• EN
  • 05 de janeiro de 2018

    Redação Inhotim


    Leitura: 1 min

    Nota para a imprensa

    O Inhotim comunica que não foi identificado nenhum caso de febre amarela no Instituto e que está tomando todas as medidas preventivas necessárias para combater a doença. Desde meados do ano passado, quando foram registrados os primeiros casos em Minas Gerais, o Inhotim está atento e vem adotando uma série de ações.

    Em parceria com a Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária de Brumadinho, o Instituto realizou campanha de vacinação e divulgação de informações para funcionários. Além disso, o Instituto tem uma equipe que faz o monitoramento diário de animais. Até o momento, não foi identificado nenhum caso de contaminação. Também não foi identificado no Museu nenhum mosquito transmissor pela equipe de zoonose de Brumadinho. Nos próximos dias, o Inhotim disponibilizará repelente para os visitantes.

    comente

    • Twitter
    • Facebook
    • Google +
    28 de novembro de 2017

    Redação Inhotim


    Leitura: 2 min

    Ricardo Gazel é o novo presidente do Conselho de Administração do Inhotim

    Ricardo Gazel é o novo presidente do Conselho de Administração do Inhotim

    O Conselho de Administração do Instituto Inhotim referendou nesta segunda-feira, 27 de novembro, o economista Ricardo Gazel como seu novo presidente. Ele substitui o empresário e idealizador do Inhotim, Bernardo Paz, que comunicou seu afastamento, por prazo indeterminado, da presidência do Conselho.

    Doutor em Economia, Ricardo Gazel já havia ocupado o cargo de diretor Executivo do Inhotim, de setembro de 2012 a novembro de 2013. Ele foi professor e diretor-adjunto na Universidade de Nevada (EUA); economista sênior para Angola e Moçambique pelo Banco Mundial; economista líder de projetos, chefe de assessoria econômica e especialista líder em Modernização do Estado do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e economista sênior do Federal Reserve do Banco Central dos Estados Unidos (FED).

    Em seu retorno ao Inhotim, Gazel diz ter a certeza de que o Instituto continuará crescendo e cumprindo seus deveres com a sociedade e seus parceiros na busca incessante pelo desenvolvimento humano por meio da arte e botânica.

    “É uma honra estar de volta ao Inhotim. Ao mesmo tempo, é um grande desafio ocupar o lugar de Bernardo Paz, um homem brilhante que dedicou a vida para materializar seu sonho e transformar a vida das pessoas. Uma figura de extrema sensibilidade, que nos presenteou com esse espaço que é patrimônio de todos. Farei tudo o que estiver a meu alcance, junto com os membros do Conselho, diretores e toda a equipe do Instituto, para que o Inhotim continue sendo esse exemplo”, complementou.

    comente

    • Twitter
    • Facebook
    • Google +
    25 de outubro de 2017

    Redação Inhotim


    Leitura: 6 min

    Seminário Internacional sobre Mudança Climática e Biodiversidade

    Seminário Internacional sobre Mudança Climática e Biodiversidade

    O Instituto Inhotim realiza o Seminário Internacional Mudança Climática e Biodiversidade: Ideias e Atitudes que Fazem Diferença, que acontece entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro no Inhotim.

    Serão três dias de uma programação imperdível, que conta com a presença de grandes nomes nacionais e internacionais em palestras e painéis de discussão acerca de uma das principais ameaças à biodiversidade: a mudança climática. Sir Ghillean Prance, botânico consultor do Kew Garden e Eden Project (UK); Ernst Gotsch, geneticista, agricultor e pesquisador, criador do conjunto de princípios e técnicas que compõem a Agricultura Sintrópica; Harri Lorenzi, engenheiro agrônomo e botânico idealizador do Jardim Botânico Plantarum (SP); Thelma Krug, vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC); Thomas Lovejoy, membro sênior da ONU e professor do departamento de Ciência e Política Ambiental da Universidade George Mason (videoconferência); Germano Luiz Gomes Vieira, secretário-adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Minas Gerais; Sandra Paulsen, técnica de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); e Everton Lucero, secretário de Mudança do Clima e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, são alguns dos palestrantes que participarão do evento.

    O Seminário Internacional recebe agentes do setor público, da iniciativa privada e da sociedade civil, estudantes, pesquisadores e gestores ambientais para refletir e debater sobre os desafios para a conservação da biodiversidade e o combate à mudança climática. Percebendo a importância de sensibilizar o público em relação à sua contribuição individual e coletiva para a conservação ambiental, o evento pretende apresentar ideais e ações inspiradoras que contribuem para o desenvolvimento sustentável.

    Confira abaixo a programação completa:

    29/11

    CREDENCIAMENTO (A partir das 9h30)
    VISITA AO INHOTIM (09h30 às 14h30)
    Incluindo visitas mediadas exclusivas de 10h30 às 12h30
    APRESENTAÇÃO DE O GRIVO (14h30 às 15h)
    ABERTURA (15h às 15h30)
    Antonio Grassi – Instituto Inhotim
    Helvécio Miranda Magalhães – Secretaria de Estado de Planejamento de Minas Gerais
    Daniel Hilário – Secretaria de Meio Ambiente de Brumadinho
    PALESTRA MAGNA (15h30 às 17h)
    Prof. Sir Ghillean Prance – Eden Project

    30/11

    PAINEL 1 (10h30 às 13h) – “Mudança Climática, biodiversidade, capital natural e os esforços dos jardins botânicos e instituições congênres”
    Este encontro vai evidenciar a necessidade de conservação da biodiversidade com foco nas plantas, para a redução dos impactos da mudança climática, e discutir os serviços ambientais prestados pela natureza, assim como evidenciar o importante papel desempenhado por um jardim botânico no âmbito da pesquisa, conservação e manutenção de recurso genético e educação.
    Harri Lorenzi – Jardim Botânico Plantarum (SP)
    Carlos Cordero Vargas – Jardim Botânico do Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Educação (Costa Rica)
    Lucas Sigefredo – Jardim Botânico Inhotim (MG)
    Renato Crespo – Jardim Botânico do Rio de Janeiro
    Moderador: Fábio Scarano – Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

    PAINEL 2 (14h30 às 17h) – “Mudança Climática, biodiversidade, capital natural e os esforços dos jardins botânicos e instituições congêneres”
    Os painelistas convidados vão apresentar experiências de distintos atores do setor privado que contribuem para a adaptação climática, como as soluções locais para a minimização dos efeitos adversos da mudança climática.
    Ernst Götsch, criador da agricultura sintrópica
    Aline Tristão, FSC
    Rogério Basso, BID Invest
    Moderador: André Costa Nahur, WWF Brasil

    01/12
    PAINEL 3 (10h30 às 13h) – “Interface entre ciência, tecnologia e tomada de decisão pública e privada para o combate à mudança climática”
    Os participantes vão abordar o papel da ciência nos processos de tomada de decisão dos setores público e privado para o combate à mudança climática
    Thomas Lovejoy, FNU [por videoconferência]
    Prof. Sir Ghillean Prance – Eden Projetc
    Thelma Krug – IPCC
    Dra. Julia Knihgts – Diretora de Ciência e Inovação do Reino Unido para a America Latina (Argentina, Brasil e Chile)
    Rodrigo Ferreira – Plantar Carbon
    Moderador: Haroldo de Oliveira Machado Filho, PNUD

    PAINEL 4 (14h30 às 17h) – “Setor público como promotor do desenvolvimento sustentável”
    Neste encontro, os convidados compartilham experiências construídas nas distintas esferas de Estado para a promoção do desenvolvimento sustentável
    Germano Luiz Gomes – secretário adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Minas Gerais
    Sandra Paulsen – IPEA
    Adriano Santhiago de Oliveira – Ministério do Meio Ambiente
    Moderador: José Carlos Carvalho – Instituto Inhotim

    ENCERRAMENTO (17h30 às 17h10)
    Antonio Grassi – Instituto Inhotim
    APRESENTAÇÃO DA ESCOLA DE CORDAS (17h10)
    COQUETEL DE ENCERRAMENTO (17h30 às 18h10)

    comente

    • Twitter
    • Facebook
    • Google +
    05 de julho de 2017

    Redação Inhotim


    experiênciasMECAInhotimvisita

    Leitura: 8 min

    Inhotim oferece programação especial durante o MECA

    Inhotim oferece programação especial durante o MECA

    O MECAInhotim acontece nesta sexta-feira (7), sábado (8) e domingo (9) com uma programação que mistura música, palestras e diversas outras experiências nos espaços do Instituto. Além dos shows de artistas nacionais e internacionais, o festival também vai contar com uma programação especial pensada pelas diferentes equipes do Inhotim, a fim de mostrar como os temas relacionados à instituição podem ser abordados de formas diferentes.

    As atividades acontecerão dentro do horário de funcionamento normal do Parque, das 9h30 às 16h30 na sexta e das 9h30 às 17h30 nos finais de semana. Logo depois, a programação noturna segue com os shows.

    Confira as experiências inéditas preparadas pelo Inhotim para o público do MECA e participe:

    SÁBADO, 08 DE JULHO

    As plantas psicoativas e a arte de Adriana Varejão e Tunga
    A visita mediada irá abordar as plantas psicoativas presentes na Galeria Adriana Varejão (G7), seus usos por populações tradicionais e na medicina atual, deslocamentos da percepção causados pela Galeria Psicoativa Tunga (G21) e a conexão das plantas nativas e exóticas do entorno com a temática. Através de uma caminhada entre as galerias e investigações em algumas de suas obras, a atividade propõe provocar a discussão sobre essas plantas que geralmente carregam conceitos e pré-conceitos, tendo como ponto de partida os acervos de arte e de botânica do Inhotim.
    Horário/Local de saída: Das 11h às 13h / destaque botânico Corifa (B12), ao lado da Galeria Adriana Varejão (G7)

    InhotimCaching: nos bastidores do Meio Ambiente
    Já pensou desvendar o Inhotim e os bastidores relacionados à Gestão Ambiental, usando o GPS do celular como ferramenta? Serão distribuídos pelo Parque diversos tipos de objetos (cachings) escondidos em locais estratégicos, que serão localizados por meio de aplicativo de geolocalização. A cada caching, os participantes vão descobrir dados e locais inusitados que podem passar despercebidos em uma visita tradicional. Cada caching conterá uma informação, elemento ou instrumento instigante, aprofundando a experiência no Inhotim.
    Horário/Local de saída:  Das 10h às 12h / Caching Ponto de Partida (indicado no APP Geocaching)

    Oficina de Minijardim: cultivo doméstico e consumo consciente
    Na oficina, os visitantes receberão noções básicas de jardinagem e dicas de plantio para produzir sua própria jardineira em casa. Serão utilizadas algumas espécies de plantas aromáticas e condimentares, que podem ser utilizadas no contexto doméstico. A oficina também estimula reflexões sobre boas práticas ambientais e consumo consciente.
    Horário/Local de saída: Das 11h às 13h / Largo das Orquídeas (J7)

    Pequenos Propositores: Atividade para crianças
    Enquanto os responsáveis visitam Inhotim e participam de outras atividades do festival, as crianças, acompanhadas pelos educadores do Instituto, realizam uma visita e práticas educativas que exercitam a criatividade e constroem significados sobre os acervos artístico, botânico e histórico-cultural do Instituto a partir do olhar dos participantes.
    Horário/Local de saída:  Das 10h às 16h / Recepção

    DOMINGO, 09 DE JULHO

    As orquídeas no paisagismo do Inhotim
    A partir da experiência como orquidófilo e monitor do Inhotim, Luan Almeida irá conduzir visita mediada sobre as orquídeas e a disposição das flores no paisagismo do Parque. Além de conhecer os espaços destinados às Cattleya walkeriana e Vandas, os participantes receberão dicas de cultivo, informações e curiosidades sobre o tema.
    Horário/Local de saída: Das 10h às 12h / Largo das Orquídeas (J7)

    Por que ainda fotografamos?
    A proposta da conversa e abordar o ato fotográfico na contemporaneidade contemplando o tempo como fator fundamental. Vamos partir do princípio de que o tempo é a unidade de medida essencial que atesta a existência humana e essa noção vem contagiando cada vez mais a ação de fotografar. Em nenhum momento da história, com os avanços técnicos das artes, nada ficou tão popular e de fácil alcance quanto a fotografia. Fotografamos, compartilhamos e, tão breve quanto o clique do ato, desaparecemos. Assim voltamos às perguntas “Por que ainda fotografamos?”, “O que nos leva ao registro e ao desaparecimento?”, “A fotografia popular que conhecemos hoje é o chamado que diz o que sobre nosso tempo?”.
    Horário/Local de saída: Das 11h às 13h / Obra de Edgard de Souza (A16)

    Missão Inhotim: um passeio com quem faz as redes sociais do Parque
    Como você retrataria o Inhotim se assumisse as redes sociais do Instituto por um dia? Nesse encontro, será feito um bate-papo itinerante pelos espaços do Parque realizado pela equipe de comunicação do Instituto. Nessa visita, o convite é para pensar e discutir a comunicação no contexto complexo da contemporaneidade, tendo o Inhotim como ponto de partida. O percurso permitirá trocas de ideias para pessoas com interesse em mídias sociais, marketing etc. que querem conhecer os processos de bastidores da comunicação do Inhotim.
    Horário/Local de saída:  Das 11h às 13h / Galeria Praça (G3)

    Horta, horto ou jardim?
    Realizado no Jardim de Todos os Sentidos (J1), no Viveiro Educador, o workshop tem como objetivo principal o ensino quanto à utilização paisagística, gastronômica e medicinal das espécies que fazem parte do Jardim Botânico Inhotim. A atividade conta também com o compartilhamento de experiências e saberes, incluindo a oportunidade dos participantes tirarem dúvidas com especialistas sobre diferentes temas relacionados ao paisagismo.
    Horário/Local de saída:  Das 11h às 13h / Jardim de Todos os Sentidos (J1)

    comente

    • Twitter
    • Facebook
    • Google +
    12 de junho de 2017

    Redação Inhotim


    arteeventoexposiçãoJorge BenjorKarol ConkaMECAmúsicaworkshop

    Leitura: 5 min

    Tudo sobre o MECAInhotim – 2ª edição

    Tudo sobre o MECAInhotim – 2ª edição

    Tá chegando a hora de receber a 2ª edição do MECAInhotim, evento multicultural que mistura shows, palestras, workshops, exposições, entre outras atividades e experiências dentro do Inhotim.
    Vem conferir tudo que vai rolar nos 3 dias de festival!

    Pra marcar na agenda
    O evento acontece nos dias 7, 8 e 9 de julho, no Instituto Inhotim, em Brumadinho/MG.
    Na sexta-feira, a entrada para o MECAInhotim começa às 17h. No sábado e no domingo, o público pode acessar o Inhotim a partir de 9h30.

    Vai ter show
    Este ano, o evento conta com apresentações de artistas nacionais e internacionais. No line-up, estão Jorge Ben Jor, Karol Conka, os Djs Joakim (França) e Pional (Espanha), Stee Downes, Silver City, Ventre, Terno Rei, MOONS, Lumen Kraft, Lia Paris, Balako e muito mais.

    Vai ter palestra
    Nesta edição, as palestras abordam várias formas de empreendedorismo e contam com a participação da atriz Alice Braga e da apresentadora Marina Person.
    João Cavalcanti, co-fundador da BOX 1824, empresa de consultoria e pesquisa em cultura, falará sobre o “novo código digital” e como isso afeta diretamente a sociedade.
    Monique Dardenne e Claudia Assef, criadoras do Women’s Music Event (WME), explicarão como usam a plataforma digital para auxiliar mulheres no mercado da música e superar o preconceito.
    Barbara Soalheiro, idealizadora da consultoria Mesa & Cadeira, falará sobre o futuro do trabalho e o que fazer para não se tornar obsoleto.
    Carlota Mingolla, ativista que estuda as tendências e inovações na política, abordará o papel do cidadão na História, citando exemplos de cultura hacker que ajudam na renovação da política institucional.

    Vai ter day party
    Carol Mattos e Belisa (Masterplano), Lucio Ribeiro (Popload), Fernando Dotta e Rafael Farah (Balaclava), Filipe Raposo (RARA), Rodrigo Peirão e Diogo Strausz (Balako), Guga Roselli (Mareh), Vitor Sobrinho (Push), Lari Busch, Pedro Valério, Mark Daniel, Juli Baldi, Xeréu, Dollah Karmah e Leandro Matos são as atrações que assumem o palco à luz do dia, ao pôr-do-sol ou madrugada adentro.

    Vai ter camping
    Mais uma vez, será possível acampar perto do estacionamento do Instituto Inhotim. A empresa Overland disponibiliza estrutura de água, luz e segurança. Estão disponíveis vários modelos e tamanhos de barracas.
    Você também pode conferir outras opções de hospedagem em BH, Brumadinho e região aqui.

    Vai ter muito mais
    Os dias de MECAInhotim são oportunidades para conhecer mais sobre os acervos do Parque e acompanhar visitas mediadas, workshops, mesas-redondas e várias outras experiências.
    Confirme presença no Facebook do evento e fique por dentro das atualizações na programação.

    Onde compro os ingressos?
    Os ingressos já estão à venda no site do MECA (www.meca.love/mecainhotim) e variam de R$ 40,00 (ingresso inteira, para a sexta, a partir de 17h) a R$ 390,00 (passaporte inteira antecipado para os três dias) e em pontos de venda em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
    Atenção: O valor do passaporte muda de acordo com o lote e vai virar no dia 16/06, então corre pra garantir o seu!

    São Paulo
    Perestroika – SP (Rua Fidalga, 66. Vila Madalena)
    (11) 99730-6576 | seg a sexta: 10h-19h

    MECASpot (Rua Artur de Azevedo, 499. Pinheiros)
    (11) 2538-3516 | seg a sexta: 13h-19h

    Rio de Janeiro
    Perestroika RIO (Rua Martins Ferreira, 12. Botafogo)
    (21) 99797-5127 | seg a sexta: 10h-19h

    Belo Horizonte
    Anticool Store (Av. Cônsul Antônio Cadar, 122. São Bento)
    (31) 3327-3448 | seg a sexta: 10h-19h | sab: 10 as 16h | domingo: fechado

    GUAJA (Av. Afonso Pena, 2881. Funcionários)
    (31) 21271517 | seg – quinta: 08h–23h | sex: 08h-00h30 | sáb: 09-00h30 | dom: fechado

    Formas de pagamento: Dinheiro, cartão e parcelamento até 3 vezes.

    Alguma dúvida?
    Confira mais informações no site do MECA.

    comente

    • Twitter
    • Facebook
    • Google +
    Página 1 de 1712345...10...Última »