Leitura: 4 min

Um festival no campo

Um festival no campo

Muitos não sabem, mas existe em Brumadinho um assentamento de reforma agrária que é referência para outros da região. O Assentamento Pastorinhas, onde vivem e trabalham 20 famílias, além de fornecer alimentos de qualidade para escolas e outras instituições da região, tem sido um importante colaborador de algumas ações de educação do Inhotim. Por diversas vezes suas lideranças participaram de palestras e conversas sobre agricultura familiar, agroecologia e alimentação promovidas pelo Inhotim, além de nos receberem em visitas por lá.

Em 2017, entretanto, essa relação ganhou novos contornos. Pela primeira vez, jovens assentadas fazem parte das turmas dos projetos Laboratório Inhotim e Jovens Agentes Ambientais. A presença delas intensificou e deu forma a um desejo antigo: levar o Festival de Rua que realizamos anualmente desde 2014 para o campo e construí-lo com e para uma comunidade específica.

A história de luta do lugar e de seus moradores, bem como sua expertise e carinho com a terra, inspirou o desenvolvimento de ambos os projetos ao longo do ano. No Laboratório, investigamos a baixa tecnologia como estratégia para a solução de problemas. Pelo caminho, nos deparamos com a medicina natural alternativa e experimentamos chás e xaropes feitos com ervas medicinais para a cura dos males do corpo e da alma. Com os Jovens Agentes Ambientais, conhecemos a dimensão do impacto causado no planeta pelo consumo e descarte indiscriminado de bens, elaboramos e divulgamos uma campanha pela diminuição do uso de plástico e compreendemos a complexidade da situação fundiária do país.

Como resultado dessas trajetórias nasceu o Festival Terrará, cujo nome brinca com a palavra terra transformando-a em verbo conjugado no futuro. O evento acontecerá na área comum do assentamento, um espaço que abriga uma capela ecumênica e um pequeno galpão aberto a toda a comunidade. Na programação, uma mistura de propostas vindas dos nossos jovens e dos agricultores assentados. O plantio de ervas medicinais, por exemplo, nasceu como um desejo dos moradores e se transformou em uma oficina durante a qual o visitante poderá aprender sobre o tema com meninos e meninas de 13 a 15 anos que, por meses, se dedicaram a pesquisas, testes e experimentações para realizá-la.

Dessa forma, as ações de educação do Inhotim reafirmam sua vocação para criar interseções e leituras transversais entre arte, meio ambiente e o território local. Agradecemos ao Assentamento Pastorinhas pela parceria e inspiração e convidamos a todos para participar do Festival Terrará.

Confira a programação completa e participe!

Programação gratuita
. Trilha ecológica
. Oficina de plantio de ervas medicinais
. Oficina de produtos naturais
. Queima de cerâmica
. Feira de orgânicos

Palco aberto
. 15h30 Show com Sanráh

O Assentamento Pastorinhas está localizado entre os distritos de Monte Cristo e Tejuco, Brumadinho – MG.

Transporte
Ônibus gratuito com saída da rodoviária de Brumadinho às 9:30h, sujeito à lotação. Retorno às 17h.

Informações: (31) 3571–9741



voltar
  • Twitter
  • Facebook
  • Google +