Leitura: 5 min

Cinco obras raras que você encontra na Biblioteca Inhotim

Cinco obras raras que você encontra na Biblioteca Inhotim

Você já conhece a Biblioteca do Inhotim? O espaço fica no Centro Educativo Burle Marx, na rota rosa do mapa, e foi inaugurada no ano de 2009 para uso dos colaboradores da instituição e de seus visitantes. É um espaço destinado a guarda, promoção e acesso à informação. Com um acervo que contempla obras sobre arte, arquitetura, meio ambiente e educação, a biblioteca pode ser usada para pesquisas e leituras durante a sua visita ao Parque. Separamos uma lista com cinco obras raras para te inspirar a se aventurar por essas prateleiras:

Materiais Espaciais Tunga: Em novembro de 2007, a Cosac Naify lançou a Caixa Tunga, um conjunto formado por seis livros em diferentes formatos e um cartaz, dedicados a registrar parte significativa dos projetos de Tunga desde 1990. A Caixa Tunga não está à venda, a editora doou os 500 exemplares impressos para bibliotecas, universidades, museus e instituições culturais nacionais e estrangeiras. Fazem parte da caixa os títulos “Encarnações Miméticas: Tunga”, um catálogo com imagens fotográficas das performances do artista que envolviam a escultura do artista plástico e sua obra ”A Bela e a Fera”; “Tunga: A Prole do Bebê”, catálogo com fotografias e pinturas sobre performances realizadas e expostas em diversos locais como Nova York, Rio de Janeiro e Veneza entre os anos de 2001 e 2002; “T. Tunga”, catálogo que retrata as performances que o artista plástico Tunga participou em Ortolândia, organizado por Marcia X e Ricardo Ventura, na ocupação de casas prestes a serem destruídas; “Tunga: True Rouge”, catálogo que registra as performances realizadas em vários locais e anos diferentes sobre a instalação ”True Rouge”; “Tunga: olho por olho”, catálogo que traz fotografias, pinturas e textos da performance e exposição da obra ”Olho por olho”; e “Tunga: Lúcido Nigredo”, catálogo com fotografias e pinturas sobre performances realizadas e expostas em diversos locais, como Coreia do Sul, Rio de Janeiro e Buenos Aires, entre os anos de 1998 e 2001; o sétimo item do box é o cartaz À la lumière des deux mondes, referente a obra do artista que ficou em exposição temporária no Museu do Louvre em 2005.

Buenos Aires Tour: O material especial do artista Jorge Macchi traz 8 itinerários que reproduzem a trama das linhas formadas por um vidro quebrado sobre o mapa da cidade. Ao longo das 8 linhas, foram escolhidos 46 pontos de interesse, em que o guia fornece informações escritas, fotográficas e sonoras. Quem observa o material pode notar as ligações estabelecidas entre diferentes pontos através de imagens que se repetem em diferentes partes da cidade.

Materiais Especiais Hélio Oiticica: Nesta coleção, estão conteúdos relacionados à Exposição dos Parangolés Originais da Performance que Hélio Oiticica realizou no Recife em 23 de julho de 1979. A caixa contém placas de papelão costuradas com fotografias dos tecidos utilizados para a intervenção, além de cartas que retratam conversas sobre a reprodução da performance ”Parangolés” em Londres e no Festival de Pamplona. Também integram a caixa um CD com a trilha sonora utilizada na performance e um catálogo retratando a exposição dos ”Parangolés” em Recife (1979).

Cildo Meireles  (Artes plásticas brasileiras): O livro traz um estudo sobre a vida e a obra de Cildo Meireles, um dos maiores pintores e artistas plásticos brasileiros do século XX. Essa publicação não é mais encontrada no mercado literário.

Lygia Clark – Obra-Trajeto: É o primeiro estudo sistemático publicado em português sobre Lygia Clark, um dos expoentes da geração de concretistas e neoconcretistas dos anos 1950. Ao realizar um minucioso estudo sobre a vida e obra da artista, Maria Alice Milliet compõe um painel da história da arte brasileira do pós-guerra, no seu permanente diálogo entre a apropriação da cultura européia e norte-americana e as possibilidades de produzir uma arte nacional.

Conheça a Biblioteca do Inhotim!
Ela abre de segunda (para funcionários) a sábado, das 9h às 17h.



voltar
  • Twitter
  • Facebook
  • Google +