Leitura: 3 min

A “ciência da gambiarra” em exposição

A “ciência da gambiarra” em exposição

A partir dessa semana até 17 de agosto, o Oi futuro de Belo Horizonte recebe a exposição Gambiólogos 2.0, uma nova versão da mostra apresentada no Espaço Centoequatro, em 2010, sobre Gambiologia. Para quem não conhece, o termo define a “ciência da gambiarra”, que pesquisa a tradição brasileira de improvisar e encontrar soluções criativas para pequenos problemas do cotidiano e aplicá-las às artes e ao design.

Na nova montagem, com cerca de 40 trabalhos, três temas orientam as discussões: a improvisação na arte eletrônica e a incorporação da baixa tecnologia como opção formal; a ideia de “colecionismo” por meio da acumulação ou como os artistas têm usado o excesso de resíduos do mundo de hoje como recurso; e a influência da cultura popular e do artesanato no meio das artes plásticas.

Entre os nomes que compõem a mostra estão artistas do acervo do Inhotim, como o baiano Marepe, a espanhola Sara Ramo e o mineiro Ganso, responsável por um dos mais charmosos espaços do Inhotim, que leva seu nome. O Bar do Ganso foi inspirado nos bistrôs franceses dos anos 1950 e reúne móveis de designers brasileiros, entre eles Sérgio Rodrigues e Zanini, peças de brechós e antiquários, além de luminárias e mesas projetadas pelo próprio designer especialmente para o Instituto.

Charme e arte compõem o ambiente do Bar do Ganso, no Inhotim. Foto: Ricardo Mallaco

Charme e arte compõem o ambiente do Bar do Ganso, no Inhotim. Foto: Ricardo Mallaco

Exposição Gambiólogos 2.0

Quando: de 10 de junho a 17 de agosto, de terça-feira a sábado, 11h às 21h, domingo, 11h às 19h

Onde: Galeria 1 do Oi Futuro, na Av. Afonso Pena, 4001, Mangabeiras – Belo Horizonte/MG

Entrada: gratuita

Classificação etária: livre



voltar
  • Twitter
  • Facebook
  • Google +