• EN
  • Comunidade

    Agente propulsor de desenvolvimento social, cultural e econômico, o Instituto Inhotim articula diversas atividades em conjunto com a comunidade da cidade de Brumadinho e do seu entorno. Desde a valorização de manifestações culturais populares, ao incremento de negócios das redes gastronômica e hoteleira, passando pela mobilização social e pesquisas de resgate histórico, o Inhotim se afirma como um ator relevante nas relações da cidade. Segundo empregador do município, o Inhotim tem sido fundamental na formação profissional dos jovens de Brumadinho que têm no Instituto o seu primeiro emprego e a abertura de incontáveis e inovadoras perspectivas de futuro.

    Nosso Inhotim

    Nosso Inhotim

    O programa Nosso Inhotim viabiliza a meia-entrada para os moradores de Brumadinho residentes há mais de três anos no município. A iniciativa é mais um estímulo para que o cidadão frequente o parque e se aproprie do lugar, que atrai visitantes de todas as partes do mundo. Os interessados podem se cadastrar na recepção do parque, de terça a sexta-feira, ou por aqui. Uma vez por mês, o cadastro também pode ser realizado na cidade, em data e local divulgados com antecedência pelo Instituto. Os documentos necessários são carteira de identidade (ou equivalente) e comprovante de residência. A carteirinha do programa deverá ser retirada pelo titular na recepção do Inhotim ou durante as ações na cidade.

    Escola de Cordas

    Escola de Cordas

    A Escola de Formação de Instrumentistas de Cordas Inhotim oferece formação musical gratuita para jovens de Brumadinho e região. Os alunos têm aulas teóricas e práticas de violino, violoncelo, viola e baixo e recebem os instrumentos e o material didático. A meta do Instituto é formar uma Orquestra Jovem para atuação na região do Médio Vale do Paraopeba.

    O PROJETO CONTA COM O INCENTIVO DA EMPRESA:

    Coros Inhotim

    Coros Inhotim

    O Instituto Inhotim mobiliza a música como um dos principais instrumentos de manifestação cultural, individual e coletiva, capaz de gerar desenvolvimento humano, social e produtivo na região do Vale do Paraopeba, incluindo Brumadinho, Mário Campos e Bonfim. Atualmente, o Inhotim desenvolve trabalhos com dois coros. O Coro Infanto Juvenil Inhotim é formado por crianças e jovens entre 7 e 24 anos de idade. Já o Coro Adulto Inhotim é constituído por pessoas a partir de 24 anos, residentes na região. A direção artística dos Coros está sob a coordenação do maestro César Timóteo e conta com a atuação de uma equipe técnica de professores convidados de Belo Horizonte.

    O PROJETO CONTA COM O INCENTIVO DA EMPRESA:

    Iniciação Musical

    Iniciação Musical

    O projeto "Brumadinho pelos Caminhos da Educação Musical" é responsável pela formação musical de quase duzentas crianças e jovens matriculados na aprendizagem da teoria musical e instrumentalização. O projeto é desenvolvido em parceira com as bandas Nossa Senhora da Conceição de Brumado, Santa Efigênia, Santo Antônio de Suzana e São Sebastião.

    Laboratório Inhotim

    Laboratório Inhotim

    Espaço de experimentações que busca fundamentação na história da arte, mas que toma como ponto de partida as experiências cotidianas dos participantes, o contato com artistas e pensadores, o Laboratório Inhotim é voltado para jovens de escolas municipais de Brumadinho. O projeto trabalha com a formação de olhares mais amplos, direcionando as atenções para um público que extrapola sua condição de espectador e passa a participar efetivamente deste universo.

    saiba mais

    O PROJETO CONTA COM O INCENTIVO DA EMPRESA:

    Jovens Agentes Ambientais

    Jovens Agentes Ambientais

    Formar jovens como multiplicadores de informações ambientais em sua comunidade a partir de reflexões sobre os desafios do meio ambiente se constitui em um dos principais eixos orientadores do programa Jovens Agentes Ambientais. O programa prevê o conhecimento do acervo do Jardim Botânico Inhotim, além de atividades relacionadas à conservação da biodiversidade.

    saiba mais

    O projeto conta com o incentivo das empresas:

    Rede de Artesãos

    Rede de Artesãos

    A partir de um mapeamento sobre os produtos artesanais de Brumadinho e da mobilização dos artesãos, o Instituto Inhotim busca, por meio de diversas atividades, o fortalecimento dos grupos comunitários que se dedicam ao artesanato. Algumas ações são coordenadas em conjunto com o escritório regional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e visam a melhoria do produto artesanal manual e alimentício.

    Rede de Empresários

    Rede de Empresários

    O Instituto Inhotim incentiva continuamente a Rede de Empresários de Turismo na Região, que já conta com a participação de mais de 40 empresários. Entre as ações desenvolvidas destacam-se as relacionadas à capacitação de pessoal de hotelaria e gastronomia para a oferta de serviços de qualidade.