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  • Arte Contemporânea

    O Instituto Inhotim abriga um complexo museológico com uma série de pavilhões e galerias com obras de arte e esculturas expostas ao ar livre. O surgimento do Inhotim no cenário das instituições culturais brasileiras tem como marca, desde o início, a missão de criar um acervo artístico e de definir estratégias museológicas que possibilitem o acesso da comunidade aos bens culturais. Nesse sentido, trata-se de aproximar o público de um relevante conjunto de obras, produzidas por artistas de diferentes partes do mundo, refletindo de forma atual sobre as questões da contemporaneidade.

    Inhotim é a única instituição brasileira que exibe continuamente um acervo de excelência internacional de arte contemporânea.

    Graças a uma série de contextos específicos, Inhotim oferece um novo modelo distante daquele dos museus urbanos. A experiência do Inhotim está em grande parte associada ao desenvolvimento de uma relação espacial entre arte e natureza, que possibilita aos artistas criarem e exibirem suas obras em condições únicas. O espectador é convidado a percorrer jardins, paisagens de florestas e ambientes rurais, perdendo-se entre lagos, trilhas, montanhas e vales, estabelecendo uma vivência ativa do espaço.

    Novos projetos são inaugurados periodicamente, incluindo obras criadas site-specific para o local e recortes monográficos e temáticos do acervo, fazendo do Inhotim um lugar em contínua transformação.

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    Geta Br?tescu,  2014

    Patru 1, Patru 2, Patru 3, Patru 4, 1975 [Quatro 1, quatro 2, quatro 3, quatro 4] Tecido, moldura de madeira, metal

    Geta Br?tescu,  2014

    Colors, 1987-1988 Colagem e têmpera sobre papel

    Geta Br?tescu,  2014

    Atelierul, 1970 [Ateliê] Nanquim sobre papel

    Carroll Dunham,  2014

    Combinando referências da arte pop, do surrealismo e do expressionismo abstrato, bem como imagens da cultura popular, de desenhos animados e eróticas, Carroll Dunham uma obra que se distingue pelas formas orgânicas e biomórficas, explorando a relação entre abstração e figuração.

    Geta Br?tescu,  2014

    O corpo de obras realizado por Geta Bratescu a partir do fim dos anos 1970 em torno da figura de Medeia revela tanto seu interesse pela mitologia grega quanto a diversidade de linguagens da artista (...)

    Geta Br?tescu,  2014

    "O desenho constitui a disciplina de origem e principal chave de compreensão de toda a obra de Geta Bratescu. Na série Desene cu Ochii Închisi (...)"

    Geta Br?tescu,  2014

    Assim como a Grécia clássica e o nascimento do cristianismo inspiraram obras de Geta Bratescu, o jardim e seu aspecto mitológico aparecem como inspiração do ciclo de colagens Gradina [Jardim, 1991].

    Geta Br?tescu,  2014

    Diferentes histórias e personagens compõem o repertório de referências de Geta Bratescu: o Fausto, a Mãe Coragem, o fabulista grego Esopo, entre outros. Ao interpretar essas narrativas, Bratescu (...)

    Geta Br?tescu,  2014

    O desenho constitui a disciplina de origem e principal chave de compreensão de toda a obra de Geta Bratescu. Em Nuduri (1978), vemos (...)."

    Geta Br?tescu,  2014

    Vestigii, 1978 [Vestígio] Colagem de tecido sobre papel

    Geta Bratescu,  2014

    Na obra de Geta, observamos uma formação modernista sólida, notável nos seus desenhos, aliada a uma inclinação para práticas experimentais e conceituais, e no interesse pela representação do feminino e numa crítica do trabalho artístico.

    Geta Br?tescu,  2014

    Athanor, 1974 Fotografia, tecido, colagem, desenho

    Dominik Lang,  2014

    The Sleeping City, 2011 Técnica mista

    Carroll Dunham,  2014

    Garden 5, 2008 Técnica mista sobre linho

    Carroll Dunham,  2014

    Garden 4, 2008 Técnica mista sobre linho

    Carroll Dunham,  2014

    Garden 3, 2008 Técnica mista sobre linho

    Carroll Dunham,  2014

    Garden 1, 2008 Técnica mista sobre linho

    Carroll Dunham,  2014

    Garden 2, 2008 Técnica mista sobre linho

    David Medalla,  2014

    Cloud-Gates Bubble Machine, 1965/2013 Acrílico, espuma, mangueiras, sistema de bomba de ar e de água

    Geta Bratescu,  2014

    Na obra de Geta, observamos uma formação modernista sólida, notável nos seus desenhos, aliada a uma inclinação para práticas experimentais e conceituais, e no interesse pela representação do feminino e numa crítica do trabalho artístico.

    Marepe,  2013

    Ao apropriar-se de objetos e elementos do cotidiano, convertendo-os em obras de arte, num gesto que remete a Marcel Duchamp, Marepe situa conceitualmente seu trabalho entre o utilitário e o poético.

    Miguel Rio Branco, 

    Neste pavimento da galeria Miguel Rio Branco estão reunidas 34 imagens de um de seus mais importantes e seminais trabalhos: as fotografias realizadas no bairro do Maciel, no Pelourinho, em Salvador.

    Miguel Rio Branco, 

    Resultado de um longo processo de colaboração entre Inhotim e o artista, o Pavilhão Miguel Rio Branco foi construído nos últimos dois anos para abrigar uma apresentação abrangente de sua produção.

    Zhang Huan,  2006

    Na cultura chinesa, monumentos monolíticos carregados por uma tartaruga são comuns em lugares sagrados e espaços públicos, servindo como fonte de contextualização histórica do local e simbolizando poder político ou religioso.

    Babette Mangolte,  2013

    A exposição é a primeira apresentação da artista no Brasil e reúne obras realizadas nas últimas quatro décadas, num verdadeiro mergulho no seu universo e pensamento.

    Juan Araujo,  2013

    Desde o fim dos anos 1990, Juan Araujo vem realizando uma vasta obra sobre pintura de pequena e média escala em que a citação de outras obras é um importante elemento.

    Luiz Zerbini,  2013

    A exposição amor lugar comum reúne nove trabalhos de Luiz Zerbini produzidos na última década. Como conjunto, as obras demonstram a intencionalidade da prática pictórica do artista, suas estratégias compositivas e sua relação com o tempo.

    George Bures Miller,  2009

    Cardiff e Bures Miller estão na vanguarda de uma geração de artistas que emprega tecnologia de ponta em suas obras.

    Doris Salcedo,  2008

    Bogotá, Colômbia, 1958; vive em Bogotá Neither, 2004 placas de gesso e aço

    Victor Grippo,  2008

    Victor Grippo ocupa lugar de destaque na produção artística das últimas décadas, sendo um dos principais nomes do grupo ligado à arte conceitual na Argentina.

    Tunga,  2012

    Palmares, Pernambuco, 1952; vive no Rio de Janeiro Lezart, 1989 Cooking Crystals Expanded, 2009 Nociferatu, 2001 – 2011 Palíndromo incesto, 1990 – 1992 Ao, 1980 A Luz dos Dois Mundos,

    Tunga,  2004

    Desde meados dos anos 1970, Tunga cria obras de um imaginário exuberante em desenho, escultura, instalação, filme, vídeo e performance.

    Lygia Pape,  2012

    test No Rio de Janeiro, onde construiu sua trajetória, Pape integrou os grupos Frente e Neoconcreto, participando ativamente da renovação que marcou a arte brasileira naquele período.

    Hélio Oiticica,  2010

    À época em que residiu em Nova York, no início dos anos 1970, Hélio Oiticica trabalhou em parceria com o cineasta Neville D’Almeida na criação de instalações pioneiras chamadas de “quasi-cinemas”.

    Miguel Rio Branco,  2010

    Resultado de um longo processo de colaboração entre Inhotim e o artista, o Pavilhão Miguel Rio Branco foi construído nos últimos dois anos para abrigar uma apresentação abrangente de sua produção.

    Cildo Meireles,  2004

    Seu trabalho pioneiro no campo da arte da instalação prima pela diversidade de suportes, técnicas e materiais, apontando quase sempre para questões mais amplas, de natureza política e social.

    Adriana Varejão,  2008

    No pavilhão de Inhotim, a obra da artista pode ser vista de maneira única. Tanto o percurso das obras quanto o partido da arquitetura foram desenvolvidos em próximo diálogo entre Varejão e o arquiteto Rodrigo Cerviño Lopez.

    Mauro Restiffe,  2013

    A instalação propõe uma investigação dos espaços real e fotográfico, colocando em jogo temas e elementos importantes para ambos: paredes e molduras, frente e verso, interior e exterior.

    Mauro Restiffe,  2013

    A instalação propõe uma investigação dos espaços real e fotográfico, colocando em jogo temas e elementos importantes para ambos: paredes e molduras, frente e verso, interior e exterior.

    Sara Ramo,  2013

    No vídeo Entre a Chuva e o Boneco de Neve (2005), linhas desenhadas sobre o chão e a parede configuram uma quadra de esporte ou um tabuleiro.

    Tacita Dean,  2013

    Centrada na prática de uma arqueologia de lugares e vivências, e com trabalhos realizados em diferentes suportes como o desenho, o filme e a fotografia, a obra de Tacita Dean explora as relações entre diferentes meios artísticos para construir metáforas que registram a passagem do tempo.

    Mauro Restiffe,  2013

    A instalação propõe uma investigação dos espaços real e fotográfico, colocando em jogo temas e elementos importantes para ambos: paredes e molduras, frente e verso, interior e exterior.

    Sara Ramo,  2013

    A série de fotografias da artista Sara Ramo apresenta uma sequência de banheiros domésticos, com seus utensílios e apetrechos. As imagens são resultado de um exercício de tipologização deste ambiente, banal e íntimo, ao mesmo tempo em que revelam possibilidades misteriosas sobre tudo o que se passa desapercebidamente.

    Mauro Restiffe,  2013

    A instalação propõe uma investigação dos espaços real e fotográfico, colocando em jogo temas e elementos importantes para ambos: paredes e molduras, frente e verso, interior e exterior.

    João Maria Gusmão,  2013

    Os filmes de João Maria Gusmão e Pedro Paiva investigam acontecimentos mágicos, fenômenos físicos, eventos ritualísticos e experimentos científicos, e se somam a fotografias, instalações, esculturas e escritos no exercício de criar uma filosofia experimental.

    Robert Morris,  2013

    Precursor do minimalismo e das experiências pós-minimalistas, Robert Morris é figura central no contexto artístico do final do século 20 e na definição de seus principais movimentos.

    Rivane Neuenschwander,  2013

    Em Conversations [Conversações, 2002], tal qual sublinhado pelo próprio título, Rivane Neuenschwander reúne imagens como se estas fossem o resultado de horas a fio de conversa, e como se o diálogo invariavelmente levasse a um outro lugar.

    João Maria Gusmão,  2013

    Os filmes de João Maria Gusmão e Pedro Paiva investigam acontecimentos mágicos, fenômenos físicos, eventos ritualísticos e experimentos científicos, e se somam a fotografias, instalações, esculturas e escritos no exercício de criar uma filosofia experimental.

    Luiz Zerbini,  2013

    A exposição amor lugar comum reúne nove trabalhos de Luiz Zerbini produzidos na última década. Como conjunto, as obras demonstram a intencionalidade da prática pictórica do artista, suas estratégias compositivas e sua relação com o tempo.

    Luiz Zerbini,  2013

    A exposição amor lugar comum reúne nove trabalhos de Luiz Zerbini produzidos na última década. Como conjunto, as obras demonstram a intencionalidade da prática pictórica do artista, suas estratégias compositivas e sua relação com o tempo.

    João Maria Gusmão,  2013

    Os filmes de João Maria Gusmão e Pedro Paiva investigam acontecimentos mágicos, fenômenos físicos, eventos ritualísticos e experimentos científicos, e se somam a fotografias, instalações, esculturas e escritos no exercício de criar uma filosofia experimental.

    Marepe, 

    Ao apropriar-se de objetos e elementos do cotidiano, convertendo-os em obras de arte, num gesto que remete a Marcel Duchamp, Marepe situa conceitualmente seu trabalho entre o utilitário e o poético.

    Luiz Zerbini,  2013

    A exposição amor lugar comum reúne nove trabalhos de Luiz Zerbini produzidos na última década. Como conjunto, as obras demonstram a intencionalidade da prática pictórica do artista, suas estratégias compositivas e sua relação com o tempo.

    João Maria Gusmão,  2013

    Os filmes de João Maria Gusmão e Pedro Paiva investigam acontecimentos mágicos, fenômenos físicos, eventos ritualísticos e experimentos científicos, e se somam a fotografias, instalações, esculturas e escritos no exercício de criar uma filosofia experimental.

    Marepe, 

    Ao apropriar-se de objetos e elementos do cotidiano, convertendo-os em obras de arte, num gesto que remete a Marcel Duchamp, Marepe situa conceitualmente seu trabalho entre o utilitário e o poético.

    Luiz Zerbini,  2013

    A exposição amor lugar comum reúne nove trabalhos de Luiz Zerbini produzidos na última década. Como conjunto, as obras demonstram a intencionalidade da prática pictórica do artista, suas estratégias compositivas e sua relação com o tempo.

    Luiz Zerbini,  2013

    A exposição amor lugar comum reúne nove trabalhos de Luiz Zerbini produzidos na última década. Como conjunto, as obras demonstram a intencionalidade da prática pictórica do artista, suas estratégias compositivas e sua relação com o tempo.

    Luiz Zerbini,  2013

    A exposição amor lugar comum reúne nove trabalhos de Luiz Zerbini produzidos na última década. Como conjunto, as obras demonstram a intencionalidade da prática pictórica do artista, suas estratégias compositivas e sua relação com o tempo.

    Luiz Zerbini,  2013

    A exposição amor lugar comum reúne nove trabalhos de Luiz Zerbini produzidos na última década. Como conjunto, as obras demonstram a intencionalidade da prática pictórica do artista, suas estratégias compositivas e sua relação com o tempo.

    Yayoi Kusama,  2008

    Narcissus garden Inhotim (2009) é uma nova versão da escultura-chave de Yayoi Kusama originalmente apresentada em 1966 para uma participação extra-oficial da artista na 33a Bienal de Veneza.

    João Maria Gusmão,  2013

    Os filmes de João Maria Gusmão e Pedro Paiva investigam acontecimentos mágicos, fenômenos físicos, eventos ritualísticos e experimentos científicos, e se somam a fotografias, instalações, esculturas e escritos no exercício de criar uma filosofia experimental.

    Luiz Zerbini,  2013

    A exposição amor lugar comum reúne nove trabalhos de Luiz Zerbini produzidos na última década. Como conjunto, as obras demonstram a intencionalidade da prática pictórica do artista, suas estratégias compositivas e sua relação com o tempo.

    João Maria Gusmão,  2013

    Os filmes de João Maria Gusmão e Pedro Paiva investigam acontecimentos mágicos, fenômenos físicos, eventos ritualísticos e experimentos científicos, e se somam a fotografias, instalações, esculturas e escritos no exercício de criar uma filosofia experimental.

    Luiz Zerbini, 

    O artista se dedicar a uma prática pictórica experimental e profunda que transcende tendências e modas, com a produção de um conjunto de obras significativo.

    Juan Araujo,  2013

    Desde o fim dos anos 1990, Juan Araujo vem realizando uma vasta obra sobre pintura de pequena e média escala em que a citação de outras obras é um importante elemento.

    Luiz Zerbini, 

    O artista se dedicar a uma prática pictórica experimental e profunda que transcende tendências e modas, com a produção de um conjunto de obras significativo.

    Juan Araujo,  2013

    Desde o fim dos anos 1990, Juan Araujo vem realizando uma vasta obra sobre pintura de pequena e média escala em que a citação de outras obras é um importante elemento.

    João Maria Gusmão,  2013

    Os filmes de João Maria Gusmão e Pedro Paiva investigam acontecimentos mágicos, fenômenos físicos, eventos ritualísticos e experimentos científicos, e se somam a fotografias, instalações, esculturas e escritos no exercício de criar uma filosofia experimental.

    Juan Araujo,  2013

    Desde o fim dos anos 1990, Juan Araujo vem realizando uma vasta obra sobre pintura de pequena e média escala em que a citação de outras obras é um importante elemento.

    Juan Araujo,  2013

    Desde o fim dos anos 1990, Juan Araujo vem realizando uma vasta obra sobre pintura de pequena e média escala em que a citação de outras obras é um importante elemento.

    João Maria Gusmão,  2013

    Os filmes de João Maria Gusmão e Pedro Paiva investigam acontecimentos mágicos, fenômenos físicos, eventos ritualísticos e experimentos científicos, e se somam a fotografias, instalações, esculturas e escritos no exercício de criar uma filosofia experimental.

    Jiro Takamatsu,  2013

    Jiro Takamatsu é uma das principais figuras da vanguarda japonesa dos anos 1960 em diante, tendo participado do seminal coletivo High Red Center (1963-64) e se aproximado do movimento Mono-Ha (1967-1979).

    Juan Araujo,  2013

    Desde o fim dos anos 1990, Juan Araujo vem realizando uma vasta obra sobre pintura de pequena e média escala em que a citação de outras obras é um importante elemento.

    Juan Araujo,  2013

    Desde o fim dos anos 1990, Juan Araujo vem realizando uma vasta obra sobre pintura de pequena e média escala em que a citação de outras obras é um importante elemento.

    Juan Araujo,  2013

    Desde o fim dos anos 1990, Juan Araujo vem realizando uma vasta obra sobre pintura de pequena e média escala em que a citação de outras obras é um importante elemento.

    Marcius Galan,  2013

    Servindo-se de uma linguagem de formas minimalistas e simples, e do uso de materiais como o concreto, o ferro e a madeira, o artista Marcius Galan desenvolve, desde a década de 1990, uma obra que convoca reflexões sobre a escultura, a geometria e o espaço.

    Juan Araujo,  2013

    Desde o fim dos anos 1990, Juan Araujo vem realizando uma vasta obra sobre pintura de pequena e média escala em que a citação de outras obras é um importante elemento.

    Jorge Macchi,  2013

    As relações paradoxais entre tempo e espaço povoam a obra de Jorge Macchi – um artista que lida com a herança literária de seu país e a leva adiante.

    Vik Muniz, 

    The Sarzedo Drawings da Série Pictures of Earthworks

    Simon Starling, 

    Epsom, Inglaterra, 1967; vive em Glasgow, Escócia, e Berlim The Mahogany Pavillion (Mobile Architecture No.1), 2004 veleiro "loch long" invertido (no.73) construído em 1963 pela Boags Boat Yard em Lsrgs, Escócia, usando mogno sul-americano

    Vik Muniz, 

    Série Pictures of Dust

    Tunga,  2004

    Desde meados dos anos 1970, Tunga cria obras de um imaginário exuberante em desenho, escultura, instalação, filme, vídeo e performance.

    Tunga, 

    Palmares, Pernambuco, 1952; vive no Rio de Janeiro Untitled (da Série Vanguarda Viperina), ?1983-97 instalação de chumbo, 11 metros lineares

    Tunga,  2012

    Palmares, Pernambuco, 1952; vive no Rio de Janeiro Palíndromo Incesto, 1990 - 1992 fio de cobre, imã, folhas de cobre e limalha de ferro

    Zhang Huan, 

    An Yang, China, 1965; vive em Nova York Rubens, 2000 - 2001 bronze

    Waltércio Caldas,  2006

    Rio de Janeiro, 1946; vive no Rio de Janeiro Escultura para todos os materiais não transparentes, 1985 mármore e madeira

    Victor Grippo,  2008

    Victor Grippo ocupa lugar de destaque na produção artística das últimas décadas, sendo um dos principais nomes do grupo ligado à arte conceitual na Argentina.

    Tunga,  2012

    Tranças, tacapes e pentes são elementos recorrentes na obra do escultor Tunga — um escultor que se vale da narrativa assim como se vale de elementos formais.

    Rivane Neuenschwander,  2009

    Continente/Nuvem (2008) é uma obra cinética que ocupa totalmente o teto da casa. A obra consiste em pequenas bolas de isopor que se movem aleatoriamente sobre um forro transparente, ativadas por circuladores de ar.

    Tobias Rehnberger, 

    Tobias Rehberger busca o diálogo da arte com disciplinas vizinhas, como o design, o cinema, a decoração e a arquitetura, criando esculturas e instalações que, muitas vezes, são objetos funcionais em si

    Tunga,  2006

    Palmares, Pernambuco, 1952; vive no Rio de Janeiro Deleite, 1999 ferro e couro

    Rivane Neuenschwander, 

    Belo Horizonte, 1967; vive em Belo Horizonte Mapa Mundi BR (Postal), 2007 cartões postais prateleiras de madeira

    Valeska Soares,  2009

    Na instalação Folly (2005-2009), Valeska Soares cria um mundo à parte e mágico, com traços de fantasia.

    Tunga,  2012

    Palmares, Pernambuco, 1952; vive no Rio de Janeiro Ão, 1980 projeção de filme P&B 16 mm em looping e instalação de som, dimensões variáveis

    Tobias Rehnberger, 

    Tobias Rehberger busca o diálogo da arte com disciplinas vizinhas, como o design, o cinema, a decoração e a arquitetura, criando esculturas e instalações que, muitas vezes, são objetos funcionais em si.

    Tunga,  2012

    Palmares, Pernambuco, 1952; vive no Rio de Janeiro A Bela e a Fera, 2001 bronze e aço

    Thomas Hirschhorn,  2011

    Em Restore Now (2006), uma diversidade de objetos e materiais se transforma em ferramentas para uma interpretação (re)construtiva do mundo.

    Sandra Cinto, 

    Santo André, São Paulo, 1968; vive em São Paulo Sem Título (Portal), 2001 desenho sobre madeira e MDF pintado

    Susan Hiller, 

    Predominantemente uma obra sonora, The last silent movie (2007-08) é uma colcha de retalhos composta por fragmentos de arquivos de áudio de línguas extintas, quase extintas ou ameaçadas de extinção.

    Sandra Cinto, 

    Santo André, São Paulo, 1968; vive em São Paulo Sem Título

    Steve McQueen, 

    Once upon a time [Era uma vez, 2002] consiste numa projeção em slides de fotografias que a NASA – Agência Nacional Aero-Espacial dos Estados Unidos - mandou para o espaço à bordo da Voyager II, em 1977

    Hitoshi Nomura,  2013

    Hitoshi Nomura é um nome central da arte japonesa conceitual do fim dos anos 1960 em diante.

    Sandra Cinto, 

    Santo André, São Paulo, 1968; vive em São Paulo Retábulo, 1995 óleo sobre madeira

    Sandra Cinto, 

    Santo André, São Paulo, 1968; vive em São Paulo As Belas Relações II, 2000 vidro soprado e ponta seca sobre madeira e MDF pintados

    Rubens Mano, 

    São Paulo, 1960; vive em São Paulo Sem Título - do Projeto Básculas, 2000 aço Inoxidável e ferro

    Sandra Cinto, 

    Santo André, São Paulo, 1968; vive em São Paulo A Ponte Impossível, 1998 pintura automotiva sobre madeira e MDF

    Rosângela Rennó, 

    Cartologia, 2000 álbum de fotografias, mesa império e cinco fotografias em cor, laminadas e emolduradas

    Rubens Mano, 

    São Paulo, 1960; vive em São Paulo Disponha, 2001 fotografia montada em metacrilato, díptico

    Geraldo de Barros,  2013

    Geraldo de Barros foi um dos mais ativos artistas da vanguarda brasileira nos anos 1940 e 1950 e pertenceu ao primeiro grupo concretista de São Paulo, Ruptura, que promoveu a arte concreta no Brasil a partir de 1952.

    Saint Clair Cemin, 

    Cruz Alta, Rio Grande do Sul, 1951; vive em Nova York Pioneer, 1999 mármore

    Rubens Mano, 

    São Paulo, 1960; vive em São Paulo Casa verde, 1997 instalação/fotografia

    Rochelle Costi, 

    Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, 1961; vive em São Paulo Série Quartos São Paulo, 1998

    Geraldo de Barros,  2013

    Geraldo de Barros foi um dos mais ativos artistas da vanguarda brasileira nos anos 1940 e 1950 e pertenceu ao primeiro grupo concretista de São Paulo, Ruptura, que promoveu a arte concreta no Brasil a partir de 1952.

    Rosângela Rennó, 

    Boots, Hangman, Riffleman, da Série Vermelha, 2000

    Rubens Mano, 

    São Paulo, 1960; vive em São Paulo Bueiro, da Série Huecos, 1999 intervenção/fotografia

    Miguel Rio Branco,  2010

    Las Palmas de Gran Canaria, Ilhas Canárias, Espanha, 1946; vive no Rio de Janeiro Wax, Wood and Flash, 1993-96 fotografia Cibachrome

    Miguel Rio Branco,  2010

    Tubarões de seda (2006), por sua vez, é uma instalação em que fotografias foram impressas diretamente sobre um tecido, que convida o espectador a percorrê-la não apenas com os olhos mas também com o corpo.

    Cao Guimarães, 

    No filme Word/World (2001), Neuenschwander e Guimarães conduzem a atenção do espectador para a terra, introduzindo-o a uma ótica inusitada, a das formigas.

    Roberto Burle Marx, 

    Guaratiba, 1989 óleo sobre tela

    Miguel Rio Branco,  2010

    Resultado de um longo processo de colaboração entre Inhotim e o artista, o Pavilhão Miguel Rio Branco foi construído nos últimos dois anos para abrigar uma apresentação abrangente de sua produção.

    Miguel Rio Branco,  2010

    Las Palmas de Gran Canaria, Ilhas Canárias, Espanha, 1946; vive no Rio de Janeiro Swift on Blue, 1992 fotografia Cibachrome

    Miguel Rio Branco,  2010

    Las Palmas de Gran Canaria, Ilhas Canárias, Espanha, 1946; vive no Rio de Janeiro Some Balls, 1993 - 1994 fotografia, tríptico

    Miguel Rio Branco,  2010

    Las Palmas de Gran Canaria, Ilhas Canárias, Espanha, 1946; vive no Rio de Janeiro Smoking Mirror, 1992 fotografia Cibachrome

    Miguel Rio Branco,  2010

    Resultado de um longo processo de colaboração entre Inhotim e o artista, o Pavilhão Miguel Rio Branco foi construído nos últimos dois anos para abrigar uma apresentação abrangente de sua produção.

    Miguel Rio Branco,  2010

    As cenas revelam uma intensa relação entre retratista e retratados, aproximando documentário e ficção, realidade e fantasia.

    Miguel Rio Branco,  2010

    Resultado de um longo processo de colaboração entre Inhotim e o artista, o Pavilhão Miguel Rio Branco foi construído nos últimos dois anos para abrigar uma apresentação abrangente de sua produção.

    Miguel Rio Branco,  2010

    Las Palmas de Gran Canaria, Ilhas Canárias, Espanha, 1946; vive no Rio de Janeiro Mãos em Santiago, 1993 fotografia Cibachrome

    Rirkrit Tiravanija,  2010

    Originalmente concebida para a 27ª Bienal de São Paulo, em 2006, a obra Palm Pavilion (2006-2008) tem em Inhotim sua primeira montagem ao ar livre.

    Miguel Rio Branco,  2010

    Resultado de um longo processo de colaboração entre Inhotim e o artista, o Pavilhão Miguel Rio Branco foi construído nos últimos dois anos para abrigar uma apresentação abrangente de sua produção.

    Renata Lucas,  2012

    Nesta sala da Galeria Mata um chão de compensado de madeira cobre o original de cimento. Ao articular as placas com dobradiças e equipá-las com puxadores, Renata Lucas faz deste elemento arquitetônico um protagonista.

    Miguel Rio Branco,  2010

    Las Palmas de Gran Canaria, Ilhas Canárias, Espanha, 1946; vive no Rio de Janeiro Hartless Black Saint Sebastian, 1994 fotografia Cibachrome, (políptico de 9)

    Miguel Rio Branco,  2010

    Las Palmas de Gran Canaria, Ilhas Canárias, Espanha, 1946; vive no Rio de Janeiro Hanging Ghost, 1992 fotografia Cibachrome

    Pipilotti Rist, 

    Grabs, Suíça, 1962; vive em Zurique Homo Sapiens Sapiens, 2005 instalação de áudio e vídeo

    Miguel Rio Branco,  2010

    Las Palmas de Gran Canaria, Ilhas Canárias, Espanha, 1946; vive no Rio de Janeiro Gritos Surdos, 2001 fotografias cibachrome, pára-brisas quebrados e luz fluorescente, dimensões variáveis

    Miguel Rio Branco,  2010

    Entre os olhos o deserto (1997) é uma instalação feita com três projeções nas quais mais de 400 imagens se sucedem.

    Paul McCarthy, 

    Sua obra une o ritualístico e o profano, sangue e catchup.

    Miguel Rio Branco,  2010

    Diálogos com Amaú (1983) é uma das primeiras incursões do artista com instalação audiovisual, apresentada pela primeira vez na XVII Bienal de São Paulo.

    Olafur Eliasson,  2008

    Esta obra de Olafur Eliasson baseia-se nos princípios de funcionamento do caleidoscópio, gerando um efeito obtido pelo reflexo da luz em seis espelhos que formam um tubo hexagonal.

    Miguel Rio Branco,  2010

    Las Palmas de Gran Canaria, Ilhas Canárias, Espanha, 1946; vive no Rio de Janeiro Blue Vibes (ou Blue Vibration), 2001 fotografia, (políptico de 9)

    Miguel Rio Branco,  2010

    Neste pavimento da galeria Miguel Rio Branco estão reunidas 34 imagens de um de seus mais importantes e seminais trabalhos: as fotografias realizadas no bairro do Maciel, no Pelourinho, em Salvador.

    Paul McCarthy,  2006

    Salt Lake City, Estados Unidos, 1945; vive em Los Angeles. Boxhead, 2001 bronze

    Miguel Rio Branco,  2010

    Las Palmas de Gran Canaria, Ilhas Canárias, Espanha, 1946; vive no Rio de Janeiro Berlin, 2001 cibachrome photograph

    Gabriel Orozco,  2013

    A obra de Gabriel Orozco é comumente relacionada à prática dos diários, registrando lugares que ele visita, experiências específicas, materiais que recolhe ou encontros fortuitos que provocam ação, documentação e produção.

    Olafur Eliasson, 

    Eliasson é hoje um dos artistas com maior visibilidade internacional. Suas instalações em grande escala promovem uma recriação artificial de fenômenos naturais.

    Miguel Rio Branco,  2010

    Resultado de um longo processo de colaboração entre Inhotim e o artista, o Pavilhão Miguel Rio Branco foi construído nos últimos dois anos para abrigar uma apresentação abrangente de sua produção.

    Michel Majerus, 

    Michel Majerus é um dos principais artistas identificados com a revitalização da pintura na Alemanha no final da década de 1990. Em sua obra, encontramos um amálgama de diferentes referências

    Olafur Eliasson,  2006

    Eliasson é hoje um dos artistas com maior visibilidade internacional. Suas instalações em grande escala promovem uma recriação artificial de fenômenos naturais.

    Michel Majerus, 

    Michel Majerus é um dos principais artistas identificados com a revitalização da pintura na Alemanha no final da década de 1990. Em sua obra, encontramos um amálgama de diferentes referências

    Michel Majerus, 

    Michel Majerus é um dos principais artistas identificados com a revitalização da pintura na Alemanha no final da década de 1990. Em sua obra, encontramos um amálgama de diferentes referências

    Damián Ortega,  2013

    O trabalho de Damián Ortega é fortemente ancorado na escultura e na experimentação, frequentemente com um toque de humor.

    Michel Majerus, 

    Michel Majerus é um dos principais artistas identificados com a revitalização da pintura na Alemanha no final da década de 1990. Em sua obra, encontramos um amálgama de diferentes referências

    Damián Ortega,  2013

    O trabalho de Damián Ortega é fortemente ancorado na escultura e na experimentação, frequentemente com um toque de humor.

    Michel Majerus, 

    Michel Majerus é um dos principais artistas identificados com a revitalização da pintura na Alemanha no final da década de 1990. Em sua obra, encontramos um amálgama de diferentes referências

    Nuno Ramos, 

    Desde os anos 1980, Nuno Ramos desenvolve sua obra em diferentes mídias — escultura, instalação, desenho, vídeo, filme, prosa, poesia —, mantendo a pintura como linguagem de origem.

    Navin Rawanchaikul, 

    Apropriando imagens da cultura popular e da vida urbana, a instalação Untitled (Cities on the Move), 1997 foi concebida como um convite à participação do espectador.

    Mauro Restiffe, 

    São José do Rio Pardo, São Paulo, 1970; vive em São Paulo e Nova York Empossamento #2, #3, #4, #8, 2003 fotografia

    Matthew Barney,  2009

    A instalação De lama lâmina (2009) é o último desdobramento de um projeto que teve origem numa performance realizada em parceria com o músico Arto Lindsay, durante o carnaval de Salvador, em 2004, e que também serviu de base para o vídeo homônimo apresentado em Inhotim na galeria Marcenaria.

    Luisa Lambri, 

    O trabalho de Luisa Lambri consiste em fotografias de grandes obras arquitetônicas da era moderna.

    Luisa Lambri, 

    O trabalho de Luisa Lambri consiste em fotografias de grandes obras arquitetônicas da era moderna.

    Marepe, 

    A mudança (2005) pertence às obras de Marepe que se referem à esfera do doméstico e da intimidade, entre as quais estão esculturas que ele criou a partir de trouxas de roupas, móveis e casas.

    Mateo López, 

    Embora o desenho ocupe papel protagonista no trabalho de Mateo López, ele dificilmente se reduz a um meio em si.

    Marepe,  2011

    A bica (1999) coloca em diálogo, de maneira exemplar, as duas tradições que informam a obra de Marepe: a história da arte do século 20 e as práticas populares de seu contexto de origem, o Recôncavo Baiano, região onde nasceu e vive.

    Marcellvs L., 

    Desde o início dos anos 2000, Marcellvs L. vem realizando uma série de obras nominadas Vídeo-Rizomas, que hoje conta com mais de 20 títulos.

    Marepe, 

    Santo Antônio de Jesus, Bahia, 1970; vive em Santo Antônio de Jesus Embutido, 1999 madeira materiais diversos

    Luisa Lambri, 

    O trabalho de Luisa Lambri consiste em fotografias de grandes obras arquitetônicas da era moderna.

    Marilá Dardot,  2011

    A origem da obra de arte (2002) é uma instalação seminal na obra de Marilá Dardot. Apresentada originalmente em sua primeira exposição individual, no Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte

    Luisa Lambri, 

    A arte e a arquitetura brasileiras são os temas principais das pinturas e fotografias de Juan Araujo e Luisa Lambri expostas nesta sala.

    Marcius Galan,  2010

    Seção diagonal (2008) propõe uma relação ativa com o espectador, causando uma reação inicial de descoberta e de surpresa, seguida de um momento que pode variar do encantamento à decepção.

    Lygia Pape,  2012

    Ttéia1C (2002) é uma obra da última etapa da carreira de Lygia Pape e condensa uma série de questões levantadas na trajetória dessa artista que é uma das principais vozes na arte brasileira da segunda metade do século 20.

    Luisa Lambri, 

    O trabalho de Luisa Lambri consiste em fotografias de grandes obras arquitetônicas da era moderna.

    Laura Lima, 

    Laura Lima centra sua produção artística no pensamento sobre o corpo: como suporte, como referência e como duplo do objeto de arte. Com seu ambiente arquitetônico especialmente pensado para esta montagem, Novos costumes recria, no espaço expositivo, uma loja com diversas peças ao alcance dos visitantes.

    José Damasceno, 

    Rio de Janeiro, 1968; vive no Rio de Janeiro Trilha Sonora, 2002 martelos de ferro e madeira, dimensões variáveis

    Lothar Baumgarten, 

    As relações entre natureza e cultura figuram como um dos principais interesses da obra de Lothar Baumgarten.

    José Damasceno, 

    Rio de Janeiro, 1968; vive no Rio de Janeiro Transporte Independente, 1999 madeira, revestimento sintético e pelúcia

    Larry Clark, 

    Conhecido diretor dos filmes Kids (1995) e Ken Park (2002), Larry Clark iniciou seu trabalho e definiu sua linguagem visual como fotógrafo, um dos mais influentes na renovação do realismo americano.

    León Ferrari, 

    Quando morou no Brasil entre 1976 e 1991, León Ferrari realizou um impressionante conjunto de heliogravuras que se assemelham a plantas de arquitetura e que representam situações fictícias de explosão demográfica e de caos urbano.

    José Damasceno, 

    Rio de Janeiro, 1968; vive no Rio de Janeiro Parábola, 2000 mármore, 30 x 350 x 380 cm, 2000

    Laura Vinci, 

    Através de esculturas e instalações que desenvolve desde os anos 1980, Laura Vinci tematiza questões ligadas ao tempo, às mudanças e transformações.

    Larry Clark, 

    Conhecido diretor dos filmes Kids (1995) e Ken Park (2002), Larry Clark iniciou seu trabalho e definiu sua linguagem visual como fotógrafo, um dos mais influentes na renovação do realismo americano.

    Laura Lima, 

    Desde 1995, Laura Lima vem desenvolvendo um conjunto de trabalhos que tomam o corpo como elemento principal, aproximando-se da tradição de utilização do nu na história da arte.

    José Damasceno, 

    Montada pela primeira vez em 1993, esta obra sinaliza uma inflexão na jovem obra de Damasceno, que pela primeira vez trabalhava com materiais pré-fabricados, retirados de seu uso na vida cotidiana, e não com materiais "puros" da arte aos quais estava acostumado, como o mármore e o metal.

    Jorge Macchi,  2009

    Piscina (2009) é a realização escultórica de um desenho que o artista fez de uma caderneta de endereço com índice alfabético, aqui transformada numa obra site-specificque é também uma piscina em funcionamento.

    José Damasceno, 

    Rio de Janeiro, 1968; vive no Rio de Janeiro Árvore Inconsciente, 1999-2000 instalação em plástico e estopa

    John Ahearn,  2006

    Os murais escultóricos de John Ahearn são muito mais do que simples esculturas realistas: são desafios à própria natureza da representação, de quem representa quem.

    Jorge Pardo, 

    Havana, Cuba, 1963; vive em Los Angeles Untitled, 2002 jato de tinta e látex sobre tela

    Jorge Macchi, 

    Mapas constituem uma das matérias-primas preferidas de Jorge Macchi - um artista que se interessa por outras fontes gráficas como jornais, cadernos e pautas musicais.

    Jonathan Monk, 

    Obras de artistas-ícone dos anos 1960 e 1970 constituem as principais fontes do trabalho de Jonathan Monk em filmes, fotografias, instalações, esculturas e performances que apropriam e citam procedimentos clássicos da arte pop, minimalista e conceitual.

    Jorge Macchi, 

    Situações e objetos extraídos do cotidiano são matérias-primas para a obra de Jorge Macchi, um artista que vem expondo seus desenhos, colagens, instalações e vídeos internacionalmente desde o início dos anos 1990.

    Jorge Pardo, 

    Havana, Cuba, 1963; vive em Los Angeles Lamps, 2004 vidro soprado e metal

    John Ahearn,  2006

    Os murais escultóricos de John Ahearn são muito mais do que simples esculturas realistas: são desafios à própria natureza da representação, de quem representa quem.

    Jarbas Lopes,  2006

    Nova Iguaçu, RJ; reside e trabalha em Maricá, Rio de Janeiro Troca-Troca, 2002 fuscas com aparelhagem de som

    João José Costa, 

    João José Costa é um dos artistas fundadores do Grupo Frente, do Rio de Janeiro, um dos mais ativos na vanguarda concretista brasileira dos anos 50.

    Jarbas Lopes, 

    Nova Iguaçu, RJ; reside e trabalha em Maricá, Rio de Janeiro Série O Debate, 2002-2003 plotter de campanha política e carpete trançados

    Jim Lambie, 

    Glasgow, Escócia, 1964; vive em Glasgow e Nova York Punk Prayer, 2001 poster e colagem

    Jarbas Lopes, 

    Nova Iguaçu, RJ; reside e trabalha em Maricá, Rio de Janeiro Série Cicloviaérea, 2003 - 2004 caneta esferográfica sobre papel, 38 desenhos, 30 x 22,5 cm cada

    Desde o início dos anos 1990, Janine Antoni realiza esculturas, fotografias e vídeos que fundem interesse pelos elementos formais da arte (tais como linha, formato, textura, forma e processo) com questões pessoais individuais, resultando em uma exploração de política e identidade de gênero.

    Guillermo Calzadilla, 

    Jeniffer Allora e Guillermo Calzadilla trabalham colaborativamente desde 1995 e desenvolvem, em filmes, fotografias, performances, esculturas e instalações, uma crítica aos sistemas sócio-culturais presentes nos processos de globalização.

    Jim Lambie, 

    Glasgow, Escócia, 1964; vive em Glasgow e Nova York Pale Blue Eyes, 2002 caixas de som, tecido, espelho e acrílico

    Jarbas Lopes, 

    A produção de Jarbas Lopes inclui escultura, desenho, instalação e performance, e também projetos de cunho conceitual, nos quais o artista trabalha antes o imaginário de uma proposição do que sua realização propriamente dita.

    Iran do Espírito Santo, 

    Embora trabalhe insistentemente com o vocabulário geométrico, Espírito Santo está interessado, sobretudo, na representação.

    George Bures Miller,  2009

    Em The murder of crows (2008) [que poderia ser traduzido por “revoada de corvos”], 98 caixas de som são montadas sobre pedestais, cadeiras e paredes, e distribuídas à maneira de uma orquestra, convidando o visitante a acomodar-se em assentos dispostos no centro do espaço.

    Janine Antoni, 

    Na instalação composta por três ambientes, a entrada do espectador se dá por uma sala onde se vê o lado externo de uma parede cenográfica e se ouve uma forte respiração.

    Iran do Espírito Santo, 

    Na obra, há uma intensa relação entre o legado clássico da arte e a contemporaneidade, sendo que Iran do Espírito Santo aproxima sua prática à do desenho industrial, da arquitetura e da decoração, permutando os valores destas disciplinas com aqueles da arte.

    Iran do Espírito Santo, 

    Espírito Santo está interessado, sobretudo, na representação, algo que explora em suas instalações, esculturas, desenhos sobre papel, madeira e parede, gravuras e fotografias.

    Isa Genzken, 

    Strassenfest [Festa de rua, 2009] é uma grande colagem tridimensional composta de objetos encontrados e retrabalhados pela artista.

    Janet Cardiff,  2006

    Thomas Tallis, compositor inglês do século 16, compôs Spem in Alium nunquam habui para a comemoração do aniversário da Rainha Elizabeth 1ª, em 1575.

    Hélio Oiticica,  2010

    À época em que residiu em Nova York, no início dos anos 1970, Hélio Oiticica trabalhou em parceria com o cineasta Neville D’Almeida na criação de instalações pioneiras chamadas de “quasi-cinemas”.

    Babette Mangolte,  2013

    Babette Mangolte é uma artista visual, pensadora, cineasta e fotógrafa nascida na França e baseada nos Estados Unidos há mais de 40 anos.

    Hélio Oiticica,  2008

    Rio de Janeiro, 1937 – Rio de Janeiro, 1980 Invenção da cor, Penetrável Magic Square # 5, De Luxe, 1977

    Haegue Yang, 

    Constituída de uma série de 473 imagens, esta obra de Haegue Yang exibe globos, esferas, bolas e origamis em forma de polígono.

    Franz Ackermann, 

    Franz Ackermann é um eterno viajante, que reflete sobre a globalização e o crescimento incessante dos centros urbanos.

    Franz Ackermann, 

    Franz Ackermann é um eterno viajante, que reflete sobre a globalização e o crescimento incessante dos centros urbanos.

    Giuseppe Penone,  2011

    Giuseppe Penone é um dos principais expoentes do grupo de artistas italianos que se destacou a partir do final dos anos 1960, reunidos sob o rótulo de arte povera.

    Edgard de Souza,  2009

    Desde o final dos anos 80, Edgard de Souza vem construindo um conjunto de obras marcado por uma qualidade artesanal e um ritmo lento de produção que se destaca da escultura contemporânea de grande escala.

    Franz Ackermann, 

    Franz Ackermann é um eterno viajante, que reflete sobre a globalização e o crescimento incessante dos centros urbanos.

    Franz Ackermann, 

    Franz Ackermann é um eterno viajante, que reflete sobre a globalização e o crescimento incessante dos centros urbanos.

    Edgard de Souza, 

    Desde o final dos anos 80, Edgard de Souza vem construindo um conjunto de obras marcado por uma qualidade artesanal e um ritmo lento de produção que se destaca da escultura contemporânea de grande escala.

    Babette Mangolte,  2013

    Babette Mangolte é uma artista visual, pensadora, cineasta e fotógrafa nascida na França e baseada nos Estados Unidos há mais de 40 anos.

    As pinturas aeropostais de Eugenio Dittborn começaram a circular em 1983 e constituíram, originalmente, uma maneira de o artista se relacionar com contextos artísticos que não o de seu país, o Chile, então isolado pela ditadura militar (1973-1990).

    Edgard de Souza, 

    Desde o final dos anos 80, Edgard de Souza vem construindo um conjunto de obras marcado por uma qualidade artesanal e um ritmo lento de produção que se destaca da escultura contemporânea de grande escala.

    Ernesto Neto, 

    Expondo desde o final dos anos 1980, Ernesto Neto realiza hoje uma das mais originais pesquisas em escultura no mundo, promovendo uma leitura única do legado formal do modernismo a partir de uma visão orgânica da geometria.

    Ernesto Neto, 

    Rio de Janeiro, 1964; vive no Rio de Janeiro Inércia e Memória de Puffs e Piffs, 2004 cravo da índia,pimenta-do-reino, urucum e açafrão da terra sobre papel

    Eugenio Dittborn, 

    As pinturas aeropostais de Eugenio Dittborn começaram a circular em 1983 e constituíram, originalmente, uma maneira de o artista se relacionar com contextos artísticos que não o de seu país, o Chile, então isolado pela ditadura militar (1973-1990).

    Babette Mangolte,  2013

    Babette Mangolte é uma artista visual, pensadora, cineasta e fotógrafa nascida na França e baseada nos Estados Unidos há mais de 40 anos.

    Cildo Meireles, 

    Cildo Meireles tem se afirmado como voz única na arte contemporânea, construindo uma obra impregnada pela linguagem internacional da arte conceitual, mas que dialoga de maneira pessoal com o legado poético do neconcretismo brasileiro.

    Ernesto Neto, 

    Copulônia (1989) é uma obra seminal na trajetória de Ernesto Neto. A partir de sua realização, o artista mapeou interesses que viriam a definir não apenas a sua obra futura, mas também sua contribuição para a jovem história da arte contemporânea

    Cildo Meireles, 

    Cildo Meireles tem se afirmado como voz única na arte contemporânea, construindo uma obra impregnada pela linguagem internacional da arte conceitual, mas que dialoga de maneira pessoal com o legado poético do neconcretismo brasileiro.

    Edward Krasinski,  2012

    Figura central da vanguarda polonesa, Edward Krasinski começou a trabalhar em Varsóvia na década de 1960, tomando parte do coletivo formado por artistas e críticos de arte em torno da galeria Foksal.

    Edgard de Souza, 

    Desde o final dos anos 80, Edgard de Souza vem construindo um conjunto de obras marcado por uma qualidade artesanal e um ritmo lento de produção que se destaca da escultura contemporânea de grande escala.

    Cildo Meireles, 

    Cildo Meireles tem se afirmado como voz única na arte contemporânea, construindo uma obra impregnada pela linguagem internacional da arte conceitual, mas que dialoga de maneira pessoal com o legado poético do neconcretismo brasileiro.

    Doug Aitken,  2009

    Sonic pavilion [Pavilhão sônico, 2009] é uma obra site-specific desenvolvida a partir de uma ideia pré-existente e resultado de um processo de cinco anos, entre pesquisa, projeto e construção.

    Doris Salcedo,  2008

    Bogotá, Colômbia, 1958; vive em Bogotá Neither, 2004 placas de gesso e aço

    Cildo Meireles, 

    Cildo Meireles tem se afirmado como voz única na arte contemporânea, construindo uma obra impregnada pela linguagem internacional da arte conceitual, mas que dialoga de maneira pessoal com o legado poético do neconcretismo brasileiro.

    Dominique Gonzalez-Foerster, 

    A experiência de caminhar na obra de arte é um tema há muito tempo presente na agenda dos artistas e em constante evolução.

    Dominique Gonzalez-Foerster,  2010

    Dominique Gonzalez-Foerster desenvolveu um novo ambiente externo que consiste numa pequena coleção de pontos de ônibus de concreto, em tamanho real, pré-fabricados localmente, espalhados um campo de areia branca de deserto próximo à floresta tropical.

    Cildo Meireles,  2006

    Cildo Meireles tem se afirmado como voz única na arte contemporânea, construindo uma obra impregnada pela linguagem internacional da arte conceitual, mas que dialoga de maneira pessoal com o legado poético do neconcretismo brasileiro.

    Babette Mangolte,  2013

    Babette Mangolte é uma artista visual, pensadora, cineasta e fotógrafa nascida na França e baseada nos Estados Unidos há mais de 40 anos.

    Diango Hernández, 

    Drawing (As a drop I am going out of my home), 2006 móveis, objetos e cano de metal, dimensões variáveis

    Dan Graham,  2006

    Bisected triangle, Interior curve, 2002 vidro espelhado e aço inoxidável

    Cildo Meireles,  2004

    Em Glove Trotter, Cildo Meireles lida com questões clássicas da escultura: volume, peso e gravidade. Porém estas questões se desdobram para noções de contexto geográfico e de universalidade.

    Cildo Meireles,  2004

    Cildo Meireles tem se afirmado como voz única na arte contemporânea, construindo uma obra impregnada pela linguagem internacional da arte conceitual, mas que dialoga de maneira pessoal com o legado poético do neconcretismo brasileiro.

    Cristina Iglesias,  2012

    Desde o começo dos anos 1980, Cristina Iglesias vem construindo um dos discursos escultóricos mais marcantes do nosso tempo.

    Babette Mangolte,  2013

    Babette Mangolte é uma artista visual, pensadora, cineasta e fotógrafa nascida na França e baseada nos Estados Unidos há mais de 40 anos.

    Babette Mangolte,  2013

    Babette Mangolte é uma artista visual, pensadora, cineasta e fotógrafa nascida na França e baseada nos Estados Unidos há mais de 40 anos.

    Cinthia Marcelle, 

    9 kombis brancas circulam uma mesma praça, ficando todas visíveis em conjunto. Os veículos entram um a um no circuito, girando simultaneamente em torno do lugar.

    Cildo Meireles, 

    Cildo Meireles tem se afirmado como voz única na arte contemporânea, construindo uma obra impregnada pela linguagem internacional da arte conceitual, mas que dialoga de maneira pessoal com o legado poético do neconcretismo brasileiro.

    Babette Mangolte,  2013

    Durante mais de 30 anos, o artista polonês Edward Krasinski (1925—2004) viveu e trabalhou em um ateliê no centro de Varsóvia, localizado num bloco de habitação típico dos anos do regime socialista.

    Cinthia Marcelle, 

    Um caminhão de combate ao incêndio dirije, ininterruptamente, em círculos com a mangueira apontada para o centro dessa trajetória.

    Alexandre da Cunha,  2013

    A disposição das obras de Alexandre da Cunha na primeira sala da Galeria Fonte evoca uma natureza-morta, repetindo assim o próprio tema da exposição que ela inicia.

    Cildo Meireles,  2004

    Por meio de jogos formais com materiais cotidianos, o artista lida com questões mais amplas, como a nossa maneira de perceber o espaço e, em última análise, o mundo.

    Cinthia Marcelle, 

    Desde o início dos anos 2000, Cinthia Marcelle tem construído sua obra com o uso de uma grande variedade de mídias: da instalação ao desenho, do vídeo à performance.

    Alexandre da Cunha,  2013

    A disposição das obras de Alexandre da Cunha na primeira sala da Galeria Fonte evoca uma natureza-morta, repetindo assim o próprio tema da exposição que ela inicia.

    Chris Burden, 

    Samson consiste em um macaco mecânico de 100 toneladas conectado a um sistema de transmissão e uma catraca. O macaco pressiona duas grandes vigas apoiadas contra as paredes da galeria.

    Chris Burden,  2006

    Beehive bunker (2006) é uma escultura que simula uma estrutura bélica de defesa, construída de maneira gradativa e sem o auxílio de máquinas.

    Chris Burden,  2009

    Beam drop Inhotim [título que poderia ser traduzido livremente por "queda de viga"] é a recriação de uma obra realizada originalmente em 1984 no Art Park, um parque de esculturas no Estado de Nova York, e destruída três anos depois.

    Cerith Wyn Evans, 

    Llanelli, País de Gales, 1958; vive em Londres Cleave 02 (The accursed share), 2002 globo de espelho, lâmpada, computador, obturador e texto de Georges Bataille, Dimensões variáveis

    Cerith Wyn Evans, 

    Llanelli, País de Gales, 1958; vive em Londres Aqui tudo parece que ainda é construção e já é ruína, A partir de Fora da Ordem, de Caetano Veloso, 2004 estrutura de madeira, fogos de artifício e fotografia c-print

    Carlos Garaicoa,  2012

    O trabalho de Carlos Garaicoa exibido neste espaço pertence a uma linhagem de trabalhos surgidos desde os anos 1960, que se interessam pela crítica à arquitetura e se baseiam em obras processuais das quais artistas como Gordon Matta-Clark (1943-1978) e Hélio Oiticica (1937-1980) são importantes protagonistas.

    Artur Barrio, 

    Artur Barrio se tornou famoso por suas obras realizadas nos anos 1960 e 1970, nas quais intervinha no espaço da cidade com sangue, ossos, pães e papel higiênico, reagindo ao ambiente repressivo e violento da ditadura militar no Brasil e às condições materiais de desigualdade do Terceiro Mundo.

    Artur Barrio, 

    Artur Barrio se tornou famoso por suas obras realizadas nos anos 1960 e 1970, nas quais intervinha no espaço da cidade com sangue, ossos, pães e papel higiênico, reagindo ao ambiente repressivo e violento da ditadura militar no Brasil e às condições materiais de desigualdade do Terceiro Mundo.

    Alessandro Pessoli, 

    As obras de Alessandro Pessoli mesclam referências pessoais com acontecimentos históricos, num procedimento que aproxima grandes narrativas a fatos íntimos e autobiográficos.

    Anri Sala, 

    Ao reunir a urgência do cinema documentário à manipulação da tecnologia digital, os vídeos de Anri Sala aproximam estética e política.

    Anri Sala, 

    ‘Alguns lugares não guardam edifícios ou datas a serem lembrados, mas produzem sua própria trilha sonora’. Com essas palavras, retiradas de suas anotações, Anri Sala descreve a ambientação de Air-Cushioned Ride (2006).

    Alessandro Pessoli, 

    As obras de Alessandro Pessoli mesclam referências pessoais com acontecimentos históricos, num procedimento que aproxima grandes narrativas a fatos íntimos e autobiográficos.

    Anri Sala, 

    Ao longo da última década, Anri Sala emergiu como uma das mais importantes vozes na pesquisa em torno do filme e do vídeo.

    Alessandro Pessoli, 

    As obras de Alessandro Pessoli mesclam referências pessoais com acontecimentos históricos, num procedimento que aproxima grandes narrativas a fatos íntimos e autobiográficos.

    Alessandro Pessoli, 

    As obras de Alessandro Pessoli mesclam referências pessoais com acontecimentos históricos, num procedimento que aproxima grandes narrativas a fatos íntimos e autobiográficos.

    Amílcar de Castro,  2006

    Paraisópolis, Minas Gerais, 1920 – Belo Horizonte, 2002 Gigante Dobrada, 2001 aço

    Alexandre da Cunha, 

    Alexandre da Cunha se move pela história da arte como um disc jockey que sampleia músicas de fontes variadas para fazer sua própria música.

    Alessandro Pessoli, 

    As obras de Alessandro Pessoli mesclam referências pessoais com acontecimentos históricos, num procedimento que aproxima grandes narrativas a fatos íntimos e autobiográficos.

    Alexandre da Cunha,  2013

    A disposição das obras de Alexandre da Cunha na primeira sala da Galeria Fonte evoca uma natureza-morta, repetindo assim o próprio tema da exposição que ela inicia.

    Alexandre da Cunha, 

    Alexandre da Cunha tem a criação de objetos como principal manifestação e seus procedimentos aproximam a colagem e a assemblage da escultura.

    Alexandre da Cunha, 

    A disposição das obras de Alexandre da Cunha na primeira sala da Galeria Fonte evoca uma natureza-morta, repetindo assim o próprio tema da exposição que ela inicia.

    Alexandre da Cunha, 

    A disposição das obras de Alexandre da Cunha na primeira sala da Galeria Fonte evoca uma natureza-morta, repetindo assim o próprio tema da exposição que ela inicia.

    Albano Afonso, 

    Série Retratos - Auto-Retrato com David, 2001 perfurador sobre fotografia

    Albano Afonso, 

    Série Florestas – Primavera, 2000 perfurador sobre fotografia laminada, montada sobre alumínio espelhado.

    Adriana Varejão,  2008

    Depois de algum tempo vivendo na aldeia yanomani Demini, na Amazônia, a artista criou a obra para uma exposição sobre os yanomami, inspirada na forte ligação dos índios com os pássaros.

    Adriana Varejão,  2008

    Adriana Varejão elegeu o campo da pintura para desenvolver sua obra. Sua produção abarca fotografia, escultura e instalação, mas sobretudo a pintura.

    Adriana Varejão,  2008

    Adriana Varejão elegeu o campo da pintura para desenvolver sua obra. Sua produção abarca fotografia, escultura e instalação, mas sobretudo a pintura.

    Adriana Varejão,  2008

    Adriana Varejão elegeu o campo da pintura para desenvolver sua obra. Sua produção abarca fotografia, escultura e instalação, mas sobretudo a pintura.

    Adriana Varejão,  2008

    A obra de Adriana Varejão promove uma articulação entre pintura, escultura e arquitetura, revisitando elementos e referências históricos e culturais.

    Adriana Varejão,  2008

    O políptico toma como referência as pinturas de azulejo de figuras avulsas. Ao contrário dos grandes painéis, que na azulejaria tradicionalmente narram acontecimentos históricos