• EN
  • Escolas

    Campo de estudo privilegiado para escolas das redes pública e privada, o Instituto Inhotim desenvolve programas voltados para professores e estudantes. Com metodologia inovadora, os conteúdos dos projetos educativos ampliam o acesso aos acervos de arte e botânica; formam público; mobilizam a arte como leitura da vida contemporânea e articulam atividades de preservação da biodiversidade, visando a formação de um modelo de vida sustentável. Os projetos educativos são transdisciplinares e, anualmente, atendem a mais de 70 mil pessoas da comunidade escolar.

    Escola Integrada

    Escola Integrada

    Crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos de idade, cursando o ensino fundamental, participam do programa Escola Integrada, uma parceria do Instituto Inhotim com a Prefeitura de Belo Horizonte. Professores, agentes comunitários e oficineiros também integram as atividades multidisciplinares que acontecem às terças e quartas-feiras nos jardins e galerias do Inhotim. Antes da visita, a equipe de educadores do Inhotim visita as escolas e desenvolve capacitação especialmente elaborada para os professores e oficineiros. Conjuntamente, são discutidos possíveis desdobramentos que podem potencializar os assuntos, temas e questões levantados durante as visitas.

    Descentralizando o acesso

    Descentralizando o acesso

    A Rede Pública de Ensino da Região Metropolitana de Belo Horizonte tem um programa específico para a inserção da comunidade escolar no Inhotim: o “Descentralizando o Acesso”. Nesse programa, dedica-se uma atenção especial ao trabalho dos professores. A partir da realização de workshops que antecedem as visitas escolares, os professores são instigados a participar da construção dos temas e conteúdos dos roteiros de visita, potencializando o contato dos alunos com o Inhotim e produzindo desdobramentos dessa experiência.

    saiba mais

    O PROJETO CONTA COM O INCENTIVO DA EMPRESA:

    Espaço Ciência

    Espaço Ciência

    O espaço expositivo utiliza diferentes ferramentas educativas, como lupa, microscópio, maquetes, modelos didáticos para ensino de botânica, divulgação da ciência e da informação ambiental. A interatividade é uma aliada no processo de construção do conhecimento para visitantes de diversas idades.

    O projeto conta com o incentivo das empresas: