Leitura: 3 min

Compromisso com o meio ambiente

Compromisso com o meio ambiente

Em seu primeiro ano de existência, o projeto Consumo Consciente tem promovido uma reflexão sobre a maneira como o homem se relaciona com o ecossistema em que vive. Uma das atividades realizadas em 2014 foi o Workshop Um Estilo de Vida Mais Sustentável, ministrado pela especialista em desenvolvimento urbano Nísia Werneck. Os participantes foram convidados a pensar sobre importantes questões ambientais, como a redução da pegada ecológica e a emissão de gases de efeito estufa, para solucionar ou diminuir seus impactos no Planeta.

Foi assim que surgiu uma carta-compromisso em prol do meio ambiente, elaborada pelos integrantes do workshop, pela convidada Nísia Werneck e também pela equipe de educação ambiental do Instituto Inhotim. Eles listaram hábitos e soluções para questões do cotidiano de cada cidadão que podem ser fundamentais para garantir que os recursos utilizados hoje sejam aproveitados da melhor maneira possível. Confira a seguir:

– Reutilização e reciclagem de resíduos como alternativa de redução do consumo;

– Criação de cartilhas educativas que gerem conhecimento e estimulem hábitos de consumo mais conscientes;

– Ações coletivas em prol de alternativas vinculadas a um estilo de vida mais sustentável;

– Transformações pessoais em relação ao consumo a favor da coletividade e para sensibilização da sociedade;

– Uso de transportes coletivos como ônibus, trens e metrôs, e oferta de caronas em carros de passeio;

– Criação de hortas comunitárias em estímulo à produção de produtos orgânicos em benefício de uma alimentação mais saudável e menos agressiva ao meio;

– Consumo e produção conscientes para além da alimentação: tecnologias, transportes, vestuário, energia, embalagens, recursos naturais.

E você? Já assumiu alguma postura diferente para reduzir seu impacto ambiental no mundo? Conte para a gente!

O Consumo Consciente faz parte do Inhotim Escola e tem patrocínio da IBM.



voltar
  • Twitter
  • Facebook
  • Google +