguelê (Guerlinguetus ingrami) com a Palmeira Jerivá (Syagrus romanzoffiana)

    A pesquisa propõe a avaliação da predação dos frutos de Jerivá (Syagrus romanzoffiana) pelo Caxinguelê (Guerlinguetus ingrami) no Instituto Inhotim. Busca-se observar a frequência da predação dos frutos nas diferentes estações do ano, a intensidade do consumo em relação a outros itens alimentícios, o comportamento do Caxinguelê durante a remoção das sementes, a germinação das sementes de Jerivá após a dispersão pelo Caxinguelê e o grau de dispersão da população de Jerivá no Inhotim.


    Thaís Weick

    Una | Botânica e Meio Ambiente

    Visita técnica - Estação de Tratamento de Efluentes

    Trata-se de Estudo de Caso a ser desenvolvido na Estação de Tratamento de Efluentes Biológica Tamboril, localizada no Instituto Inhotim, para compreender a proposta da ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) e descrever seu funcionamento técnico.


    Thalita Barros

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Comunicação

    Teorias da comunicação - análise das mídias digitais no Inhotim

    A pesquisa busca analisar como a atualização das mídias digitais é feita no Inhotim, incluindo-se a periodicidade, o dimensionamento do universo de informações enviadas aos diferentes meios de comunicação - Facebook, Flickr, Twitter, Youtube - o direcionamento dessas informações quanto aos grupos, a relação expectativa/retorno para o Instituto Inhotim e os objetivos do acompanhamento dessa relação, caso seja feito. 


    Thiago Malveira

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Comunicação

    Inhotim em Cena: um olhar sobre a comunicação estratégica no processo de formação da imagem institucional do Inhotim

    O principal objetivo desta pesquisa foi investigar o processo de construção da imagem institucional do Instituto Inhotim por meio da identificação das estratégias de comunicação utilizadas. A justificativa acadêmica foi a contribuição para os estudos de formação da imagem institucional nas empresas. O recorte utilizado foram as duas edições do projeto Inhotim em Cena, em 2010 e 2011. A pesquisa permitirá também identificar a percepção da Instituição pelo público.


    Valentina Tong

    Escola da Cidade | Arquitetura e Design

    Outros Espaços - Ensaio fotográfico

    A pesquisa visa oferecer subsídios para um trabalho que consiste na realização de um ensaio fotográfico para refletir e interferir no modo como se percebe o espaço arquitetônico. Com base nas obras realizadas pela produção posterior ao modernismo, pretende-se realizar um ensaio que demonstre algo em comum entre a diversidade de caminhos surgidos, capaz de comunicar a discussão posta pelos arquitetos.


    Vinícius Parreiras

    Instituto Inhotim | Botânica e Meio Ambiente

    Plano de inovação da Diretoria de Jardim Botânico e Meio Ambiente: grupo de construção 3 – novos serviços

    A pesquisa objetiva coletar informações básicas sobre reservas naturais, jardins botânicos e as relações destes espaços com serviços de conservação e educação ambiental a fim de identificar a possibilidade de um novo serviço dentro da Diretoria de Jardim Botânico e Meio Ambiente do Instituto Inhotim.


    Virginia Maria Ribeiro Silveira

    Instituto Inhotim | Botânica e Meio Ambiente

    Levantamento de anfíbios anuros na área de visitação do Instituto Inhotim, Brumadinho, Minas Gerais

    A pesquisa tem como objetivo o levantamento de espécies de anfíbios anuros na área de visitação do Instituto Inhotim por meio da metodologia de armadilhas de queda (pitfall trap). Busca-se verificar a distribuição temporal das espécies e demonstrar a importância da anurofauna para o equilíbrio do ecossistema.


    Walter Antônio Basanin

    | Botânica e Meio Ambiente

    Visita às estufas e dependências do Jardim Botânico do Inhotim

    O objetivo da pesquisa é coletar dados, fotos e especificações botânicas de algumas espécies nativas e exóticas, em jardins botânicos do Brasil e exterior, para elaboração de um livro didático sobre essas espécies, tudo aplicado ao paisagismo em pequenos, médios e grandes espaços.