Leitura: 2 min

Jardim de borboletas

Jardim de borboletas

Elas estão sempre por lá. Passeiam tranquilas pelo Inhotim, descansando entre plantas e obras de arte. Dos mais diversos formatos e cores, as borboletas que habitam o Parque não estão ali por acaso: elas são sinal de que, no Instituto, a natureza e o homem convivem em harmonia.

As borboletas são bioindicadores naturais de qualidade ambiental, por serem sensíveis a pequenas mudanças do ecossistema. Por isso é tão raro vê-las em centros urbanos. Aqui no Inhotim, até hoje já foram identificadas 166 espécies diferentes vivendo no jardim botânico, deixando os caminhos ainda mais coloridos.

Considerado Jardim Botânico desde 2010, além de manter variadas coleções de plantas, o Inhotim desenvolve pesquisas botânicas em seu meio ambiente, uma delas tem como foco sua comunidade de borboletas. Pesquisadores do Setor de Gestão Ambiental do Instituto, em parceria com o Centro Universitário UNA, de Belo Horizonte, vêm realizando esse levantamento desde maio de 2012, no intuito de mapear as espécies frugívoras (que se alimentam de frutos em decomposição, sais minerais e fezes) e nectarívoras (que consomem néctar das flores e pólen) da área de visitação do Inhotim.

Além de contemplar o voo das borboletas pelo Parque, você também pode ir à Estação Educativa para Visitantes e conhecer a coleção didática de borboletas, todas capturadas no próprio Inhotim.

Viva a biodiversidade!



voltar
  • Twitter
  • Facebook
  • Google +